Avalia√ß√£o ‚Äď Honda HR-V Touring CVT 1.8 I-VTEC FlexOne 2018

Postado em: 2, março 2018 por Marcus Lauria

A venda desde Abril do ano passado, a Honda nos ofereceu para testar por uma semana a vers√£o Touring do SUV compacto HR-V, ve√≠culo mais vendido da Honda no Brasil. Trata-se da vers√£o topo de linha do modelo que chega c ainda mais completa e com pequenas diferen√ßas em rela√ß√£o as vers√Ķes oferecidas no portf√≥lio do modelo.

Por fora, a versão Touring diferencia-se pelos novos faróis em LED, com luzes diurnas de rodagem (DRL). As lanternas traseiras com guias de LED acompanham as mudanças e ganham novo desenho. Internamente, essa versão recebe acabamentos cromados nas portas e novos equipamentos, como sensores de chuva e de estacionamento traseiro, retrovisor interno fotocromático e airbags laterais do tipo cortina.

J√° na parte interna √© destacada pelo bom acabamento, pl√°sticos de qualidade misturado com couro espalhado por v√°rias partes do interior e materiais macios ao toque. De acordo com a marca, o HR-V foi desenvolvido sob a filosofia ‚ÄúM√°ximo para o Homem, M√≠nimo para a M√°quina‚ÄĚ, com o maior aproveitamento do espa√ßo interno, gra√ßas ao sistema ULT (Utility Long Tall ‚Äď Utilit√°rio Longo Alto) de arranjo dos assentos, que possibilita flexibilidade total na configura√ß√£o de bancos, mantendo √≥timo espa√ßo no porta-malas, com 437 litros. Com 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura o HR-V traz ainda posicionamento central do tanque de combust√≠vel o que proporciona ainda melhor distribui√ß√£o de peso e tamb√©m favorece o espa√ßo interno.

O Honda HR-V conta com console central elevado e painel de instrumentos de fácil leitura, transmite a sensação de um cockpit. O ar-condicionado é digital, com comandos touch screen, e deixa o interior bem gelado rapidamente, se mostrando eficiente em dais de calor.

O HR-V √© o primeiro ve√≠culo produzido no Brasil a trazer freio de estacionamento eletr√īnico (EPB) e sistema Brake Hold de s√©rie. Com essa tecnologia, se o motorista acionar o freio e mantiver o carro parado por um longo per√≠odo, como em um congestionamento, o controle el√©trico do freio de estacionamento √© automaticamente ativado. Mesmo que o condutor tire o p√© do pedal, o ve√≠culo permanecer√° freado e, ao acelerar, o freio √© automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em tr√Ęnsito urbano. O modelo tamb√©m conquistou a classifica√ß√£o m√°xima nos testes do Latin NCAP, com cinco estrelas em rela√ß√£o √† prote√ß√£o dos ocupantes adultos e de crian√ßas.

Na vers√£o Touring, o sistema multim√≠dia com monitor multi touchscreende 7‚ÄĚ e navegador integrado ao painel com software de √ļltima gera√ß√£o, contendo informa√ß√Ķes de tr√Ęnsito das principais capitais do pa√≠s. O hardware possibilita ainda conex√£o Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso √† internet e conex√£o Bluetooth para chamadas telef√īnicas e reprodu√ß√£o de √°udio. Todas as vers√Ķes s√£o equipadas com HFT (Hands Free Telephone) por meio de comandos no volante, evitando que o motorista se distraia ou precise tirar as m√£os da dire√ß√£o ao atender uma chamada.

O HR-V Touring chega equipado de série com controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo analisa o comportamento do carro em uma saída de trajetória em uma curva, auxiliando o motorista na retomada do controle do veículo, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção.

O modelo é equipado com assistente de partida em rampa HSA (Hill Start Assist), que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. A versão Touring é equipada com airbags frontais, laterais e laterais do tipo cortina.

Sob o cap√ī est√° o econ√īmico e din√Ęmico motor i-VTEC 1.8 SOHC, que adota a tecnologia FlexOne, dispensando o tanque auxiliar para partida a frio. Esse conjunto mec√Ęnico recebeu nota A na medi√ß√£o de efici√™ncia energ√©tica do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Conpet. S√£o exatos 140 cv a 6.500 rpm e torque de 17,44 kgfm a 4.800 rpm com a utiliza√ß√£o de gasolina ‚Äď quando abastecido com etanol, s√£o 139 cv a 6.300 rpm e 17,44 kgfm a 5.000 rpm. Seu consumo m√©dia na cidade foi de 11,4 Km/l com gasolina sempre com o ar-condicionado ligado.

Em conjunto est√° o bem dimensionado c√Ęmbio do tipo CVT (Continuously Variable Transmission ‚Äď Transmiss√£o Continuamente Vari√°vel) com paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas. As trocas s√£o suaves e deixam o motorista bem a vontade para ultrapassagens e acelera√ß√Ķes mais vigorosas. As acelera√ß√Ķes s√£o lineares e mant√©m o SUV no trilho, a posi√ß√£o de dirigir ajuda muito para visualizar as ruas e o banco de couro √© bem confort√°vel. Durante o teste chamou muita a aten√ß√£o o silencio a bordo, n√£o se ouve nada dentro dele e fora nem o barulho dos amortecedores trabalhando em nossas ruas esburacadas.

O HR-V est√° dispon√≠vel nas cores Marrom J√ļpiter Met√°lico, Cinza Barium Met√°lico, Prata Platinum Met√°lico, Branco Taffet√°, Vermelho Merc√ļrio Perolizado e Preto Cristal Perolizado. Al√©m da in√©dita cor Branco Estelar Perolizado, a mesma do modelo avaliado, que fica dispon√≠vel para todas as vers√Ķes do SUV. A garantia √© de tr√™s anos sem limite de quilometragem. O HRV Touring custa R$ 105.900.

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