Coluna Alta Roda – FIAT PREPARA REVIRAVOLTA

Postado em: 7, junho 2018 por Fernando Calmon

A história mostrou muitas surpresas ao longo de mais de 130 anos desde a patente do primeiro automóvel em 1886 por Karl Benz. Muitas marcas apareceram e sucumbiram, mas pelo menos 20 mantêm-se no mercado há mais de 100 anos. Uma delas é a Fiat, que enfrentou dificuldades financeiras e acabou se fundindo com a Chrysler.

O artífice desse plano foi Sergio Marchionne, então presidente do grupo italiano. Ele recebeu do governo dos Estados Unidos a marca americana, que havia falido em 2009, para depois formar a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) em 2014. O executivo ítalo-canadense vai se despedir da companhia em março do próximo ano, depois de cumprir uma jornada de consolidação do grupo.

Marchionne conseguir√° zerar a d√≠vida operacional da FCA ao fim deste semestre, considerado um grande feito administrativo e estrat√©gico para o futuro. No dia 1¬ļ de junho √ļltimo apresentou, em Balocco, It√°lia, um novo plano de neg√≥cios para o per√≠odo 2018-2022, a ser tocado por seu sucessor, que s√≥ ser√° conhecido no in√≠cio de 2019. A plateia era de analistas financeiros, representantes do mercado de capitais e jornalistas de economia e de produto.

O atual presidente da FCA é uma pessoa determinada e audaciosa, além de ter contado com um pouco de sorte. Foi cobrado por ter ficado muito longe da meta de 400.000 modelos Alfa Romeo vendidos por ano (apenas 110.000 em 2017). Foi prudente em relação à automação. Hoje muitos já oferecem o nível 2, mas o nível 3 (motorista não precisa colocar as mãos no volante, mas deve supervisionar) tem custo estimado em US$ 30.000/R$ 114.000, algo inviável.

Seu conceito de eletrifica√ß√£o √© bastante pragm√°tico. Vai desde motor el√©trico para ajudar um turbocompressor, arquitetura de 48 volts e alternoarranque em motores a combust√£o, passando pelo h√≠brido b√°sico, h√≠brido plug√°vel e carro a bateria. Todas essas solu√ß√Ķes ser√£o empregadas pelas v√°rias marcas do grupo.

Marchionne transformará a Fiat em marca de nicho de pequenos modelos urbanos, na Europa, com o 500 e o Panda. Mas para a América Latina os planos são bem mais amplos. Garantiu que terá três novos SUVs, sem adiantar pormenores. O que se espera: um com base na plataforma Argo/Cronos (2020), o outro uma vertente aventureira/crossover a partir do Mobi renovado (2021), ambos previstos para Betim (MG), onde também se produzirá a nova geração da picape Strada (2020).

O terceiro SUV ser√° uma vers√£o Fiat do Jeep Compass de sete lugares, ambos reservados para Goiana (PE), em 2020. Trata-se de um produto novo, de dimens√Ķes internas e externas maiores, provavelmente a partir da base do novo Cherokee. A FCA tamb√©m ter√° uma picape para uma tonelada, maior que a Toro, com esquema tradicional de carroceria sobre chassi. Utilizar√° a marca RAM, mas ser√° importada do M√©xico (2021).

Antonio Filosa, que comanda o Grupo FCA Am√©rica Latina a partir de Betim, acrescentou que ainda haver√° quatro renova√ß√Ķes profundas das linhas atuais das duas marcas nos pr√≥ximos tr√™s anos. Ele descartou, por√©m, produ√ß√£o no Pa√≠s de um modelo menor que o Renegade. Apelidado de Baby Jeep, est√° nos planos da companhia anunciados em Balocco, para 2021 ou 2022. √Č certo que ser√°, ent√£o, importado pelo Brasil.

RODA VIVA 

IMPRESS√ÉO 3D mudar√° o conceito de fabrica√ß√£o de ve√≠culos. Aponta para redu√ß√Ķes importantes de custos de produ√ß√£o em combina√ß√£o com ind√ļstria 4.0 e internet das coisas. Permitir√° tamb√©m redu√ß√£o de estoques e maior personaliza√ß√£o de acess√≥rios para o consumidor. Semana que vem ocorrer√° confer√™ncia e exposi√ß√£o em S√£o Paulo sobre o tema.

EMBORA a BMW fizesse algum mist√©rio, haver√° sucessor do Z4, descontinuado em 2016. O novo roadster (convers√≠vel de dois lugares) foi mostrado agora, ainda disfar√ßado, em campo de testes na Fran√ßa. Al√©m da silhueta cl√°ssica de motor dianteiro, cap√ī longo e tra√ß√£o traseira, a f√°brica adianta que haver√° novo propulsor de seis cilindros e alta pot√™ncia. Nada de h√≠brido.

CRONOS tem como destaques estilo atual e interior bem projetado com materiais de bom aspecto para seu n√≠vel de pre√ßo. Espa√ßo atr√°s para pernas √© algo limitado: sed√£s concorrentes disp√Ķem de dist√Ęncia entre eixos bem maior. Rela√ß√£o conforto-estabilidade das suspens√Ķes √© ponto alto. Motor de 1,8 L mostra certa aspereza, enquanto o de 1,3 L √© suave, mas falta f√īlego.

BLITZ de tr√Ęnsito √© comum nas cidades brasileiras e vem aumentando por conta da fiscaliza√ß√£o do √≠ndice de alcoolemia dos motoristas. Site Doutor Multas sugere quatro a√ß√Ķes, √†s vezes esquecidas: obedecer logo √†s ordens dos agentes de tr√Ęnsito e policiais; n√£o dar motivos para que suspeitem de sua conduta; descartar postura defensiva ou agressiva; n√£o tentar fugir da blitz.

C√āMERAS de r√© come√ßaram a ser obrigat√≥rias este m√™s em todos os ve√≠culos vendidos nos Estados Unidos. Em geral s√£o modelos de porte maior que os europeus e menor visibilidade traseira. Estudos foram profundos e sem antecipar prazos, como Latin NCAP costuma preconizar. Lei foi aprovada pelo congresso americano em 2008, regulamentada s√≥ em 2014 e em vigor agora.

Contatos do autor: fernando@nullcalmon.jor.br / www.facebook.com/fernando.calmon2

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