Avalia√ß√£o ‚Äď Ford EcoSport Storm 2.0 16V 4WD Aut Flex 2019

Postado em: 25, maio 2018 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Para se destacar na guerra dos SUVs e conquistar um lugar ao sol, a Ford não pensou duas vezes e lançou uma versão cheia de apetrechos e itens de série para chamar a atenção do consumidor desse tipo de veículo. Porém, pecou feio no preço, não que o valor cobrado não fuja dos valores dos concorrentes, o problema fica por conta do segmento que ele faz parte.

Trata-se do EcoSport Storm, nova versão do utilitário esportivo com tração 4WD e transmissão automática, que amplia a oferta da linha com uma configuração inédita na categoria. De acordo com a marca, essa versão extremamente aventureira foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, com características próprias e muita personalidade.

Por fora o EcoSport Storm chama a atenção pelos acessórios que agora são de série, como a nova grade dianteira e outros elementos inspirados na picape off-road F-150 Raptor, com o nome Storm em relevo, faróis de xênon com máscara negra, capa de estepe rígida na traseira, rodas de 17 polegadas, grafismos e outros detalhes exclusivos, incluindo a cor de lançamento do modelo que testamos, a marrom Trancoso.

O EcoSport Storm parece mais encorpado e realmente é maior que os outros modelos da linha: tem 88 mm a mais no comprimento (4.357 mm) e é 20 mm mais largo sem os espelhos (1.785 mm). As rodas de 17 polegadas com acabamento em prata Magnetic são um dos destaques para quem observa o Storm por fora.

A carroceria oferece quatro op√ß√Ķes de cores, al√©m do branco √Ārtico, prata Dublin e preto Bristol. Faixas escuras aplicadas no cap√ī e nas laterais d√£o um toque de esportividade, junto com os espelhos retrovisores, ma√ßanetas, rack e barras de teto na cor cinza Dark London.

J√° por dentro destaca-se o painel ‚Äúsoft‚ÄĚ, bancos de couro e teto escuros, criando um contraste bem interessante com os frisos em laranja acetinado estrategicamente posicionados na cabine. O EcoSport √© bem confort√°vel, transmite muita seguran√ßa ao volante e tem espa√ßo de sobra para o motorista e passageiros, s√≥ o porta-malas que poderia ser um pouco maior para caber as malas de cinco ocupantes em caso de uma viagem mais longa.

A central multim√≠dia SYNC 3 conta com tela capacitiva de 8 polegadas. Al√©m de conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, inclui comandos de voz para √°udio, telefone e navega√ß√£o com mapas do Brasil. 

Pensando sempre em ser o mais completa da categoria, a Ford não pestanejou em rechear o modelo de itens importantes tanto para a segurança tanto para o conforto, como sete airbags, controle de estabilidade com sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar elétrico.

Traz tamb√©m far√≥is com luz diurna de LED e acendimento autom√°tico, acesso ao ve√≠culo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por bot√£o, ar-condicionado autom√°tico digital, computador de bordo com tela de 4,2‚ÄĚ no painel, c√Ęmera de r√©, sensor de chuva, som premium da Sony com nove alto-falantes e porta-malas com sistema inteligente de bagagem.

O Storm √© equipado com motor 2.0 Direct Flex de 176 cv ‚Äď o mais potente da categoria ‚Äď, e nova transmiss√£o autom√°tica de seis velocidades com conversor de torque, deixando de lado a problem√°tica e velha conhecida ‚ÄúPowerShift‚ÄĚ. Seu sistema de tra√ß√£o 4WD funciona sem a necessidade de interven√ß√£o do motorista, distribuindo o torque entre as rodas, em pisos irregulares e de baixo atrito como lama, areia, rampas e chuva.

A transmissão automática de seis velocidades se caracteriza pela suavidade e bom escalanamento das marchas, com a opção de trocas por comandos no volante (Paddle Shift) para uma direção mais esportiva. A suspensão traseira com sistema independente Multilink e molas de rigidez progressiva melhora consideravelmente tanto o nível de vibração como a capacidade de absorção de impactos.

Com pre√ßo de lan√ßamento de R$99.990, fica dif√≠cil chegar perto da concorr√™ncia, que tem muitas op√ß√Ķes que se destacam por ter mais equipamentos de s√©rie e mais proje√ß√£o no mercado. As suas tr√™s revis√Ķes anuais durante os 36 meses de garantia somam R$1.616, pelo sistema de pre√ßo fixo da Ford que garante transpar√™ncia e tranquilidade. A maior diferen√ßa em favor do SUV da Ford √© vista nas pe√ßas de manuten√ß√£o n√£o programada e de colis√£o. O custo desses itens chega a ser a metade, no primeiro caso, e quase cinco vezes menor neste √ļltimo, quando comparado aos concorrentes mais caros.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            176     170

Torque (kgf.m)         22,5    20,6

Consumo cidade (km/l)      6,1      8,8

Consumo estrada (km/l)    8,3      12

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           4×4

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.693

Largura (mm)           1.765

Comprimento (mm)             4.269

Peso (Kg)      1.359

Tanque (L)    52

Entre-eixos (mm)     2.519

Porta-Malas (L)        356

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

 

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito