Avalia√ß√£o – Nissan Frontier 2.3 TD CD LE 4×4 Aut. 2018

Postado em: 27, abril 2018 por Daniel Jacques

Fonte: www.autosgiros.com.br/ – Fotos: Daniel Jacques

A 12¬™ gera√ß√£o da Nissan Frontier trouxe os in√©ditos chassi refor√ßado em ‚Äúduplo C‚ÄĚ e suspens√£o multilink que, em conjunto com o motor biturbo de 190 cavalos de pot√™ncia faz dela uma picape suave, robusta e potente

Determinada a crescer em um dos segmentos mais importantes do mercado brasileiro, a Nissan renovou totalmente a picape Frontier com a chegada da sua 12¬™ gera√ß√£o √†s ruas do pa√≠s. As mudan√ßas a modificaram para melhor, e atestaram a experi√™ncia de mais de oito d√©cadas da marca japonesa neste tipo de ve√≠culo. Ao todo, j√° foram mais de 14 milh√Ķes de unidades comercializadas em mais de 180 pa√≠ses.

Os destaques técnicos ficam por conta do chassi reforçado e a nova transmissão de sete velocidades do modelo que vem ganhando cada vez mais fãs. O pacote acaba sendo boa opção no mínimo bastante interessante para a sua faixa de preço, na casa dos R$ 167 mil.

O que primeiro chama a aten√ß√£o √© o visual. ‚ÄúHerdado‚ÄĚ da ‚Äúirm√£‚ÄĚ Navara -, nome que o modelo traz no mercado mexicano e em outros da Am√©rica Latina ‚Äď , a Frontier brasileira ganhou sua exclusiva cor Laranja Imperial, com a qual ela exibe com eleg√Ęncia sua grande robustez e suavidade ao encarar diversos tipos de terreno.

Na dianteira, a grade V-Motion (assinatura da marca) é cromada, assim como o acabamento dos faróis de neblina. Além disso, faróis frontais contam com temporizador e DRL (luz diurna) com assinatura em LED, e os para-choques são na cor do veículo. A nova Nissan Frontier traz ainda gancho dianteiro para reboque e para-brisa com proteção UV. No teto, antena e rack com acabamento prateado.

Ampliando a eleg√Ęncia da picape, as ma√ßanetas e os retrovisores externos s√£o cromados. Estes tamb√©m contam com ajustes e rebatimento el√©trico, al√©m de indicador de dire√ß√£o em LED. O estribo lateral, al√©m de facilitar o ingresso dos ocupantes, ajuda a dar dinamismo ao visual do modelo. A traseira traz ainda para-choques cromados e luz de freio em LED. A ca√ßamba conta com ganchos internos para fixa√ß√£o de carga.

O prazer de dirigir a 12¬™ gera√ß√£o da Nissan Frontier come√ßa a ser compreendida pelo motor 2.3 16V biturbo diesel eletr√īnico de 190 cavalos de pot√™ncia e 45,9 kgfm de torque. De √≥tima resposta, o propulsor garante uma condu√ß√£o tranquila tanto na estrada como em terrenos acidentados. E tamb√©m tanto na op√ß√£o 4√ó2 quanto 4√ó4.

Completando o powertrain, o novo c√Ęmbio autom√°tico de sete marchas com sistema 4√ó4 tamb√©m tem boa resposta, e ajuda bastante na dirigibilidade suave mesmo em longas viagens. Ele conta tamb√©m com a op√ß√£o de trocas sequenciais.

Outro grande acréscimo na nova geração da Nissan Frontier que também é fundamental para a sua estabilidade é a nova suspensão multilink que trabalha com um eixo rígido. Aliado a isso, o novo chassi reforçado, quatro vezes mais resistente que o da geração anterior.

Para isso ele ganhou a solu√ß√£o que a Nissan chama de ‚Äúduplo C‚ÄĚ: trata-se de oito barras transversais, com outro sobreposto por dentro com soldas cont√≠nuas. Assim, a picape fica ainda mais resistente √†s tens√Ķes de tor√ß√£o t√£o normais para ve√≠culos deste segmento. ‚ÄúA suspens√£o multilink √© um grande diferencial da nossa Nissan Frontier em rela√ß√£o aos concorrentes.

Gra√ßas a ele ela √© mais est√°vel, mais gostosa. Acrescento ainda o chassi duplo C, que ajuda neste perfil mais arrojado‚ÄĚ, destaca Rodrigo Sutello, gerente da concession√°ria IESA Nissan de Porto Alegre.

As mudan√ßas na nova Nissan Frontier continuam ao entrar na cabine. Assim como volante, manopla do c√Ęmbio e alavanca do freio de estacionamento, os bancos t√™m acabamento em couro, sendo que os dianteiros contam com aquecimento, e o do motorista tem regulagem el√©trica e ‚Äúzero gravity‚ÄĚ.

O modelo conta tamb√©m com sistema eletr√īnico de igni√ß√£o (bot√£o Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave. O volante multifuncional traz ilumina√ß√£o nos bot√Ķes e conta com regulagem de altura. Ele traz tamb√©m comandos do telefone e do controle de velocidade de cruzeiro. Por fim, as portas t√™m sistema de travamento autom√°tico, e o limpador de para-brisa traz controle intermitente ajust√°vel.

Al√©m dos airbags frontais para motorista e passageiro, a picape da marca japonesa conta com alarme com sistema imobilizador, c√Ęmera de r√©, cintos de seguran√ßa dianteiros de tr√™s pontos com limitador de carga e ajuste de altura. Na traseira, os cintos de seguran√ßa s√£o de tr√™s pontos nas laterais e de dois pontos no centro.

No console central, o ar condicionado digital dual zone garante a temperatura ideal para motorista e carona. O painel de instrumentos multifuncional colorido TFT de 5 polegadas garante uma boa visibilidade para todas as informa√ß√Ķes.

O sistema de áudio é o ótimo Nissan Multi-App com rádio AM/FM, CD player, MP3 com display colorido de 6,2 polegadas. Ele traz entrada auxiliar para MP3 player, conector USB, conexão à internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android. O sistema de som conta ainda com quatro auto-falantes e dois tweeters.

Nestes tempos de alta conectividade, a 12¬™ gera√ß√£o da Nissan Frontier traz duas tomadas de 12V no console central, uma acima do r√°dio e uma na ca√ßamba. Al√©m disso, conta com duas entradas USB no console e sa√≠das de A/C para o banco traseiro. Apesar de parecer simples, ainda √© comum encontrar modelos bem equipados mas que falham na hora de proporcionar posi√ß√Ķes para carga para celulares e smartphones, principalmente se for mais de um.

Na lista de itens de s√©rie, o amplo pacote tecnol√≥gico tamb√©m chama a aten√ß√£o. A picape conta com controles de tra√ß√£o e estabilidade (VDC), controle Inteligente de Descida (HDC), Freios ABS com controle eletr√īnico de frenagem (EBD) e assist√™ncia de frenagem (BA).

Sensor de estacionamento traseiro, sistema Inteligente de partida em rampa (HSA) e trava de segurança para crianças nas portas traseiras também estão presentes.

Nesta nova gera√ß√£o, a Nissan conseguiu apresentar uma nova picape. Bel√≠ssima por fora,, ela √© muito confort√°vel por dentro, e surpreende pela dirigibilidade macia, poss√≠vel gra√ßas √† uni√£o da nova suspens√£o multilink e o chassi em ‚ÄúDuplo C‚ÄĚ.

Aliado ao motor 2.3 biturbo diesel, a nova estrutura torna a Frontier 2017 realmente leve, mesmo em manobras, acelera√ß√£o ou frenagem. Com tudo isso, quase n√£o se sente o ‚Äúpeso‚ÄĚ de uma picape (n√£o fosse, claro, o seu tamanho).

O pacote tecnol√≥gico e de seguran√ßa n√£o decepciona, e o valor est√° dentro da m√©dia das grandes picapes do seu segmento. A marca japonesa j√° anunciou que deve trazer, em breve, novas vers√Ķes do modelo ao pa√≠s. Tudo dentro da sua determina√ß√£o em se tornar refer√™ncia tamb√©m no segmento de picapes. E ela est√° no caminho certo.

*FICHA T√ČCNICA:

Motor (combust√≠vel):           2.3L 16 v√°lvulas com turbocompressor

Pot√™ncia:       190 cv @ 3.750 rpm

Torque:          45,9 kgfm @ 2.500 rpm

Tra√ß√£o:          4√ó4

Transmiss√£o:           Transmiss√£o autom√°tica de 7 marchas com modo sequencial

Dimens√Ķes:  Comprimento (mm): 5.250

Largura (mm): 1.850

Altura (mm): 1.855

Altura livre do solo (mm): 190

Entre-eixos (mm): 3.150

Dire√ß√£o:         Hidr√°ulica

Suspens√£o:  Dianteira: Bra√ßo duplo com barra estabilizadora

Traseira: Multilink com molas helicoidais e eixo rígido, barra estabilizadora

Freios:           Dianteiro: Discos ventilados com ABS e EBD

Traseiro: Tambor com ABS e EBD

Pneus:           255 / 70 R16

Rodas:           Roda de liga leve de 16 polegadas

Velocidade m√°xima (km/h):          180

Acelera√ß√£o 0 a 100 km/h:  12,5s

Porta-malas: 1.050 litros

Tanque:         80 litros

Pre√ßos:          A partir de R$ 166.700

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito