Coluna Mec√Ęnica Online | Como √© feito um caminh√£o?

Postado em: 14, Maio 2018 por Tarcisio Dias

Muitas pessoas gostariam de conhecer como um caminh√£o ou √īnibus √© fabricado? Faz parte do nosso trabalho acompanhar muitas linhas de produ√ß√£o e conhecer de perto os detalhes do processo. Ent√£o, hoje voc√™ ter√° o primeiro contato com uma linha de produ√ß√£o de caminh√Ķes e √īnibus.

Se você pensa que o lugar onde o caminhão nasce é sujo, barulhento, esfumaçado, com óleo e graxa por todo lado, errou feio. A fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP) é tão limpa que os 3700 funcionários trabalham com camisas impecavelmente brancas.

As √ļnicas marcas no ch√£o s√£o as que guiam os rob√īs que levam as pe√ßas √†s esta√ß√Ķes de trabalho, o barulho mais alto √© o ronco do teste dos motores e o √ļnico cheiro √© o de carro novo.

A produ√ß√£o se divide em quatro f√°bricas: motores, transmiss√Ķes, cabinas e chassis.

MOTORES

O cora√ß√£o do caminh√£o nasce aqui. As pe√ßas principais s√£o usinadas na primeira parte da f√°brica; na sequ√™ncia, os motores s√£o montados em um ambiente que ret√©m as impurezas do ar. Por fim, todos os motores s√£o testados por 20 minutos – e a energia gerada pelos dinam√īmetros serve para iluminar a f√°brica.

TRANSMISSÃO

Aqui s√£o fabricados os diferenciais, os eixos e as caixas de c√Ęmbio. Tudo √© feito de maneira sequenciada, o que significa que as pe√ßas certas v√£o se encontrar para criar o caminh√£o do jeito que o cliente pediu.

CABINAS

Tudo come√ßa com a soldagem das chapas. A estrutura √© constru√≠da por rob√īs e recebe duas pinturas: prime e top coat. A √ļltima fase √© a do acabamento, que monta os revestimentos, componentes eletr√īnicos, bancos, cabos e vidros.

CHASSIS

Os chassis entram na f√°brica de cabe√ßa para baixo para facilitar a instala√ß√£o das suspens√Ķes e dos suportes para as demais pe√ßas. Em seguida, chegam os eixos, o conjunto de motor e caixa de c√Ęmbio e, por fim, a cabina.

AGVs

A maior parte das pe√ßas utilizadas na f√°brica √© transportada por AGVs (ve√≠culos guiados automaticamente, na sigla em ingl√™s). S√£o rob√īs que se orientam por marca√ß√Ķes no ch√£o da f√°brica gra√ßas a um laser.

Tarcisio Dias √© profissional e t√©cnico em Mec√Ęnica, al√©m de Engenheiro Mec√Ęnico com habilita√ß√£o em Mecatr√īnica e Radialista, desenvolve o site Mec√Ęnica Online¬ģ (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o √ļnico centro de treinamento online sobre mec√Ęnica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias s√£o √ļteis para os autom√≥veis cada vez mais eficientes.

Coluna Mec√Ęnica Online¬ģ – Aborda aspectos de manuten√ß√£o, tecnologias e inova√ß√Ķes mec√Ęnicas nos transportes em geral. Men√ß√£o honrosa na categoria internet do 7¬ļ Pr√™mio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito