Avaliação РVolkswagen Golf Variant Comfortline Tiptronic 1.4 TSi Flex 2018

Postado em: 13, abril 2018 por Daniel Jacques

Fonte: www.autosgiros.com.br/ – Fotos: Daniel Jacques

O Volkswagen Golf Variant traz as características que fazem do hatch médio Golf um dos grandes sucessos globais da marca alemã em um carro para toda a família. O Autos Giros testou a versão top de linha Highline e agora tenta responder a pergunta: Com preços na casa dos R$ 100.000, será que vale a pena?

Visualmente, a frente √© a mesma do ‚Äúoriginal‚ÄĚ. A √ļnica diferen√ßa √© que, na Variant, saem os LEDs das lanternas t.raseiras. Isso, claro, al√©m do comprimento do carro, 307 mm mais longo. As rodas s√£o de liga leve de 16 polegadas.

Dirigindo o carro, em alguns momentos ele lembra a antiga Volkswagen Parati, que foi um grande sucesso no Brasil principalmente na virada para os anos 1990. √Č quase como se fosse uma nova gera√ß√£o da velha Parati no s√©culo XXI, com um visual bastante renovado e muita tecnologia.

Produzido no M√©xico, ele √© feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB) da marca alem√£. A motoriza√ß√£o 1.4 de 150 cv garante uma condu√ß√£o bastante segura e eficiente, enquanto o c√Ęmbio autom√°tico de seis velocidades tiptronic, com op√ß√£o de trocas manuais na alavanca ou nos paddle s√£o bastante eficientes nas trocas, garantindo todo o controle que se espera de um carro do seu segmento.

O interior do Volkswagen Golf Variant agrada pelo espaço e pela beleza. Ele traz bancos com aquecimento em três níveis. Em couro escuro, os assentos têm o mesmo tom do acabamento interno das portas e do painel. Isto resulta em um habitáculo simples e bastante elegante. O banco traseiro conta com uma parte rebatível no centro, que traz dois porta-copos.

O volante multifuncional, tamb√©m de couro, tem base levemente achatada. Ele traz controle do piloto autom√°tico no lado esquerdo e telefone, r√°dio e computador de bordo no direito. Os vidros dianteiros e traseiros contam com acionamento el√©trico e fun√ß√£o ‚Äúum toque‚ÄĚ.

No painel, al√©m do computador de bordo central,  mostradores anal√≥gicos de conta-giros (tac√īmetro) e temperatura (na esquerda), e veloc√≠metro e combust√≠vel (na direita). Outro diferencial √© o teto solar que, totalmente aberto, vai da cabe√ßa do motorista at√© quase o porta-malas.

O ar-condicionado digital √© dual zone, e o sistema de infotainment ‚ÄúComposition Media‚ÄĚ tem tela sens√≠vel ao toque de 6,5 polegadas. Ele conta com r√°dio, pareamento de telefone por bluetooth, m√≠dia (para fotos e v√≠deos) e navegador. Al√©m disso, ele traz o sistema de comando de voz da Volskswagen, que √© muito intuitivo e funcional.

O √≥timo porta-malas comporta 605 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o espa√ßo sobe para 1.620 litros. Em rela√ß√£o √† seguran√ßa, o Golf Variant 2017 traz sete airbags: ‚Äď dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista.

Como auxiliares na condu√ß√£o, al√©m do piloto autom√°tico, o modelo traz tamb√©m sistema start-stop, limitador de velocidade, mantedor de dist√Ęncia autom√°tica para o ve√≠culo da frente e sensor de proximidade 360 graus. Para parar, o sistema de auto-estacionamento ajuda bastante.

O Volkswagen Golf Variant 2017 tamb√©m recebeu nota m√°xima em seguran√ßa para adultos e crian√ßas. Uma das raz√Ķes disto √© que o sistema Isofix de fixa√ß√£o de cadeirinha de crian√ßa conta com top tether, que permite a fixa√ß√£o da parte superior da cadeirinha.

Entre os itens de s√©rie, ele traz controle de tra√ß√£o (ASR), controle de estabilidade (ESC) e freio de estacionamento com o sistema ‚ÄúHill Assist‚ÄĚ. Bloqueio eletr√īnico do diferencial (EDS e XDS) distribui√ß√£o eletr√īnica de frenagem (EBD) tamb√©m est√£o presentes. Por fim, os far√≥is de neblina t√™m luz de convers√£o est√°tica.

Durante o período de testes, o consumo ficou com média de 8,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada, ambos abastecidos com gasolina. O que, se não chega a ser algo excepcional, também não é motivo para impactar negativamente.

Neste momento em que o Brasil vive a febre dos SUVs, a Volskwagen Golf Variant pode ser uma boa alternativa. Al√©m disso, h√° tamb√©m os ‚Äú√≥rf√£os‚ÄĚ das peruas (ou station wagons), j√° que este segmento tamb√©m j√° teve sua √©poca de ouro no mercado brasileiro (inclusive, a pr√≥pria Parati e a Quantum eram fortes concorrentes).

O Volkswagen Golf Variant une a eficiência e o estilo diferenciado do seu irmão hatch com o conforto e praticidade de uma perua. De fato, em termos de prazer de dirigir, com leveza e respostas rápidas, tanto do motor quanto do próprio carro, difícil um SUV compacto se aproximar.

O que pode afastar interessados, no entanto, √© o pre√ßo, em R$ 97.020 na vers√£o de entrada Comfortline, e R$ 107.980 na Highline testada. Contudo, ele sem d√ļvida oferece o que o seu valor custa e, no fim, para quem quer um carro espa√ßoso e eficiente mas, por exemplo, n√£o quer um SUV, ele tamb√©m pode ser uma √≥tima op√ß√£o.

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