Avalia√ß√£o ‚Äď Honda City EXL 1.5 CVT Flex 2018

Postado em: 8, junho 2018 por Daniel Jacques

Fonte: http://autosgiros.com.br/ – Fotos: Marcus Lauria

O carro mais ‚Äúp√© no ch√£o‚ÄĚ da Honda. Talvez assim possa ser definido o sed√£ compacto City. Com todas as qualidades de conforto, mec√Ęnica e efici√™ncia da marca japonesa ele √©, provavelmente, o mais ‚Äúurbano‚ÄĚ dos seus modelos no Brasil.

O pr√≥prio nome j√° aponta para isto. Afinal City, em ingl√™s, significa ‚ÄúCidade‚ÄĚ. Entre todos os modelos da marca no Brasil , ele √© o que traz a ‚Äúpegada esportiva‚ÄĚ mais suave. Tamb√©m por isto ele √©, sem d√ļvida, um carro para a fam√≠lia. Uma fam√≠lia moderna, que preza, ao mesmo tempo, conforto, efici√™ncia e. por que n√£o, esportividade.

Tamb√©m por isto o Honda City √©, sem d√ļvida, um carro para a fam√≠lia. Uma fam√≠lia moderna, que preza, ao mesmo tempo, conforto, efici√™ncia e esportividade. Sim, pois mesmo sendo o mais ‚Äúp√© no ch√£o‚ÄĚ, ele n√£o deixa de ser um Honda. Pois este ‚Äúdetalhe‚ÄĚ traz uma s√©rie de caracter√≠sticas e, entre elas, certamente est√° a esportividade.

O visual manteve-se basicamente igual ao da vers√£o anterior, mas como novos para-choques dianteiros. Assim como na traseira, eles trazem linhas mais horizontais, que valorizam a largura do carro. Na frente, o novo design avan√ßa sobre os far√≥is, lembrando ainda mais o ‚Äúirm√£o‚ÄĚ Civic.

A vers√£o top EXL, testada pelo Autos Giros, traz conjunto exclusivo com luzes em LED tanto para o farol baixo como para o alto, al√©m de luzes de rodagem diurnas em LED integradas de s√©rie. Na traseira, a maior diferen√ßa visual est√° na lanterna, tamb√©m em LED. Com o mesmo formato da vers√£o 2017, ela agora √© ‚Äúcortada‚ÄĚ pelo detalhe cromado do centro da tampa do porta-malas, ficando com a metade superior branca, contrastando com o vermelho original que permanece na metade inferior. Na lateral, linhas modernas que refor√ßam a rela√ß√£o com o irm√£o ‚ÄúCivic‚ÄĚ e rodas de liga leve de 16 polegadas com desenho exclusivo.

A motoriza√ß√£o tamb√©m √© a mesma 1.5 i-VTEC FlexOne da linha 2017, com 116 cavalos de pot√™ncia a 6.000 rpm. O torque tamb√©m se manteve nos mesmos 15,3 kgfm a 4.800 rpm (n√ļmeros com etanol). A transmiss√£o √© CVT com conversor de torque.

√Č no interior, que tamb√©m trouxe poucas mudan√ßas em rela√ß√£o ao ano anterior, por√©m, que o City mostra seu perfil mais urbano do que esportivo. O painel de instrumentos d√° destaque para o veloc√≠metro maior e centralizado, trazendo o conta-giros √† esquerda e o computador de bordo √† direita. Por fim, o volante √© multifuncional e tem acabamento em couro.

O ar-condicionado é o mesmo digital full touchscreen do irmão menor Fit, o que é uma grande qualidade. Bastante intuitivo e de fácil operação, além de bonito e com rápidas respostas nas mudanças de temperatura ou de foco do ar.

No quesito conforto, a versão EXL traz bancos revestidos em couro. O do carona conta também com rebatimento de série. Além disso, um descansa-braço que esconde um porta-objetos de bom tamanho também amplia a comodidade.

Dentro do Honda City 2018 a grande novidade √© a nova central multim√≠dia de sete polegadas com navegador integrado e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, o que √© uma grande facilidade. Ela conta com pareamento de celular por bluetooth ou entrada USB, r√°dio, configura√ß√Ķes e telefone. Em rela√ß√£o ao modelo anterior, o habit√°culo tamb√©m se diferencia pelos detalhes cromados no kit multim√≠dia, na sa√≠da de ar e controle dos retrovisores.

Entre os itens de s√©rie do Honda City 2018 est√£o dire√ß√£o el√©trica, acionamento el√©trico para travas das portas e vidros das quatro portas, volante com ajuste de altura e profundidade e chave do tipo canivete. Todos os vidros s√£o el√©tricos com sistema de um toque nas quatro portas. As vers√Ķes EX (intermedi√°ria) e EXL contam com controle de velocidade de cruzeiro, oito alto falantes e c√Ęmera de r√©. A EXL, por√©m, √© a √ļnica a contar com seis airbags de s√©rie.

Os retrovisores também são elétricos com rebatimento e indicação de seta. O sedã compacto da marca japonesa conta ainda com freios ABS com EBD, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil.

O Honda City EXL 2018 trouxe poucas mudanças, mas que adicionaram qualidade ao já bom carro da marca japonesa. Os detalhes visuais, por exemplo, o deixaram ainda mais parecido com o Civic (tanto que ele foi confundido com o irmão maior mais de uma vez durante os testes).

No visual, vale destacar ainda os vincos laterais que ressaltam a esportividade e dão uma sensação de velocidade. Em todo o carro, aliás, as pequenas mudanças de design melhoraram o acabamento, parecendo que ele está mais com um design mais contínuo.

O consumo na estrada foi at√© acima do esperado, com m√©dia de 14.2 km/l, incluindo subida de serra. Na cidade, com bastante tr√Ęnsito, o consumo foi mais t√≠mido, apenas 8,5 km/l. Al√©m do interior amplo, ele traz um porta-malas de 536 litros.

O c√Ęmbio CVT da Honda tamb√©m √© muito bom, talvez podendo ser um pouco mais eficiente em retomadas. Se o motorista usar o modo esporte isto melhora. E √© poss√≠vel tamb√©m trocar as sete marchas virtuais com os paddle-shifts atr√°s do volante.

O c√Ęmbio CVT da Honda tamb√©m √© muito bom, mas √†s vezes ele demora um pouco em retomadas. √Č poss√≠vel tamb√©m trocar as sete marchas virtuais com os paddle-shifts atr√°s do volante. Um detalhe que podia ser melhorado √© a falta do controle de estabilidade. Mas isto tamb√©m falta na maioria dos seus concorrentes.

Em relação a preços, o Honda City parte de R$ 60.000 na versão de entrada e chega a R$ 83.400 na top EXL testada. Assim, o sedã da marca japonesa, terceiro modelo mais vendido no seu segmento no primeiro trimestre de 2018 tem valores próximos ao do recém-lançado e já líder Volkswagen Virtus, mas acima do segundo colocado, o Chevrolet Cobalt.

Somando prós e contras, o Honda City oferece um bom pacote na sua linha 2018. Conforto, bom nível de equipamentos, motor eficiente e visual esportivo. Isto deve mantê-lo, merecidamente, na ponta de cima da briga do seu segmento ainda por um bom tempo.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.5

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            116     115

Torque (kgf.m)         15,6    15,6

Consumo cidade (km/l)      8,5      12

Consumo estrada (km/l)    10,3    15

C√Ęmbio          CVT com modo manual

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.485

Largura (mm)           1.695

Comprimento (mm)             4.455

Peso (Kg)      1.137

Tanque (L)    46

Entre-eixos (mm)     2.600

Porta-Malas (L)        536

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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