Avaliação РChevrolet Cobalt Elite 1.8 8V Aut. Flex 2018

Postado em: 15, junho 2018 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

De 2011 para c√°, o mercado automotivo brasileiro mudou bastante, e o Chevrolet Cobalt acompanhou as novidades como foi poss√≠vel. Quando lan√ßado, trazia apenas motor 1.4 e c√Ęmbio manual, e hoje traz apenas vers√Ķes com motor 1.8 e op√ß√£o de c√Ęmbio manual ou autom√°tico. E o carro que antes era espa√ßoso por√©m espartano agora traz um pouco de requinte, especialmente nessa vers√£o Elite.

Sucesso entre taxistas, o Cobalt tinha a concorrência de modelos como Toyota Etios sedã e Nissan Versa, além do Honda Fit, e sua vida não era tão complicada. Porém, com a chegada de concorrentes recheados de tecnologia, conforto e preço, como Fiat Cronos, VW Virtus e Toyota Yaris, como será que o Cobalt Elite consegue se defender? Vejamos em nosso teste.

Observando seu visual exterior, o carro traz um bom porte, tem dimens√Ķes harmoniosas e linhas bem mais atraentes agora do que tinha antes. Ao ganhar a ins√≠gnia Eco, al√©m das mudan√ßas no motor, o Cobalt traz ainda menor altura de rodagem e uma s√©rie de defletores aerodin√Ęmicos no assoalho, ajudando a melhorar a diminuir o arrasto e melhorar o rendimento, especialmente na estrada. A vers√£o Elite traz rodas aro 15 e cromados exclusivos, que d√£o um certo toque de classe ao carro.

Do lado de dentro, continua sendo o mesmo carro espa√ßoso de sempre, e o revestimento em couro combina preto e marrom em propor√ß√Ķes amig√°veis. Infelizmente a posi√ß√£o de dirigir continua elevada demais, e motoristas altos ir√£o se incomodar com o retrovisor central atrapalhando a vis√£o √† diagonal direita. Fora esse detalhe, o Cobalt abriga bem cinco passageiros de boa estatura, com destaque para o espa√ßo dispon√≠vel para a cabe√ßa de quem viaja atr√°s, superior ao da concorr√™ncia. No porta-malas viajam bons 563 litros.

A linha 2018 ganhou alguns itens que fizeram bem ao Cobalt, como a ancoragem de cadeirinhas por isofix/top tether no banco traseiro, a luz traseira de neblina e o sensor de press√£o dos pneus. Al√©m disso a vers√£o Elite vem bem equipada com central multim√≠da MyLink 2, servi√ßo de concierge e SOS OnStar, sensor crepuscular e de chuva, banco traseiro bipartido e c√Ęmera de r√©. Para uma vers√£o topo de linha, ficou devendo itens como ar-condicionado digital, retrovisor eletrocr√īmico, mais airbags (h√° apenas os frontais) e principalmente controles de tra√ß√£o e estabilidade.

Debaixo do cap√ī est√° o longevo motor 1.8 8V, que est√° em sua melhor forma, com a adi√ß√£o de novos pist√Ķes e bielas, uso de √≥leo menos viscoso (0W20) e alternador com sistema de recupera√ß√£o de energia, por exemplo. As altera√ß√Ķes s√£o voltadas para a economia, mas os 106/111 cv @ 5.200 rpm (G/E) de pot√™ncia e os 16,8/17,7 kgfm @ 2.600 rpm (G/E) de torque s√£o suficientes para os 1.129 kg do carro. Seu c√Ęmbio autom√°tico GF6-3 de terceira gera√ß√£o contribui para o bom rendimento, com trocas suaves, redu√ß√Ķes r√°pidas e capacidade de se adaptar ao estilo de condu√ß√£o do motorista.

Rodando na cidade, o Cobalt filtra bem as irregularidades do solo e trata bem a coluna dos passageiros, mesmo com os pneus Michelin Primacy 3 195/65 R15 calibrados para privilegiar a economia de combust√≠vel. O isolamento ac√ļstico √© bom e o c√Ęmbio faz as trocas sempre bem cedo, privilegiando a for√ßa em baixa do motor 1.8. A dire√ß√£o el√©trica √© bem leve e √°gil a baixas velocidades. Quanto ao consumo, ‚Äúnosso‚ÄĚ Cobalt estava abastecido com gasolina, e pude observar uma m√©dia de 10,2 km/l na cidade, sempre com ar-condicionado ligado.

Na estrada o carro flui bem, especialmente em velocidades de cruzeiro, aonde o c√Ęmbio em sexta marcha mant√©m o motor com giro baixo. √Č um carro confort√°vel, sem nenhuma pretens√£o esportiva, por isso as rea√ß√Ķes da dire√ß√£o s√£o anestesiadas, mas em caso de necessidade, o Cobalt contorna curvas de forma competente, com rea√ß√Ķes bem previs√≠veis no limite (leia-se subester√ßante). Os freios s√£o excelentes, com boa resposta do pedal. Apenas em situa√ß√Ķes aonde exige-se mais pot√™ncia e giro alto, como ultrapassagens acima de 90-100 km/h, o motor 1.8 mostra falta de f√īlego, embora a oferta de torque seja generosa nos giros mais baixos. No geral o carro anda bem. Seu rendimento na estrada √© de 16,4 km/l, rodando a uma m√©dia de 100 km/h com ar ligado.

No geral, o Cobalt Elite est√° bem armado para encarar a concorr√™ncia mais moderna, e se vale de bons predicados como conforto, espa√ßo e rendimento honesto do motor, al√©m da robustez comprovada na pr√°tica, a julgar pela quantidade de Cobalts rodando nas m√£os de taxistas e motoristas de aplicativo. Seu pre√ßo de R$ 74.350 poderia ser menor, mas est√° abaixo das vers√Ķes topo de linha da concorr√™ncia, o que faz do Cobalt uma op√ß√£o interessante na categoria.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.8

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            111     106

Torque (kgf.m)         17,7    16,8

Velocidade M√°xima (km/h)           170

Tempo 0-100 (s)      10,9   

Consumo cidade (km/l)      7,6      11

Consumo estrada (km/l)    10       14,4

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.509

Largura (mm)           1.735

Comprimento (mm)             4.481

Peso (Kg)      1.129

Tanque (L)    54

Entre-eixos (mm)     2.620

Porta-Malas (L)        563

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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