Avaliação РVolkswagen Virtus 200 TSI Comfortline Aut. Flex 2018

Postado em: 1, junho 2018 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

O lançamento do VW Polo sacudiu o mercado. Com um nível elevado de segurança e tecnologia, o carro logo caiu nas graças do povo, e praticamente ofuscou a existência do Fiat Argo, um de seus principais rivais. Mas, embora o Polo tenha espaço suficiente para uma família pequena, é sabido que brasileiro tem paixão por carros com muito espaço, e para isso nasceu o Virtus.

Até a coluna central, Virtus e Polo são a mesma coisa. Porém, a situação começa a mudar dali para a traseira, aonde de cara percebe-se o ganho expressivo de 8,6 cm entre os eixos, totalizando 2,65 m, mesma medida do Jetta. Mérito da plataforma MQB A0, esse maior espaço entre as rodas se resume principalmente em espaço para as pernas de quem viaja atrás. Tanto espaço que eu, com 1,90 m, me sinto melhor no banco traseiro do Virtus do que no banco traseiro do VW Jetta, por exemplo.

As linhas exclusivas do sed√£ estendem-se ainda √† linha do teto, que flui para a traseira como em um cup√™, dando ao Virtus o DNA esportivo que acompanha os sed√Ęs VW e Audi da modernidade. Por falar em Audi, o desenho das lanternas traseiras lembra bastante os carros de Ingolstadt, especialmente o Audi A3 Sed√£. S√£o belas linhas, que aproximam o Virtus mais do Jetta do que do espartano Voyage.

Com 4,48 m de comprimento, o Virtus se imp√Ķe at√© mesmo diante da concorr√™ncia, igualando o comprimento do Chevrolet Cobalt, superando um pouco o Honda City (4,45 m) e superando de longe o Chevrolet Prisma (4,28 m) e o rec√©m-lan√ßado Fiat Cronos (4,36 m). No generoso porta-malas cabem 521 litros, mais do que os 510 litros do Jetta, por exemplo. Seu banco traseiro √© bipartido, e permite a acomoda√ß√£o de bagagens mais compridas, caso elas passem pela boca do porta-malas.

Do lado de dentro do carro há bom espaço em qualquer assento. Na dianteira, há bancos com bons apoios para as coxas e apoio lombar praticamente inexistente, que causam dor na coluna em usos prolongados. O acabamento é simples, porém correto. Não há materiais macios ao toque, mas há diferentes texturas nos plásticos do painel e das portas. O cluster convencional tira um pouco do brilho do interior, que fica mais atraente na versão Highline com todos os opcionais. No console central há um apoio de braço bem baixo que serve de porta objetos, e há também saídas de ventilação para o banco traseiro.

Debaixo do cap√ī da vers√£o Comfortline (intermedi√°ria) est√° o competente 1.0 TSI 12V turbinado, que rende 116/128 cv @ 5.500 rpm (G/E) de pot√™ncia e 20,4 kgfm @ 2.000-3.500 rpm de torque. Esse motor vem combinado a uma transmiss√£o autom√°tica de seis velocidades, com trocas sequenciais na alavanca ou por paddle shifters atr√°s do volante. √Č um conjunto forte, que entrega bom desempenho ao sed√£, que pesa 50 kg a mais do que o Polo.

Rodando na cidade, nota-se a solidez do carro, cuja estrutura transmite seguran√ßa e sensa√ß√£o de qualidade aos ocupantes. O c√Ęmbio conversa bem com o motor, embora o conversor de torque seja um pouco afoito, obrigando o condutor a pisar firme no freio em sem√°foros por exemplo. As suspens√Ķes filtram os buracos apenas de forma regular, e algumas ondula√ß√Ķes mais agressivas transmitem desconforto aos ocupantes do carro. Seu consumo urbano √© de 12,4 km/l com gasolina.

Na estrada a suspens√£o firme se transmite em din√Ęmica correta, com uma aptid√£o excelente para contornar curvas de qualquer raio, mesmo em velocidades mais altas. Al√©m do bom equil√≠brio do carro, h√° tamb√©m recursos eletr√īnicos como o bloqueio eletr√īnico do diferencial (EDS), que freia a roda interna √† curva, ajudando o carro a apontar na dire√ß√£o certa. E se algo der errado, h√° controles de tra√ß√£o e de estabilidade, enquanto freios a disco nas quatro rodas se encarregam de frear o carro at√© mesmo em condi√ß√Ķes bem adversas. E seu consumo √© bom, 16,5 km/l com gasolina.

Um detalhe que merece um par√°grafo √© a aptid√£o do carro para lidar com chuvas intensas. Tanto quando testei o Polo quanto agora com o Virtus eu encarei uma chuva realmente forte, e ambos os carros se comportaram de forma irrepreens√≠vel. A aquaplanagem √© quase inexistente, h√° sistemas para secar discos e pastilhas de freio e uma s√©rie de recursos eletr√īnicos de seguran√ßa ativa que deixam o motorista realmente confiante no carro que tem nas m√£os.

Por fim, o detalhe mais desagradável do Virtus: seu preço. Por R$ 73.490 é possível levar um Virtus Comfortline para casa, mas um carro igual o que testamos custa R$ 77.440, preço do opcional Tech II e da pintura vermelha. Se você não precisa de tanto espaço quanto o Virtus oferece, sua melhor compra está dentro da própria VW: o Polo.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.0

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            128     116

Torque (kgf.m)         20,4    20,4

Velocidade M√°xima (km/h)           194     187

Tempo 0-100 (s)      9,6   

Consumo cidade (km/l)      7,8      11,2

Consumo estrada (km/l)    10,2    14,6

C√Ęmbio          autom√°tica de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.472

Largura (mm)           1.751

Comprimento (mm)             4.482

Tanque (L)    40

Entre-eixos (mm)     2.651

Porta-Malas (L)        521

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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