Coluna Mec√Ęnica Online | Os melhores motores de 2018

Postado em: 11, junho 2018 por Tarcisio Dias

Voc√™, leitor da coluna Mec√Ęnica Online¬ģ, teve a oportunidade de conhecer antes do resultado oficial o melhor motor de 2018. Na edi√ß√£o de 20 de abril tivemos a oportunidade de acelerar o mais potente V8 da hist√≥ria de Maranello que faz hist√≥ria.

Agora, com a publicação oficial dos resultados, podemos afirmar: dirigimos o melhor motor do ano de 2018.

A edi√ß√£o do pr√™mio que comemora 20 anos do Engine of the year, contou com a participa√ß√£o do Mec√Ęnica Online¬ģ, sendo Tarcisio Dias um dos representantes do Brasil entre os jurados da imprensa especializada.

Além das 11 categorias de melhores motores, o prêmio aproveitou o momento especial para escolher o melhor dos melhores entre todos os motores vencedores desde 1999.

Nos motores até 1.0 litro o vencedor foi o Volkswagen 1.0 litro TFSI, um motor compacto, leve e de alta tecnologia que produz 85 kW / 115 cv movido a gasolina, sendo o primeiro em sua categoria a combinar um catalisador de quatro vias com um filtro de partículas para gasolina.

A versão 1.0 TSI do up! GTI, que começou a ser vendida na Europa este ano, integra a linha de motores EA211. A mistura de combustível é injetada diretamente nos cilindros sob uma pressão de 350 bar (muito elevada para um motor a gasolina). A partir de 2.000 rpm, o 1.0 TSI Рque é equipado com dois eixos de comando de válvulas ajustáveis Рtransmite uma força de 200 Nm ao eixo de transmissão. O torque máximo permanece constante até 3.500 rpm.

Pelo quarto ano consecutivo, o motor 1.2 litro a gasolina de 3 cilindros turbo PureTech, do grupo PSA Peugeot Citroen conquista a categoria entre os motores 1.0 a 1.4 litro. Esta nova gera√ß√£o, lan√ßada em 2017 no novo Peugeot 308, come√ßa a equipar os ve√≠culos do grupo PSA atrav√©s de uma centena de aplica√ß√Ķes em mais de 70 pa√≠ses.

Vitória fácil para o motor Porsche 3.0 litros seis cilindros turbo que equipa modelos como o 911 Carrera, 911 Carrera 4, Carrera GTS, entre outros, com 370 pontos, o dobro de pontos do segundo colocado, o BMW M 3.0 litros turbo e seis cilindros que equipa modelos como o BMW M3 e M4.

A Porsche também comemorou mais uma conquista, dessa vez com a motorização aplicada no 718 Boxster e 718 Cayman. Vitória para o 2.0 litros turbo, que tem arquitetura central e produz 380 NM de torque.

Duas conquistas para o motor completamente el√©trico desenvolvido pela Tesla ‚Äď Motor Verde e Conjunto el√©trico. A marca √© refer√™ncia entre os especialistas quando o assunto √© motor puramente el√©trico. O torque √© sem igual: 967 Nm com autonomia de 613 quil√īmetros e emiss√£o zero. Presente nos modelos S, X e 3, possui motores el√©tricos com indu√ß√£o trif√°sica de quatro p√≥los.

O conjunto motriz do esportivo h√≠brido BMW i8 conquistou pela quarta vez consecutiva, o pr√™mio de melhor motor entre 1.4 e 1.8 litro. O motor a combust√£o, de tr√™s cilindros do i8 desenvolve 231 cavalos de pot√™ncia e √© respons√°vel por mover as rodas traseiras. J√° o motor el√©trico ‚Äď cuja pot√™ncia de sa√≠da foi elevada para 143 cv ‚Äď √© alimentado por uma bateria de √≠ons de l√≠tio (e que pode ser carregada em uma tomada el√©trica convencional) ‚Äď e impulsiona as rodas dianteiras.

Este sistema h√≠brido plug-in espec√≠fico desenvolvido e produzido pelo BMW Group permite uma condu√ß√£o totalmente el√©trica, cuja autonomia foi elevada para 55 quil√īmetros. O i8 precisa de apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 (zero) a 100 km/h.

Pelo nono ano consecutivo, o j√ļri selecionou o Audi 2.5 TFSI como o melhor motor na categoria de 2 a 2.5 litros. Sua pot√™ncia de 400 cv o torna o mais poderoso motor de produ√ß√£o em s√©rie de cinco cilindros dispon√≠vel no mercado global.

Destaque ao impressionante torque de 480 Nm, dispon√≠vel apenas a 1.700 rpm, bem como o distinto som da unidade turbo. Esse som √© gerado pela combust√£o em cilindros pr√≥ximos alternada com os cilindros mais distantes, resultando em um ritmo √ļnico. O cinco cilindros tem sido um √≠cone da Audi por mais de 40 anos.

Agora vamos com uma sequencia s√≥ de Ferrari. Come√ßamos com o melhor mais novo motor de 2018. Vit√≥ria para o motor Ferrari 6.5 litros V12 presente na 812 Superfast. Com 75% de pe√ßas totalmente novas, esse motor na 812 torna o modelo o carro de estrada mais r√°pido e potente da Ferrari, uma obra de arte da engenharia considerando o avan√ßado sistema de admiss√£o, novas bombas de alta press√£o, sensores de press√£o, arvore de manivelas, bielas e at√© mesmo o design dos pist√Ķes. O torque √© de 718 Nm a 6.000 rpm.

A Ferrari 488 Pista que foi acelerada pelo Mec√Ęnica Online¬ģ em Maranello conquistou a categoria entre os motores de melhor performance com a motoriza√ß√£o 3.9 litros V8 biturbo e tamb√©m o pr√™mio mais importante da edi√ß√£o 2018 ‚Äď O pr√™mio de motor do ano 2018. √Č a terceira vez consecutiva que essa motoriza√ß√£o ganha como motor do ano.

√Č a vit√≥ria do mais potente motor de 8 cilindros desenvolvido na hist√≥ria da Ferrari. Entre as novidades a marca reduziu o peso do motor quando comparado com o utilizado na GTB e o torque de 770 Nm a 3.000 rpm.

E o motor Ferrari V8, que recebeu o codinome F154CD, tamb√©m foi considerado o melhor motor das √ļltimas duas d√©cadas, conquistando o t√≠tulo de ‚ÄúMelhor do Melhor‚ÄĚ concebido para celebrar o 20¬ļ anivers√°rio dos pr√™mios.

‚ÄúCom seu V8, a Ferrari demonstrou que at√© os mais exigentes compradores de carros querem motores menores e mais eficientes. De fato, a mistura de performance de bater o cora√ß√£o e o glorioso estrondo de Maranello do motor turbo o tornou imbat√≠vel n√£o apenas nos √ļltimos tr√™s anos, mas tamb√©m quando comparado ao melhor das √ļltimas duas d√©cadas.‚ÄĚ, foi o que disse Dean Slavnich, co-presidente do conselho do pr√™mio que define os melhores motores do ano

Tarcisio Dias √© profissional e t√©cnico em Mec√Ęnica, al√©m de Engenheiro Mec√Ęnico com habilita√ß√£o em Mecatr√īnica e Radialista, desenvolve o site Mec√Ęnica Online¬ģ (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o √ļnico centro de treinamento online sobre mec√Ęnica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias s√£o √ļteis para os autom√≥veis cada vez mais eficientes.

Coluna Mec√Ęnica Online¬ģ – Aborda aspectos de manuten√ß√£o, tecnologias e inova√ß√Ķes mec√Ęnicas nos transportes em geral. Men√ß√£o honrosa na categoria internet do 7¬ļ Pr√™mio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

 

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito