Coluna “De carro por a√≠” por Roberto Nasser

Postado em: 13, Abril 2018 por Roberto Nasser

Tirando onda, o Civic S.I.

Se voc√™ quiser entender o esp√≠rito da vers√£o importada do Honda Civic, em morfologia cup√™ e dito S.I., deve procurar o significado das iniciais. √Č Sport Injection. Nada a ver com o sistema de alimenta√ß√£o, traduzido como Inje√ß√£o Esportiva mas, no caso, um aditivo de esportividade e, importante, n√£o √© para autom√≥vel, mas para o propriet√°rio.

Coisa coerente, o S.I. por si s√≥ porta um pacote de elabora√ß√£o. O motor L4, 1,5 litro, 16 v√°lvulas, inje√ß√£o direta, turbo, transversal dianteiro, em primeira gera√ß√£o, est√° no terceiro n√≠vel de pot√™ncia, atingindo 208 cv e 26,5 Nm em torque. Caixa mec√Ęnica de 6 marchas, tra√ß√£o frontal, freios a disco nas 4 rodas, todo o pacote eletr√īnico de seguran√ßa, buchas de suspens√£o em borracha, substituindo sistema hidr√°ulico, para maior percep√ß√£o e sensibilidade, barra estabilizadora com 26 mm de espessura.

Pacote ajeitado, agrad√°vel ao uso especialmente ao urbano, para absorver as irregularidades do piso, mas nada resolve em resultado esportivo. Para transformar autom√≥vel e seu condutor um bot√£o, ao p√© do console, muda a programa√ß√£o do autom√≥vel. Est√° indicado Sport, e premido reconfigura o mapa operacional: o acelerador se torna mais responsivo, amortecedores tem maior press√£o, dire√ß√£o mais precisa e, diz-se, o turbo eleva a press√£o a 1,4 bar.

O conjunto se transforma e o automóvel ganha aderência, seu comportamento para entrar, ficar e sair das curvas aproveitando o amplo torque do motor mostra-o de extrema agradabilidade. Freará melhor, responderá em menor tempo às demandas ao acelerador, desenhará melhor as curvas.

A mudan√ßa espelha desejo ‚Äď e alma ‚Äď dos usu√°rios. √Č uma das designa√ß√Ķes mais honestas no mundo do autom√≥vel, e seu uso muda inteiramente par√Ęmetros operacionais e o comportamento. Conjunto rodas de liga leve e pneus radiais 235x40x18 tenta harmonizar os dois tipos de uso e resistir a pequenos buracos.

Dirigi-o no surpreendente circuito Velocitta, em Mogi Gua√ßu, SP. Primeiro, com o modo Sport demandado. √ďtima experi√™ncia, avaliando como o S.I. se comporta e se manteria com vigor. Pensando como dona de casa na messe de levar meninos ao col√©gio ou ir ao supermercado, dei uma volta sem o programa de regulagem, e encontrei um carro normal, sobrevivendo √† demanda extra. Na pr√°tica, um bot√£o altera a personalidade, e o carro esperto de uso urbano, se transforma em um carro muito esperto e com dimensionamento mec√Ęnico apto a melhor aproveitar os novos par√Ęmetros de estamina solicitados.

N√£o espere encontr√°-lo para an√°lise ou test-drive num concession√°rio Honda. O primeiro lote, com adapta√ß√£o ao uso nacional, como um cent√≠metro a mais em altura livre do solo, e tratamento anticorros√£o alco√≥lica no sistema de alimenta√ß√£o, tem apenas 60 unidades ‚Äď menos da metade da rede.

Interessado, procure o revendedor e o material de divulgação, e dê um sinal para garantir a entrega. Restante para completar R$ 159.900, à entrega.

Ps. Como o revendedor n√£o investe para comprar a unidade, h√° margem para pedir descontos ou supervalorizar o usado oferecido como entrada.    

O que vende mais ? Bom produto ? Boa direção ?

Se a d√ļvida √© recorrente, a Volkswagen se candidata a responder tal quest√£o. Ser√° com o Tiguan, para mim o melhor utilit√°rio esportivo da pra√ßa. Mas se √© bom de acelera√ß√£o, velocidade, estabilidade, freios, seguran√ßa no rodar e pre√ßo, tem vendas desproporcionais. Dificuldade b√°sica foi afastada pela reconquista da autonomia da VW do Brasil em gerir suas vendas. Resultado desta defini√ß√£o, empresa reconquistou a peso de ouro de Gustavo Schmidt, ex-gerente comercial, para a vice presid√™ncia no setor. Em dupla com novo presidente Pablo Di Si, subiram 37% nas vendas, ascendendo ao segundo lugar no mercado ‚Äď e quer voltar a ser a primeira.

VW finalmente reagiu para entender o crescimento de vendas dos utilit√°rios esportivos, e o ter√° cinco modelos em dois anos, iniciando com o Tiguan.

Tiguan

Mexicano, isento de imposto de importa√ß√£o, agora constru√≠do sobre plataforma modular, √≥timo aproveitamento de espa√ßo, em especial na cabine. Leva o nome de Allspace. Transmiss√£o, autom√°tica, a DSG, sete marchas, mesma de seu primo Audi Q3, equipar√° vers√£o de topo. Ser√£o duas, com turbo e inje√ß√£o direta, quatro cilindros, 16 v√°lvulas. No topo, 2,0 litros e 220 cv, 350 Nm de torque. Mesmo aplicado aos Audi, tem inje√ß√£o direta na cabe√ßa dos pist√Ķes e indireta no coletor de admiss√£o. Disposto, sai da imobilidade aos 100 km/h em not√°veis 6,8s e crava final de 223 km/h. Motor 2 litros indica a disponibilidade de sete lugares.

Op√ß√£o de entrada, exemplo de redu√ß√£o de pesos e medidas, o 1,4 litro, 150 cv, 250 Nm de torque ‚Äď constru√≠do pela VW Brasil em S√£o Carlos, SP. 10 cv a mais relativamente √† vers√£o anterior, nascidos com a troca de pist√Ķes e an√©is de segmento, recalibragem da Centralina. Transmiss√£o autom√°tica 6 velocidades, vai de 0 a 100 km/h em 9,5s e arranha os 200 km/h em velocidade final. √Č √°varo em consumo. Motor menor n√£o tem op√ß√£o de tra√ß√£o total.

Muda tudo

Nome igual, tudo diferente. Maior, mais largo, mais baixo, maior dist√Ęncia entre eixos. Na pr√°tica melhora o comportamento din√Ęmico e a habitabilidade.

Externamente cinco cores, s√≥lida Branca; met√°licas Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum, e a perolizada Preto Mystic ‚Äď estes intelectuais criadores de nomes de cores deveriam exemplificar o que inspira a Preto M√≠stico? Um pai de santo na Bahia? ‚Ķ Rodas em liga leve 17, 18 ou 19 polegadas de di√Ęmetro. Estas e a decora√ß√£o da grade frontal mudam de acordo com a vers√£o.

Traseira harmonizada com l√Ęmpadas a LED. Dentro, painel digital com v√°rias configura√ß√Ķes, sistema de infodivertimento voltado ao motorista. Ao uso encaixes perfeitos entre pain√©is, t√≠picos da qualidade construtiva alem√£, grande modularidade dos bancos e ganho de espa√ßo no porta-malas. H√° jeito para transportar a prancha de surf que voc√™ nunca levar√°.

As vers√Ķes 2.0 tem tra√ß√£o total e relativa facilidade de andar, com estabilidade, em estradas de terra. Nada a ver com jipes e outras grosserias mec√Ęnicas para trabalhos √≠nvios como arrancar toco ou rebocar caminh√£o carregado e atolado, mas andar safo e seguro em locais sem pavimenta√ß√£o.

Adicionalmente, vers√£o R Line. Em tese o R sugere sobre rendimento obtido por elabora√ß√£o da mec√Ęnica, como fazem M na BMW, SVO na Ford, AMG na Mercedes, S para Audi. Mas n√£o ocorre. A diferen√ßa √© apenas decorativa.

Eletr√īnica foca em conforto, e o Tiguan segue o Manual Cognitivo apresentado com o Virtus, apto a responder quest√Ķes do motorista sobre seu uso.

Quanto custa

 

Vers√£o R$
Allspace 250 TSI 124.990
Allspace Comfortline 250 TSI 149.990
Allspace R-Line 179.990

  Vender√° bem? N√ļmeros dir√£o.

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Bom dia, viado.

Imagino ter sido esta a frase ouvida por S√£o Pedro, no balc√£o do SAC celeste, ao receber meu primo Fernando ‚Äď Luiz Fernando Macedo Nasser, 1951-2018. Vendo registros das a√ß√Ķes crist√£s na passagem terrena, para dar destino aos chegantes, ter√° dito: – Bom dia, Fernando. E ouvido, em alto e bom som, a frase t√≠tulo.

Nada pessoal, mas característica do sujeito de bom porte, voz forte, deficiência auditiva levando-o à contra posição de falar alto, e à peculiar saudação com o termo institucionalizado e já não descritivo.

Ex-quase engenheiro carioca, levado a criar gado no interior mineiro, foi generoso, carinhoso, um aglutinador. Há dez anos encerrou a messe pecuária e se assumiu fiscal da natureza em Teófilo Otoni, MG, tão quente quanto o natal Rio de Janeiro, porém sem mar.

Foi-se aos 67 do mal dos Nasser: cora√ß√£o. A 50% dos descendentes de √°rabes falta uma enzima no f√≠gado, e este, discreto comandante do organismo, excreta poderosas doses de gordura, formando os ateromas, o lixo aderente √†s paredes das veias e art√©rias, diminuindo seu di√Ęmetro, atrapalhando a circula√ß√£o, levando ao entupimento e √° interrup√ß√£o do fluxo sangu√≠neo, o infarto.

Perdi primo fraterno e atento leitor. Contudo o pessoal do andar de cima estar√°¬≠ feliz com o conv√≠vio, ap√≥s o susto da inusitada, sonora e diuturna sauda√ß√£o. (RN)

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 O novo Cruze

General Motors exibiu substitutos 2019 para os Cruze sed√£ e hatch, segundo ciclo para o atual modelo, enfatizando altera√ß√Ķes em estilo, seguran√ßa, motoriza√ß√£o. Para marcar, mudan√ßa frontal, para-choques, grupo √≥ptico e grade, com inequ√≠voca m√£o coreana de estilo. Internamente maior conectividade; tela com 17,5 cm; Wi-Fi Hot Spot 4G LTE. E confortos eletr√īnicos de seguran√ßa democratizados em carros concorrentes √† mesma categoria: alerta de ponto cego; de tr√Ęnsito posterior; sistema de parqueamento autom√°tico.

Mudanças serão incorporadas aos Cruze montados na Argentina para a modelia do próximo ano. Motorização 1,5 litro, L4, turbo, 140 cv.

Alfa Romeo terá cupê, o Sprint

Renascendo com esportivo 4C, sed√£ Giulia, utilit√°rio esportivo Stelvio, Alfa Romeo gesta cup√™ derivado do Giulia. Chamar-se-√° Sprint, garante a inglesa Autocar, como as revolucion√°rias Giulia e Giulietta aos anos ‚Äô50. Mec√Ęnica refinada, para combater vers√Ķes perform√°ticas das marcas Premium: Audi RS5Mercedes-Benz C63 S CoupeBMW M4 DTM. Miss√£o aos tracionados por motor V6, 2,9 litro, turbos, e 641 cv. Vers√£o econ√īmica ser√° L4, 2,0 litros e 345 cv. A nova intimidade da Alfa com a F√≥rmula 1, mesclada com a Sauber, agregar√° ao Sprint vers√£o do sistema HY-KERS, da Magneti Marelli aplicado ao Ferrari La Ferrari. √Č motor el√©trico com energia para fortificar a curva de torque do motor a gasolina. Reduz emiss√Ķes, consumo, aumenta performance.

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Roda-a-Roda

Come√ßou ‚Äď Nissan iniciou produzir pr√©-s√©rie dos picape Nissan Frontier na f√°brica Renault de Santa Isabel, Argentina. Ter√° mais op√ß√Ķes ante o modelo trazido do M√©xico.

Caminho ‚Äď Primeira fornada √© para aferir sequ√™ncia de opera√ß√Ķes, ajuste de m√°quinas, afina√ß√£o de processos, valida√ß√£o de partes vindas de fornecedores. Tudo entrosado, iniciar-se-√° a fabrica√ß√£o. Vendas? In√≠cio segundo semestre.

Depois ‚Äď Ap√≥s, com meia d√ļzia de altera√ß√Ķes, ser√° vendido pela Renault como Alaskan e, pr√≥ximo ano, em mudan√ßas maiores, como Mercedes Classe X.

Fora ‚Äď Surpreendentemente o Grupo Gandini, importador da coreana Geely, com superficial montagem no Uruguai, desistiu da representa√ß√£o. Geely √©, dentre as chinesas, das mais promissoras para neg√≥cios futuros.

Maior ‚Äď Direta ou indiretamente est√° envolvida com Lotus; taxis ingleses; sueca Volvo; malaia Proton, e nova opera√ß√£o Lynk&Co. Seu controlador, poderoso chin√™s Li Shufu tem, pessoalmente, 9,5% da Mercedes-Benz. √Č o Mr. China.

Resultado ‚Äď Sorrisos na FCA com os primeiros tr√™s meses na It√°lia: 28,7% das vendas, liderando segmentos com Fiat X500, Renegade, Compass, Alfa Stelvio; dos mais vendidos, os quatro primeiros e o sexto lugares. Panda √© o l√≠der.

Premium ‚Äď No Brasil Mercedes-Benz fechou primeiro trimestre liderando segmento com 2.551 unidades e 37,8% das vendas. 8% de crescimento em rela√ß√£o a 2017.

Mix – Segredo est√° no rejuvenescimento da marca e na conforma√ß√£o est√©tica do GLA, segundo mais vendido em 722 unidades. L√≠der, o Classe C, com 915.

Recome√ßo ‚Äď JAC lan√ßar√° 2¬™ feira op√ß√£o do utilit√°rio esportivo T40, hoje o mais vendido de sua linha: transmiss√£o CVT fazendo as vezes de autom√°tica.

Curiosidade ‚Äď Issao Misogushi, presidente da Honda, com primeira unidade do importado Civic Cup√™ S.I. Curiosidades: n√£o requisitou, mas comprou, e n√£o o fez √† f√°brica com desconto, mas em concession√°rio, e a pre√ßo de tabela.

Vida de cliente, recebeu telefonema para retir√°-lo, – e n√£o estava pronto.

Neg√≥cio ‚Äď Volkswagen vendendo up! tsi, o turbo, com desconto de R$ 4 mil e financiamento dito como sem juros.

Marco ‚Äď MAN festeja 25 anos de produ√ß√£o do Volksbus e seus bons resultados de vendas, exporta√ß√Ķes e montagem em outros pa√≠ses. N√£o registrou a curiosidade de ter nascido como √īnibus Ford, ficando com o produto quando da separa√ß√£o entre VW e Ford, unidas como Autolatina para tentar se salvar.

De novo ‚Äď A boa f√≥rmula do taxi ingl√™s, amea√ßado de findar-se pelas exig√™ncias de emiss√Ķes e a crescente proibi√ß√£o de circular em Londres, motivou a London Electric Vehicle a projetar novo modelo. El√©trico, baixo peso na carrroceria, obtido com alum√≠nio fornecido pela laminadora Novelli, para reduzir peso e aumentar autonomia.

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