Avaliação РHyundai Creta 1.6 Pulse Plus Aut. 2018

Postado em: 6, julho 2018 por Daniel Jacques

Fonte:  Autos Giros / Fotos: Pena Filho

Pouco antes de fechar 2016 na quarta posição do mercado nacional, a Hyundai Motor Brasil já estava dando um passo importante para continuar crescendo no país. No início de dezembro do ano passado, a marca sul-coreana trouxe para o Brasil seu SUV Creta. O modelo acabou sendo o grande destaque da marca neste ano, ganhando posteriormente a versão Sport e também a 1.6 Pulse Plus, que o Autos Giros testou e traz agora todos os detalhes.

Principal lançamento da montadora desde o HB20, em 2012, o Creta surpreende não apenas pelo visual robusto e esportivo, mas também pelo conforto e pelo pacote tecnológico diferenciado, que ganha o consumidor exatamente nos detalhes. O modelo testado trazia a cor Verde Forest, que ficou muito bonito em contraste com os detalhes em preto, prata e cromado.

A parte cromada, ali√°s, √© um dos destaques do visual externo. Ela come√ßa na dianteira, com a borda da grade frontal hexagonal. Vale destacar que o cap√ī traz vincos que d√£o ‚Äúmusculatura‚ÄĚ ao carro, e o conjunto √≥ptico dianteiro conta com far√≥is com sensor crepuscular e de neblina.

Na lateral, a linha de cintura passa um pouco acima das maçanetas, reforçando o perfil elegante do modelo. Além disso, ele conta com rodas de 17 polegadas em preto brilhante, retrovisores externos na cor da carroceria com luzes indicadoras de direção. Outro detalhe interessante é o acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B (entre as portas).

Na traseira, uma faixa cromada acima da placa, al√©m do escapamento com a ponta cromada destacam a eleg√Ęncia do Hyundai Creta. Completando o perfil, o teto traz barras longitudinais em prata e a antena shark.

Se o exterior chama a aten√ß√£o de quem passa, o interior mostra que o SUV sul-coreano √© bem mais que ‚Äúum rostinho bonito‚ÄĚ. Pra come√ßar, o volante multifuncional em tecido com detalhes cromados garante uma pegada segura e confort√°vel. A dire√ß√£o √© el√©trica progressiva, e os bancos, tamb√©m de tecido, trazem uma textura elegante. Al√©m disso, tanto o banco do motorista quanto o volante contam com ajustes de altura e profundidade. A seguran√ßa do motorista e do carona ainda √© ampliada pelo airbag frontal duplo.

Uma das grandes qualidades do Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 √© a preocupa√ß√£o que a marca teve nos pequenos detalhes que acabam fazendo a diferen√ßa. E isto come√ßa com a central multim√≠dia blueNav, que traz poucos bot√Ķes e √© de f√°cil opera√ß√£o. Ela traz r√°dio, bluetooth, v√≠deo e √°udio via USB e √°udio via bluetooth.

Internamente, as portas tamb√©m t√™m detalhes cromados. A do motorista, como sempre, traz os controle dos quatro vidros ‚Äď todos com sistema one touch -, travas das portas e janelas, al√©m dos controles dos retrovisores. Na parte traseira, destaque para o amplo espa√ßo para as pernas. Tanto √© que os bancos traseiros contam com cintos de seguran√ßa de tr√™s pontos e encostos de cabe√ßa, ambos para tr√™s passageiros. O SUV ainda traz sistema isofix para fixa√ß√£o de cadeirinhas infantis e diversos porta-objetos.

O vidro traseiro também conta com limpador e desembaçador, e o ar-condicionado digital tem ótima resposta mesmo em rápidas trocas de temperatura. No quesito utilidades, o Hyundai Creta Pulse Plus 2018 traz duas tomadas de doze volts, uma porta USB e uma auxiliar no console central. Uma discreta iluminação azul abaixo do console central ajuda o passageiro a encontrar a tomada certa com facilidade. O porta-malas possui 431 litros, que podem ainda ser ampliados para 1.425 litros com o aumento da sua profundidade e o rebatimento dos bancos.

No quesito tecnologia, o que primeiro chama a aten√ß√£o √© a c√Ęmera de r√©. Ela apresenta tanto linhas est√°ticas quanto din√Ęmicas (que ‚Äúentortam‚ÄĚ seguindo o √Ęngulo da dire√ß√£o). Isto torna as manobras ainda mais f√°ceis do que nos modelos que trazem uma ou outra op√ß√£o (o que sem d√ļvida j√° ajuda bastante).

Outro detalhe interessante √© que, tanto ao usar a c√Ęmera de r√© quanto ao receber informa√ß√Ķes do GPS (seja o integrado ou o Waze, via pareamento de smartphone), o som do carro diminui sozinho, voltando ao normal quando a informa√ß√£o termina ou o condutor tira a marcha a r√©.

O Hyundai Creta Pulse Plus 2018 conta também com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em rampa (HAC) e sensor de estacionamento traseiro e freios com ABS e EBD. Outro detalhe interessante é o sistema start-stop, que desliga o motor quando o carro está parado, mesmo em cruzamentos ou semáforos. Basta o motorista tirar o pé do freio para que ele volte a funcionar normalmente.

O Hyundai Creta Pulse Plus 2018 √© equipado com motor 1.6 de 123 cavalos de pot√™ncia e 16,5 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina. Com etanol, os n√ļmeros mudam para 130 cv e 16 kgfm, respectivamente. O c√Ęmbio autom√°tico de seis marchas traz op√ß√£o de trocas na manopla.

O Hyundai Creta Pulse Plus √© um carro que seduz em todos os sentidos. Belo por fora, ele se destaca tamb√©m pelo conforto e pela praticidade no interior. Detalhes como o sistema start-stop, a c√Ęmera de r√© integrada ao sistema de som, one touch de todas as janelas √† m√£o do motorista aumentam a tranquilidade, tanto de quem dirige quanto dos passageiros.

Outro detalhe importante √© que ele conta com imobilizador do motor. Al√©m de suave ao dirigir, isto o torna bastante silencioso. O √ļnico momento em que se nota o barulho do motor √© em acelera√ß√Ķes com forte aumento dos giros, mas nada que atrapalhe a experi√™ncia.

O motor 1.6, ali√°s, mostrou √≥timas respostas, Tanto que em alguns momentos ele parece ser o 2.0 da vers√£o top. Ele garante for√ßa e sutileza tanto nas ultrapassagens quanto nos momentos de velocidade est√°vel. Da mesma forma, ele n√£o se intimida nas acelera√ß√Ķes.

O consumo foi diferente do anunciado pela marca. Na cidade, abastecido com gasolina, com bastante tr√Ęnsito e ar-condicionado ligado o tempo todo, ficou em 7,1 km/l. Na estrada, por√©m, mesmo com subida de serra, a m√©dia ficou em 12,6 km/l. Na m√©dia geral,  o consumo n√£o foi t√£o baixo na cidade (j√° que as condi√ß√Ķes de tr√°fego foram bastante desfavor√°veis), e na estrada, bastante satisfat√≥rias.

A vers√£o Pulse Plus foi lan√ßada depois das demais para ‚Äúcompletar‚ÄĚ a gama. Ela se posiciona como o topo entre as vers√Ķes 1.6, abaixo apenas da top de toda a linha, que traz motoriza√ß√£o 2.0. O pre√ßo de R$ 89.000 e todas as suas qualidades a colocam como uma boa concorrente no segmento que inclui o japon√™s HR-V e as vers√Ķes iniciais do brasileiro Renegade.

A sua configura√ß√£o ‚Äď tanto de motoriza√ß√£o, tecnologia, design e conforto ‚Äď  sem d√ļvida resultou em um carro bastante interessante, leve de dirigir e, como foi dito, que conquista pelos detalhes.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.6

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            130     123

Torque (kgf.m)         16,5    16

Velocidade M√°xima (km/h)           172    

Tempo 0-100 (s)      12      

Consumo cidade (km/l)      7,1      10,1

Consumo estrada (km/l)    8,2      11,3

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.635

Largura (mm)           1.780

Comprimento (mm)             4.270

Peso (Kg)      1.359

Tanque (L)    55

Entre-eixos (mm)     2.590

Porta-Malas (L)        431

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

 

Tag Cloud

2 Responses

  1. Alvaro Albuquerque Junior disse:

    Qual a capacidade do porta-malas com os bancos rebatidos ?

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito