Avaliação РToyota Corolla 2.0 XRS Multi-Drive S Flex 2019

Postado em: 18, maio 2018 por Daniel Jacques

Fonte: http://autosgiros.com.br/ –  Fotos: Daniel Jacques

Uma das novidades da linha 2018 do Toyota Corolla foi a volta da vers√£o esportiva XRS. Ela j√° existiu na 10¬™ gera√ß√£o do modelo, que deu lugar √† 11¬™ em 2015. Pra come√ßar, na linha 2018 a vers√£o XRS √© mecanicamente id√™ntica √† XEi. Da mesma forma, a configura√ß√£o esportiva traz todas as caracter√≠sticas visuais da outra, com alguns acr√©scimos pontuais. Nem por isso a “nova” configura√ß√£o deixa de ser um carro bastante interessante, inclusive em seus itens exclusivos.

A linha 2018 do Toyota Corolla adota a nova linguagem global da marca japonesa. A versão XRS traz, na dianteira, faróis de LED com nivelamento automático. Ele também traz lanternas dianteiras com luz de posicionamento em LED, luzes diurnas (DRL) e faróis de neblina. Assim como as laterais e a traseira, outro diferencial da dianteira são as saias esportivas na parte inferior.

Na traseira, o que primeiro chama a aten√ß√£o √© o aerof√≥lio com luz de freio em LED. Ela traz tamb√©m uma linha cromada que ‚Äúinvade‚ÄĚ as lanternas (agora em LED). Esse ‚Äúfeixe‚ÄĚ atravessa as lanternas e segue nas laterais, se transformando em uma linha de cintura alta que acompanha as ma√ßanetas at√© o alto da roda dianteira. Ainda nas laterais, al√©m das saias, o acabamento em preto brilhante nas rodas de 17 polegadas real√ßam o perfil diferenciado desta vers√£o.

 O Toyota Corolla XRS traz, como um grande diferencial dentro da linha 2018 do modelo, o acabamento interno exclusivo em couro preto. Al√©m disso, a dire√ß√£o √© el√©trica e a coluna de dire√ß√£o tem regulagem de altura e profundidade.

O volante multifuncional traz controles de √°udio e telefone, paddle-shifts e uma alavanca para opera√ß√£o do controle de velocidade de cruzeiro. No centro do painel, uma tela de TFT de 4,2‚ÄĚ colorida exibe diversas informa√ß√Ķes sobre a condu√ß√£o, em proje√ß√£o tridimensional.

O console central conta com sistema multim√≠dia Toyota Play com tela LCD de 7 polegadas sens√≠vel ao toque. O sistema de √°udio √© compat√≠vel com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e r√°dio AM/FM. Ele conta ainda com sistema de navega√ß√£o GPS. TV digital e c√Ęmera de r√©; Bluetooth; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.

Sobre o interior, importante destacar o aumento do espa√ßo interno. Em parte, isto √© gra√ßas ao leve aumento da dist√Ęncia entre-eixos, que tamb√©m d√° um visual mais alongado ao sedan. Tamb√©m por isso, o porta-malas de 470 litros tamb√©m √© bastante interessante.

O Toyota Corolla XRS tamb√©m possui sistema de destravamento das portas por sensores na chave. Ele conta com sistema Push Start, que dispensa o uso da chave para dar a partida, e com espelho retrovisor interno eletrocr√īmico. O pacote inclui tamb√©m chave inteligente e acionamento do motor por bot√£o, entre outros itens de s√©rie.

 A motoriza√ß√£o 2.0 de 154 cavalos de pot√™ncia a 5.800 rpm com etanol. O torque m√°ximo √© de 20,7 kgfm a 4.800 giros com o mesmo combust√≠vel. Para ajudar a tirar o m√°ximo deste propulsor, a transmiss√£o autom√°tica CVT ‚Äď chamada pela Toyota de Multi-Drive ‚Äď conta com bot√£o Sport e op√ß√£o de trocas manuais. Elas podem ser feitas tanto na alavanca de c√Ęmbio quanto nos paddle-shifts atr√°s do volante.

Segundo dados da montadora, o Toyota Corolla 2.0 2018 (nas vers√Ķes XEi, XRS e Altis) acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade m√°xima de 199 km/h.

Assim como a linha 2018 do Toyota Corolla, a vers√£o XRS mostra por que o modelo √© l√≠der absoluto entre os sedans m√©dios no Brasil e o carro mais vendido do mundo. N√£o precisa nem dizer que √© um √≥timo carro, que entrega tudo o que se espera dele.  O c√Ęmbio Multi-Drive (CVT) tem √≥timas respostas, assim como a frenagem.

Dois detalhes que faltavam ao Corolla até então finalmente chegaram na linha 2018, que eram os controles de tração e estabilidade. Eles garantem ainda mais suavidade ao dirigir, mesmo em altas velocidades.

O consumo ficou pouco próximo do anunciado pela Toyota. Em cerca de 300 km de circuito misto (cidade e estrada), a média ficou em 9.9 km/l com o uso do modo Sport em alguns trechos. Na cidade, registramos 9.1 km/l, e, na estrada, 11.7 km/l.

Considerando a linha 2018 do Toyota Corolla, a versão XRS tem preço anunciado de R$ 110.390, e é R$ 5.540 reais mais cara que a XEi, (R$ 104.850) na qual é baseado. Por essa diferença, além do acabamento interno preto, o XRS traz um visual modificado, se não muito, em diversos detalhes.

Se o consumidor busca um Toyota Corolla, com seu perfil mais clássico (apesar do visual mais esportivo de toda a linha em relação à 2017), o XEi pode ser interessante. Contudo, se o que se busca é também um visual mais esportivo e exclusivo a diferença de valores não deve pesar tanto assim. A outra opção seria o topo de linha Altis, com mais itens de série, mas com preço R$ 117.900. Ponto para o XRS.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            154     143

Torque (kgf.m)         20,7    19,4

Velocidade M√°xima (km/h)           N/D     N/D

Tempo 0-100 (s)      N/D     N/D

Consumo cidade (km/l)      7,2      10,6

Consumo estrada (km/l)    8,8      12,6

C√Ęmbio          CVT com modo manual

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.485

Largura (mm)           1.775

Comprimento (mm)             4.620

Peso (Kg)      1.345

Tanque (L)    60

Entre-eixos (mm)     2.700

Porta-Malas (L)        470

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito