Coluna Alta Roda РDIVERSIFICADO SALÃO DE GENEBRA

Postado em: 16, março 2018 por Fernando Calmon

Tempestades fortes de neve, na semana anterior √† abertura, parecem ter proporcionado um alento ao Sal√£o de Genebra, que se encerra no pr√≥ximo domingo. Essa exibi√ß√£o anual vem sofrendo forte retra√ß√£o de rentabilidade, a exemplo de outros sal√Ķes, mas mant√©m seu charme de exposi√ß√£o enxuta e atraente. Esta edi√ß√£o est√° bem recheada por mais de 20 lan√ßamentos mundiais de peso.

Frenesi el√©trico continua como elemento importante em v√°rios estandes, mas come√ßa a perder algum f√īlego. Fabricantes ‚Äď BMW, Nissan, Renault e Tesla ‚Äď que se anteciparam nessa corrida tecnol√≥gica alcan√ßaram, at√© agora, resultado financeiro bem aqu√©m do imaginado. Jaguar, por exemplo, estreou seu primeiro el√©trico, o SUV m√©dio I-Pace baseado no F-Pace, mas tratou de terceirizar a produ√ß√£o para a austr√≠aca Magna Steyr, sem prever volumes. Nissan estreou o crossover el√©trico IMx Kuro.

Volkswagen completou sua fam√≠lia conceitual I.D. de modelos el√©tricos com o Vizzion, previsto para entrar em linha em 2022. Ser√° o modelo topo de gama e gra√ßas √† arquitetura enxuta t√≠pica pode oferecer rela√ß√£o espa√ßo interno/externo bem superior √† convencional. Tamb√©m anunciou in√≠cio do servi√ßo pr√≥prio de transporte compartilhado chamado MOIA. Renault EZ-GO, micro-√īnibus aut√īnomo conceitual, igualmente entra nessa onda de mobilidade alternativa.

Ainda na vertente el√©trica, Porsche tem o Mission E Cross Turismo de linhas inspiradas no sed√£-cup√™ Panamera e tra√ß√£o 4×4. Espera-se que vers√£o definitiva n√£o se renda √† ‚Äús√≠ndrome dos penduricalhos‚ÄĚ, pois o exibido em Genebra recebeu apliques nos arcos de rodas.

Entre os carros convencionais um dos destaques é a nova geração do Audi A6, de linhas equilibradas e atraentes. Mercedes-Benz não ficou para trás. Um dos modelos que mais chama atenção é o sedã-cupê de quatro portas AMG GT-R. Há, também, nova geração do Classe A e revitalização do Classe C a ser produzido em Iracemápolis (SP). BMW reformulou o X4, suavizando as linhas traseiras volumosas, com montagem prevista em Araquari (SC); apresentou, em estágio de pré-produção, o elegante M8 Grand Coupé.

Entre os carros que interessam ao mercado brasileiro de grande volume, destaque para o C4 Cactus, segunda gera√ß√£o. A Citro√ęn confirmou produ√ß√£o em Porto Real (RJ). Lan√ßamento previsto para o terceiro trimestre e vidros de descer nas portas traseiras sem o sistema basculante original. Ford Ka apareceu em espa√ßo meio escondido no estande com retoques visuais tamb√©m previstos para o modelo brasileiro, inclusive no interior.

Skoda Vision, embora bem disfar√ßado principalmente na parte interna, antecipa o VW T-Cross a ser produzido em S√£o Jos√© dos Pinhais (PR), a partir de janeiro do pr√≥ximo ano. Ambos usam arquitetura MQB e mesma dist√Ęncia entre eixos do Virtus.

Outros modelos novos em Genebra que serão importados: quarta geração do Hyundai Santa Fe ganhou linhas mais rebuscadas, Peugeot 508 demonstra enriquecimento estilístico da marca francesa e Lexus UX, boa evolução do CT200 Hybrid.

O Salão reserva um bom espaço para supercarros esporte. Este ano, a desconhecida Corbellati promete lançar um cupê de 1.800 cv que seria o de maior potência do mercado, sem revelar pormenores. Se vai vingar, é outra história.

RODA VIVA

VELOCIDADE de mudan√ßas na mobilidade faz surgir previs√Ķes surpreendentes. Hoje, Apple √© a empresa de maior valor de mercado no mundo, cerca de US$ 900 bilh√Ķes. Por√©m, diversifica√ß√£o dos grupos automobil√≠sticos e seu crescimento na √°rea de servi√ßos podem mudar isso dentro de 10 a 15 anos. Estimativa de Herbert Diess, da VW, em entrevista √† Automotive News.

RENAULT inaugurou nova ala na f√°brica no Paran√°: inje√ß√£o de alum√≠nio para componentes do motor 1.6 L, que representa 60% das unidades produzidos. Encerra o ciclo de R$ 3 bilh√Ķes investidos. Novos aportes s√≥ ser√£o definidos ap√≥s conhecimento do programa federal Rota 2030. ‚ÄúSem vis√£o de futuro, n√£o d√° para saber onde e em que investir‚ÄĚ, posi√ß√£o da empresa.

NOVO SUV da Jaguar, F-Pace estreia aqui como o modelo de entrada da marca. Motores 2.0 turbo de 250 cv e 300 cv, da recente s√©rie Ingenium de projeto pr√≥prio (antes eram da Ford). Seu comportamento, na avalia√ß√£o de pista, √© de grande agilidade pois tem apenas 1,65 m de altura e posi√ß√£o ao volante pr√≥xima a de um autom√≥vel. Pre√ßos de R$ 222.300 a 278.080.

√āNIMO da Nissan para importar em 2019 a segunda gera√ß√£o do el√©trico Leaf ‚Äď bem melhor que a primeira e com o dobro de autonomia (300 km) ‚Äď veio de pesquisa encomendada por ela mesma. At√© 80% dos compradores do nosso continente aceitariam a alternativa. Problema, como sempre, √© pre√ßo em patamar desanimador.

PASSAT, agora, √© importado em vers√£o √ļnica, com um s√≥ opcional: teto solar. Pre√ßo de 164.620 e recheado de equipamentos (de dois bancos el√©tricos a quadro de instrumentos digital reconfigur√°vel). Amplo espa√ßo interno, √≥timo porta-malas e motor 2-litros turbo de 220 cv de √≥timap egada. Compete em segmento de grande oferta e compradores exigentes.

Contatos do autor: fernando@nullcalmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito