Avalia√ß√£o ‚Äď Ford EcoSport Storm 2.0 16V 4WD Aut Flex 2019

Postado em: 25, maio 2018 por Zeca

Fotos: Marcus Lauria

O ‚ÄúSUV‚ÄĚ da Ford j√° foi l√≠der de mercado e em busca de retomar o topo nas vendas acaba de ‚Äúrenovar‚ÄĚ o Ecosport e dentro das vers√Ķes, a mais exclusiva √© a Storm com cara de mau e grade com o nome em relevo ,inspirado no F-150 Raptor americano.

A chamada da Ford √©, ‚Äú√önico SUV flex autom√°tico com tra√ß√£o nas quatro rodas ‚Äú, essa tra√ß√£o 4wd realmente existe por√©m √© ‚Äúon demand‚ÄĚ ou seja o carro tem tra√ß√£o dianteira prioritariamente e empresta essa for√ßa para as roda traseiras em situa√ß√Ķes que a seguran√ßa √© amea√ßada, mas  n√£o pense em aventuras radicais e n√£o se aventure em off-road de verdade, pois os pr√≥prios  pneus com perfil baixo (205 -50) cal√ßados em lindas rodas  aro 17 x 7 na cor prata magnetic, j√° denunciam que seu habitat √© a cidade assim como a todos os Crossovers que o Inmetro pelo √Ęngulo de entrada e de sa√≠da classifica como SUV .

O Storm tem 20 cm de altura do solo e √Ęngulo de entrada de 21,5 e de sa√≠da 31,5 considerado baixos em rela√ß√£o aos concorrentes. Nessa consciente escolha de cal√ßados para o ‚ÄúECO‚ÄĚ ,temos a vantagem dos  pneus Premium ‚ÄúMIchelin Primacy‚ÄĚ no lugar dos de uso misto, que n√£o s√£o nem bons nem para o asfalto e nem para o off-road, s√≥ estando l√° para beleza e falsa sensa√ß√£o de robustez levando mais barulho √† cabine e um desgaste na maioria das vezes prematuro al√©m de aumentar o consumo.

Parab√©ns pela escolha Ford, ‚Äúsapatos‚ÄĚ para asfalto tem melhor grip geram maior economia de combust√≠vel e freiam melhor que ali√°s  , a montadora fica devendo os freios a disco na traseira em substitui√ß√£o ao tradicional tambor mas traz ABS ,EBD, ESC invej√°veis 7 Air bags e sistema anticapotamento. A Ford fala em ‚Äúnova transmiss√£o ‚Äú autom√°tica de seis marchas com conversor de torque e borboletas no volante,por√©m  ao consultar a parte t√©cnica,me deparo com a mesma caixa antiga reprogramada.

O 4WD ‚Äúon demand‚ÄĚ, funciona sem a necessidade de interven√ß√£o do motorista, distribuindo o torque entre as rodas para garantir seguran√ßa sempre que necess√°rio como  em pisos irregulares e de baixo atrito (areia, rampas e chuva) ,atuando junto com ESP e sete airbags e uma moderna suspens√£o traseira multilink a vers√£o √© merecedora de aplausos,s√≥ faltou mesmo os discos na traseira como j√° citei acima.

 A suspens√£o refor√ßada e a dire√ß√£o el√©trica bem direta ,com excelente giro (10,6) e todo interior do Ecosport Platinum modificado com ‚Äúpinceladas‚ÄĚ em marrom em alguns itens ,d√£o ar de exclusividade.

O Storm √© um pouco maior que ‚ÄúEcos tradicionais‚ÄĚ 88mm no comprimento devido a capa r√≠gida do estepe e da frente invocada  426,9 cm largura de  176,5 cm; altura de 169,3 cm bons  entre-eixos de 251,9 cm que trazem bom espa√ßo interno a 4 passageiros ( o quinto at√© vai, digamos assim ); peso, 1.469 kg (110 kg mais pesado que os demais),  tanque padr√£o de 52 litros e o seu item mais fraco dentre os rivais, o porta-malas de apenas  356 litros que revela ainda mais sua aptid√£o aventureira urbana .

Claro que 110 kg e transmiss√£o para movimentar as quatro rodas cobram seu pre√ßo no consumo , desempenho e nas frenagens.  O ar digital ,os bancos em couro e o volante multifuncional trazem conforto, o som Sync da Sony s√£o excelentes por√©m o mapa da central n√£o achou a concession√°ria Ford Bracom no recreio dos Bandeirantes, Rj ,al√©m de outras lojas importantes.

  O consumo foi outra tempestade, no ETANOL,em tr√Ęnsito pesado na cidade com ar ligado o ponteiro mostrou 4,5km-l. Longe da marca divulgada pela f√°brica de 9,2kml na gasolina e 12,5 na estrada. Fazendo  tempestade girar um turbilh√£o flex 2.0 16 v√°lvulas, 4 cilindros, inje√ß√£o direta, taxa de compress√£o  de 12,0:1, gerando  170 cv na gasolina e 176 cv no alcool  a 6.500 rpm sendo que o torque vem com giro alto, 20,6 mkgf (G) / 22,5 mkgf (E) a 4.500 rpm .

A dirigibilidade √© agrad√°vel, como em um hatch mais alto e encorpado, a dire√ß√£o bem direta o comportamento din√Ęmico irrepreens√≠vel ainda mais contando com 4wd on demand, se viesse mais torque em baixa seria mais agrad√°vel mas para um 16v √© compreens√≠vel ,1000 rpms a menos trariam mais brilho ao carro.

Esta s√©rie  que custa R$99.990,00 √© uma tempestade de itens de s√©rie, sete airbags, controle de estabilidade com anticapotamento, monitoramento de press√£o dos pneus, teto solar el√©trico,,Multim√≠dia Sony Sync 3 com 9 alto falantes e tela de 8‚Äô, sensor e c√Ęmera de r√©, luz diurna em led ( muito bonita por sinal), chave presencial com acesso ao carro com reconhecimento capacitivo e partida por bot√£o, ar condicionado digital e autom√°tico assim como acendimento dos far√≥is e sensor de chuva, computador de bordo, o veloc√≠metro n√£o √© digital,bagageiro de teto com barras transversais, capa de estepe r√≠gida, ganchos para reboque dianteiro e traseiro, kit Storm (aplique frontal/traseiro e adesivos frontais e laterais), luzes diurnas em LED, ajuste lombar e de altura do banco do motorista ( levantei muito e cheguei a  raspar a cabe√ßa no teto -tenho 1,73m ) , ajuste de altura e dist√Ęncia do volante, banco traseiro bipartido e rebat√≠vel, bancos em couro , pequeno descansa-bra√ßo integrado ao console central o qual n√£o vi muita serventia, ganchos para sacolas no porta-malas, ilumina√ß√£o do porta-luvas e do porta-malas, porta-malas com abertura el√©trica, vidros el√©tricos dianteiros e traseiros com sistema um toque, volante  em couro com controles ,alarme antifurto, controle eletr√īnico de estabilidade (ESC) anticapotamento e tra√ß√£o (TCS), assistente em frenagem de emerg√™ncia (EBA), assistente de partida em rampas (HLA), acendimento autom√°tico das luzes de emerg√™ncia ap√≥s frenagem brusca (EBL), aviso de utiliza√ß√£o do cinto de seguran√ßa, controle de estabilidade (ROM), far√≥is com temporizador (Follow me home), farol de neblina dianteiro, freios ABS com EBD, far√≥is de x√™non, Isofix para ancoragem e fita para seguran√ßa de cadeiras de crian√ßas, luz elevada de freio (Brake-light), My Key chave program√°vel com fun√ß√Ķes de seguran√ßa, PATS – Sistema Ford antifurto, retrovisores externos com ajuste el√©trico e indicador de dire√ß√£o,  AppLink, assist√™ncia de emerg√™ncia,  controle ativo da grade frontal, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, comandos de voz com fun√ß√Ķes de √°udio, telefone e navegador, duas entradas USB, leitura e envio de mensagens SMS.

Confira nosso vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QN1mbOKi_Vw

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            176     170

Torque (kgf.m)         22,5    20,6

Consumo cidade (km/l)      6,1      8,8

Consumo estrada (km/l)    8,3      12

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           4×4

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.693

Largura (mm)           1.765

Comprimento (mm)             4.269

Peso (Kg)      1.359

Tanque (L)    52

Entre-eixos (mm)     2.519

Porta-Malas (L)        356

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

 

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito