Avaliação РRenault Kwid Intense 1.0 12v SCe 2018

Postado em: 6, Abril 2018 por Zeca

Fotos: Marcus Lauria

O Kwid começou bem e chegou a ameaçar a liderança do mercado de veículos só não a conquistando pela capacidade de produção não estar adequada e pelos problemas com freios e recalls, agora já todo ajustado, carregando três estrelas no LatinNcap ele está de volta às concessionárias e a vendas foram reabertas.

Ele inaugurou o mercado de SUVs compactos ‚ÄúCUV‚ÄĚ (Compact Utily Veichele) que veio seguido pelo Ford KA Freestyle e carros que ainda vir√£o com essa configura√ß√£o inventada pelo marketing, como JAC T20 (baseado no J2). As dimens√Ķes do Kwid s√£o: comprimento de 3,68m, largura de 1,57m, altura de 1,47m e entre-eixos de 2,42m, com um peso de 798 kg e porta malas de 290 litros, n√ļmeros esses que  podem nos surpreender em dois sentidos, primeiro que ele parece bem maior por fora do que √© por dentro, achei o carro lateralmente apertado, cinco no banco traseiro acho pouco prov√°vel para n√£o dizer imposs√≠vel at√© porque se resolver se apertar l√° atr√°s at√© conseguem por√©m n√£o √© muito confort√°vel.

Ele √© estreito mas tem um porta-malas surpreendente de 290 litros, o VW Polo e o  Fiat Argo, de segmentos maiores, por exemplo, possuem 300 litros. As solu√ß√Ķes de espa√ßo da Renault est√£o de parab√©ns! O Kwid al√©m dos 4 air-bags teve estrutura refor√ßada em nosso Pa√≠s para obter as boas 3 estrelas no teste de colis√£o, o Brasileiro usa 70% de a√ßo e 30% de a√ßo refor√ßado na estrutura fazendo nosso CUV receber 120 kg a mais que o indiano de m√° fama em crash testes.

Na unidade testada os freios estavam adequados e funcionais, com certeza a Renault j√° resolveu os problemas que atrasou a comercializa√ß√£o. Outra surpresa do Kwid com 18cm de eleva√ß√£o do solo √©  mais alto ou t√£o quanto que alguns ‚ÄúCrossovers de padaria ou de aventura para  levar filhos no col√©gio‚ÄĚ

Mais baixo que ele por pouco o Honda HR-V que tem 17,7 cm  e quase a mesma dist√Ęncia do solo que seu parente de marca, j√° o Sandero Stepway que possui 18,5 cm.  A altura te salvar√° de alguns buracos, valetas ou quebra-molas. Por essa altura do solo e √Ęngulo de ataque e de sa√≠da recebeu o selo de SUV pelo Inmetro.

Mas n√£o pense que voc√™ pode coloc√°-lo em trilhas ou estradas mais ousadas, sua casa √© o asfalto e ponto final, por√©m em estradas de terra batida com ondula√ß√Ķes vai muito bem. tendo √Ęngulos de ataque e de sa√≠da maiores e melhores que do Captur e que do Honda HRV; sendo esses 24 graus de entrada e 40 graus de sa√≠da .

A vers√£o testada Intense vem com rodas aro 14, cal√ßadas em pneus 165/70 R14, com o sistema Multim√≠dia Media Nav, que traz entrada USB mas n√£o espelha o celular, por√©m tem GPS Integrado, c√Ęmera de r√©, trio el√©trico sendo que vidros el√©tricos somente nas portas dianteiras abertura el√©trica do porta-malas, rodas Flexwheel (rodas de ferro com calotas na cor chumbo) e chave canivete, al√©m do sistema S√£o seis op√ß√Ķes de cores: Orange Ocre, Vermelho Fogo, Branco Marfim, Branco Neige, Prata √Čtoile e Preto Nacr√©. Os materiais s√£o de boa qualidade, n√£o observei rebarbas nem encaixes mal feitos, Kwid nessa vers√£o intense vem bem equipado.

√Č dada a partida no motor SCE tr√™s cilindros, transversal, em linha, 1.0, 12V, comando duplo (sem varia√ß√£o de fase), inje√ß√£o multiponto Pot√™ncia 70/66 cv a 5.500 rpm, com torque de 9,8/9,4 kgfm a 4.250 rpm, n√ļmeros que n√£o parecem t√£o expressivos at√© voc√™ acelerar carrinho. O barulho dos tr√™s cilindros agrada e a vibra√ß√£o caracter√≠stica n√£o incomoda tanto, ent√£o vamos para o teste em movimento.

Apesar do banco n√£o ter ajuste de altura e volante, esse igualmente est√°tico com comandos do r√°dio e telefonia, o Kwid me recebeu bem, tenho 1.73 e a posi√ß√£o ficou perfeita, mesmo com poucos ajustes.  O carrinho anda muito bem, surpreendente o casamento com o c√Ęmbio curto e seco, o carro √© muito esperto mesmo, imagino o que n√£o seria este carro com o comando vari√°vel ou com um motor 1.6.

O ar-condicionado gela bem, em uma √°rea segura usada por auto-escola em meu bairro, fechada e vazia resolvo dar uma ‚Äúesticada‚ÄĚ r√°pida. Primeira marcha acelero com vontade e jogo a segunda e o pneu canta, sigo com p√© embaixo no final do curso e o Kwid canta pneus novamente at√© na terceira marcha mostrando muito f√īlego.

O comportamento din√Ęmico dele me deixou com largo sorriso no rosto, convidando a acelerar e  me lembrando do Fiat 500 que eu vendi h√° pouco tempo, o carro aponta muito bem, rola pouco e me lembra um Kart obedecendo os comandos quando voc√™ resolve coloc√°-lo em certo local, um excelente brinquedo de gente grande. Fiz compras com o Kwid colocando peso dentro da capacidade e at√© mesmo deitando o banco traseiro e mesmo assim seu desempenho n√£o piorou.

Guerreiro, eu n√£o me arriscaria em dizer que √© compar√°vel ao Fiat Uno de tempos atr√°s, s√≥ que mais moderno, econ√īmico, seguro e equipado, surpreendente.  A m√©dia na cidade com gasolina foi de 13 Km/l com o ar ligado o tempo todo, tamb√©m muito bom. Em viagens longas o tanque merece aten√ß√£o pois √© pequeno volumetricamente, recebendo apenas 38 litros. Mas como disse o carro √© ‚Äúurbanoide‚Äú.

O que demora para se acostumar no uso diário do carro é a trava das portas e os comandos do vidro no painel, trava essa que precisa ser acionada para sair do carro, me levando a alguma preocupação em caso de pane elétrica, também não gostei de ter apenas dois auto-falantes e do barulho do tampão do porta malas que aliás merecia um comando de abertura externo.

O Kwid realmente é um carro bem interessante pra você que busca segurança economia e bom preço, se mostrando também um queridinho nas revendas da marca, mostrando ser o Renault com a menor desvalorização no mercado.

CONTINUA NA P√ĀGINA 2

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito