Avaliação РVolkswagen Fox 1.6 MSI Xtreme Flex 2018

Postado em: 16, Março 2018 por Zeca

Fotos: Marcus Lauria

Dizem que o VW Fox está prestes a sair de linha mas isso não tira o interesse dos compradores desse carro. O Fox nunca vendeu tanto e também nunca teve um preço tão atrativo e nem pacotes tão recheados, assim acredito que a VW dê uma sobrevida ao modelo até 2019.

Hoje a marca s√≥ disponibiliza duas vers√Ķes para o Fox, a Connect e o Extreme, ambas bem completas com motor MSI 8V e partindo de 51 mil reais e chegando aos 55 mil reais, por√©m as concession√°rias t√™m margem para negociar o modelo se voc√™ ficar realmente interessado. Avaliamos o modelo mais completo da gama 2018 o VW Fox Extreme que mistura os estilos aventureiro e esportivo sem carregar o t√£o pol√™mico estepe na tampa traseira.

De bom gosto, o ‚ÄúXtreme‚ÄĚ traz elementos do Crossfox e do Fox Run. O Fox Xtreme chama muita aten√ß√£o, principalmente na cor que testamos, um vermelho bastante chamativo que faz ressaltar os detalhes em preto como  ma√ßanetas, fenders afilados (bordas pl√°sticas das caixas de rodas), rack de teto, local da placa traseira e retrovisores com seta.

O Xtreme tamb√©m traz uma linda frente bem pronunciada com grade do tipo colmeia, marcada pelo para-choque frontal – com assinatura ‚Äú Chrome Effect ‚Äú que avan√ßam pela lateral -,  far√≥is de duplo facho com m√°scara negra que lembram o Golf e far√≥is de neblina de tripla fun√ß√£o sendo elas, luz de convers√£o est√°tica-direcional  (n√£o s√£o cornering light pois o facho √© est√°tico e n√£o m√≥vel), luz de neblina e facho de longo alcance.

O ‚ÄĚmust‚ÄĚ est√° nas rodas aro 16 diamantadas de codinome ‚Äúmodena‚ÄĚ, nome italiano em uma marca alem√£ de um carro brasileiro, viva a globaliza√ß√£o, cal√ßadas em pneus Pirelli P7 195/55 R16. Mais um giro no Xtreme chegamos a traseira, l√° observei o logo da marca munido de ‚ÄúEasy Trunk‚ÄĚ  e adesivo Xtreme  logo abaixo, lanternas afiladas s√£o escurecidas assim como na dianteira, com efeito fum√™ e o brake light integrado ao aerof√≥lio bem  pronunciado na cor preta com a antena logo acima.

Já andei no Polo Comfortline, entrei no Virtus e ainda assim prefiro o interior e o acabamento do Fox, onde se vê e sente claramente a evolução da manufatura. Tudo que citarei são itens de série e não há opcionais para colocar no seu Xtreme a não ser a cor do veículo. Com teto todo escurecido dando ar mais esportivo e com bancos extremamente acolhedores em Bi-tom , desenhos triangulares e dois tipos de textura onde ambas recebem costura na cor vermelha o Fox transmite bom gosto e requinte sem deixar a esportividade de lado.

O painel √© todo de pl√°stico bi-tom assim como nas portas e ma√ßanetas internas com tom prateado e os bot√Ķes contam com ilumina√ß√£o na cor vermelha. Ao olhar em fotos as pessoas acham que os bancos s√£o em couro de t√£o bem acabados que s√£o. Pena √© a VW ter deixado o melhor para a maioridade do Fox.De s√©rie este Fox j√° vem com a excelente central 6,5 polegadas ‚Äútouch screen‚ÄĚ de nome chique  (infotainment Discover Media) e com conectividade Android e Apple onde tamb√©m eventualmente s√£o mostrados  o conjunto de manobras formado pelo sensor de r√©,c√Ęmera de r√© ,aliados ao retrovisor com ‚Äútilt-down‚ÄĚ.

A lista de equipamentos √© excelente anote ai: Park pilot” – sensores de estacionamento traseiros,”ABS” – freios com sistema antitravamento e “EBD” – freios com distribui√ß√£o eletr√īnica de frenagem,”Aerowischer” – palhetas do limpador de para-brisa com design aerodin√Ęmico,”Cluster welcome” – acendimento autom√°tico do cluster ao abrir a porta do motorista,”Easy drive” – dire√ß√£o el√©trica,”I-System com Eco-comfort” – computador de bordo,”Keyless” – sistema de alarme com comando remoto,”Piloto autom√°tico” – controle autom√°tico de velocidade,”Sit & Adjust” – banco do motorista com ajuste milim√©trico de altura, “Smart seat” – banco traseiro rebat√≠vel (encosto e assento), 2 airbags (passageiro e motorista), 2 apoios de cabe√ßa no banco traseiro com ajuste de altura, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Aerof√≥lio traseiro em preto brilhante, Al√ßas de seguran√ßa dianteira e traseiras no teto,Antena no teto,Ar-condicionado com filtro de poeira e p√≥len,Chave tipo “canivete” com comando remoto, Cintos de seguran√ßa dianteiros com pr√©-tensionador e limitador de carga, Cintos de seguran√ßa traseiros laterais de 3 pontos com retorno autom√°tico, Coluna de dire√ß√£o com ajuste de altura e profundidade, Colunas centrais externas com aplique preto, C√Ęmera traseira, Desemba√ßador traseiro, Espelhos.

Al√©m de retrovisores externos eletricamente ajust√°veis com fun√ß√£o tilt down no lado direito,Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de dire√ß√£o integradas,Far√≥is auxiliares com tripla fun√ß√£o: neblina, longo alcance e “Cornering Light”,Far√≥is duplos com m√°scara escurecida,Lanternas traseiras escurecidas,Lavador e limpador do vidro traseiro,Limpador do para-brisa com temporizador,Luz de leitura dianteira,Moldura na lateral do ve√≠culo,Moldura nas caixas de roda,Painel de instrumentos com conta-giros, veloc√≠metro e marcador do n√≠vel de combust√≠vel,Para-choques na cor do ve√≠culo com detalhes em “Chrome effect,Para-sol com espelho para motorista,Para-sol com espelho para passageiro,Racks de teto longitudinais,Rodas de liga leve aro 16” “Modena” com pneus 195/55 R16 (segundo o site da VW mas vieram 195-50), Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-Connect,Soleira nas portas dianteiras,Tampa do porta-malas com abertura por controle remoto,Travamento el√©trico das portas e porta-malas (com controle remoto),Volante multifuncional revestido de couro com apliques e comandos do sistema de som e do “I-System” bem recheado n√£o √© mesmo? 

Com suspens√£o de Crossfox o altinho tem buchas refor√ßadas ,na dianteira √© tipo Mc Pherson, com barra estabilizadora, roda tipo independente na Traseira  conta com eixo de tor√ß√£o e tamb√©m e molas helicoidais e amortecedores recalibrados,o famoso arroz com feij√£o com o tempero a mais da barra dianteira.

O motor 4 cilindros MSI 8v gera at√© 104 cv e 15,6 kgfm a 2500 RPM a tra√ß√£o √© dianteira e o zero a 100 com o excelente c√Ęmbio de 5 marchas se d√° aos 10,6 segundos ,uma excelente marca devido ao peso pot√™ncia de 10,3,nada mal. O propulsor ainda usa correia dentada, comando de v√°lvulas simples no cabe√ßote com tuchos hidr√°ulicos e taxa de compress√£o de 12:1:1 as revis√Ķes s√£o em 10 e 10 mil km mas aconselho a troca de √≥leo a cada 5mil km ou a cada seis meses e o √≥leo correto √© o 5w40.

O arrefecimento deste motor √© important√≠ssimo bebendo 60% de agua desmineralizada e 40% de monoetilenoglicol (aditivo). A velocidade m√°xima divulgada √© de 183 km. Para levar o nosso Fox at√© a in√©rcia temos discos dianteiros ventilados e tambores traseiros com assist√™ncia ABS e EBD e dois airbags frontais. O Fox tem 3.86 M de comprimento,pesa 1070 kg e tem entreeixos  de 2,47 metros e 1,66 m de largura o que garante bom espa√ßo interno tanto para ocupantes dianteiros quanto traseiros. A mala carrega 270 litros e o tanque aceita at√© 50 litros tanto de gasolina quanto de etanol em qualquer propor√ß√£o.

Com posi√ß√£o elevada de dirigir o FOX oferece campo de vis√£o privilegiado uma suspens√£o justa por√©m n√£o √© desconfort√°vel,senti o caro bem na m√£o,bem comportado apesar desta vers√£o ser mais altinha tendo quase 16 cm em rela√ß√£o ao solo, como a roda √© grandinha e o perfil do pneu baixo 205-50, algumas batidas mais secas podem ser escutadas e h√° que se ter cuidado com valetas e cal√ßadas para n√£o machucar as lindas rodas,o carro n√£o √© t√£o grande e aponta bem nas curvas s√≥ rolando dianteira no limite,o comportamento din√Ęmico surpreende , os pneus Pirelli cinturato P7 s√£o muito bons por√©m no molhado n√£o tem um desempenho t√£o bom alertou-me  Marcelo Silva (Carpoint News e Dire√ß√£o assistida ) que j√° teve quatro ve√≠culos com esses ‚Äúsapatos‚ÄĚ

O motor casa bem com claro o excelente c√Ęmbio da VW de 5 marchas, o torque vem cedo e o carro chega a empolgar  chegando no zero a cem em menos de 11 segundos (10,6 segundo a VW) e retoma com a mesma disposi√ß√£o sem beber demais, mesmo pouco rodado o Xtreme de testes conseguiu 11,6 kml na cidade,excelente marca com ar ligado 100% do per√≠odo. O prazer de dirigir √© claro e os bancos n√£o te cansam, todos os controles √† m√£o ,inclusive o piloto autom√°tico em um carro manual um sonho para os entusiastas como eu. O ar gela bem e n√£o se escuta barulho de vento e nem a a√ß√£o dele em ventos laterais.

O projeto n√£o √© novo mas j√° poderia ter sido adequado h√° muito tempo um encosto de cabe√ßa central assim como cinto de tr√™s pontas: a mala com  270 litros n√£o √© t√£o pequena mas poderia ter pelo menos 50 litros a mais ,a abertura do tanque apenas com chave tamb√©m incomoda ,no geral essas s√£o reclama√ß√Ķes que escutei dos donos de Fox. Controles de tra√ß√£o e de estabilidade e mais arbags nem pensar. Como disse acima o carro n√£o tem opcionais dispon√≠vel, apenas a cor da pintura o comprador pode acrescer.

Outro item que acho absurdo é a fábrica divulgar pneus 195-55-r16 em seu site de compra e enviar carros com perfil 50. Que derrapada hein VW. A segunda questão se esses itens virão? Enfaticamente digo que não porém nao posso responder pela marca.

Partindo de R$ 54.990,00 e podendo ser encontrado em promo√ß√£o por R$ 53.990,00 digo que vale a compra, e a dica √©, v√° at√© a concession√°ria negociar, conhe√ßo pessoas que compraram por menos de R$ 52.000,00 o modelo 2018/do esse que assina a mat√©ria. Indico para quem n√£o precisa das emo√ß√Ķes do Up! TSI mas n√£o quer a faceta mais comum do Fox Connect que tamb√©m se revela uma excelente compra. Como concorrentes diretos a nesta faixa de menos de 52.000,00 n√£o encontrar√£o nada zero km t√£o equipado,com bom espa√ßo interno  e bem acabado. A garantia √© de tr√™s anos e as revis√Ķes n√£o tem pre√ßo sugerido no site, apenas um pacote a venda para as tr√™s primeiras revis√Ķes ao pre√ßo de R$ 1.200,00.

CONTINUA NA P√ĀGINA 2

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito