Avalia√ß√£o ‚Äď Volkswagen Polo 200 TSI Comfortline Aut. Flex 2018

Postado em: 9, março 2018 por Zeca

Fotos: José Carlos

Depois de testarmos a vers√£o topo da linha chega para teste do Carpoint News o VW Polo Comfortline 200TSI Autom√°tico (todos com motor TSI usam esse c√Ęmbio) vers√£o logo abaixo da do topo Highline com pre√ßo sugerido de R$ 65.000 reais  por√©m a vers√£o testada chega aos 70 mil reais com os opcionais.

O motor TSI de tr√™s cilindros, 1.0 litro, turbinado e com inje√ß√£o direta e flex aliado ao excelente c√Ęmbio Tiptronic de seis velocidades √© grande parte do sucesso e do prazer em guiar seus 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina e  torque de 20,4 Kgfm entre 2.000 e 3.500 RPM, que correspondem a 200 Nm, que √© o que √© badge na traseira  dos 200 TSI .

O carro mostra-se extremamente seguro contando com  HBA (assist√™ncia ao freio hidr√°ulico), BSW (limpeza autom√°tica dos discos de freio ao identificar chuva), EDS e XDS (bloqueio eletr√īnico do diferencial), RKA (indicador de perda de press√£o dos pneus) e sistema de frenagem autom√°tica p√≥s-colis√£o (para evitar batidas posteriores ), tamb√©m  conta com os controles de tra√ß√£o (TSC) e de estabilidade (ESC), freios a disco s√£o nas quatro rodas e quatro bolsas de s√©rie, isofix, cintos de tr√™s pontas  e encosto de cabe√ßa para todos tendo recebido nota m√°xima na prote√ß√£o dos ocupantes em testes de colis√£o.

O Polo utiliza a plataforma MQB 40 uma variação da mesma do Audi A3 e do Golf tendo 4,05m de comprimento 2,56 m de entre-eixos 1,75 m de largura e 1,46 de altura e a carroceria tem alta rigidez torcionai tendo 38% de aços de alta e de ultra resistência com pontos de deformação pré-programados. O espaço interno é muito bom inclusive para os ocupantes traseiros e para a bagagem traz um porta malas dentro da litragem da concorrência (300 Litros).

O modelo testado recebeu  o pacote de opcionais Tech II, que acrescenta chave presencial, bot√£o de partida do motor, piloto autom√°tico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Indicador de controle da press√£o dos pneus, porta-malas com sistema ‚Äús.a.v.e.‚ÄĚ, ar-condicionado digital ‚ÄúClimatronic‚ÄĚ, c√Ęmera traseira,detector de fadiga, retrovisor eletrocr√īmico, far√≥is com ajuste autom√°tico de intensidade e fun√ß√£o coming/leaving home, Multicollision Brake, porta-luvas refrigerado, rede no porta-malas, roda de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva e crepuscular e volante multifuncional em couro com ” paddles shift” e o volante que equipa toda gama VW.

Al√©m da central multim√≠dia sens√≠vel ao toque que vem de s√©rie, com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto e uma excelente qualidade sonora. Extremamente seguro e equipado mas nem com tudo isso consegue trazer requinte para o interior, os bancos, os forros de porta e pl√°sticos do painel  e principalmente as sa√≠das de ar poderiam apresentar uma textura superior n√£o temos rebarbas ou pe√ßas mal encaixadas mas realmente diante de tanta qualidade do powertrain era de se esperar um acabamento menos espartano.

Mas tudo isso você esquece de tanto prazer ao guiar, o carro é rápido obediente e não te cansa, a direção é justa, diria divertido e muito silencioso então sugiro cuidado com os radares pois o carro atinge velocidade de maneira bem rápida.

 Ao sentar no carro noto que as diversas regulagens dos confort√°veis bancos (apesar da apar√™ncia espartana) s√£o √≥timas ao se unirem a regulagens do bonito volante com regulagem em altura e profundidade por√©m como em praticamente todo hatch hoje em dia as pernas pegam no console e no puxador de porta, isso sim √© bastante inc√īmodo.

O Cluster de mostrador anal√≥gico de f√°cil de visualiza√ß√£o com uma a telinha central lembram muito o do Golf o computador de bordo √© espartano mas funcional. O carro tem excelente campo de vis√£o mas h√° que se acostumar com as colunas, dirigindo nas serras do alto da boa vista no rio de janeiro com curvas em sequ√™ncia e muitas bastante fechadas e travadas o carro se mostrou um ‚Äúbrinqued√£o‚ÄĚ divertido, engolindo o trajeto retomando e freando bem curva ap√≥s curva as marchas trocam r√°pido o carro aponta bem e em nenhum momento demonstrou Fading, nada de LAG ou acendeu o ESC, realmente fant√°stica a condu√ß√£o.

Essa √© a principal arma na venda o Polo TSI, a dirigibilidade com seguran√ßa, se voc√™ fizer um teste drive neste 200tsi e se o bolso permitir voc√™ facilmente o leva para a garagem pois seguramente nenhum da concorr√™ncia vai te dar esse prazer ao guiar.  Nos testes fizemos com gasolina 12 km litro na cidade e ar ligado o tempo todo.

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