Avaliação РRenault Captur Intense 1.6 16v SCe X-Tronic 2018

Postado em: 23, fevereiro 2018 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

A Renault n√£o perdeu tempo e lan√ßou logo o Captur, para atrair aqueles compradores de SUV que n√£o gostaram muito do design do Duster. Por ser mais robusto e com linhas retas, o Duster recebeu muitas cr√≠ticas por conta da sua apar√™ncia, n√£o que isso atrapalhe sua √≥tima desenvoltura como SUV, ao contr√°rio, sempre foi visto com bons olhos, por n√≥s, especialistas do segmento automotivo, especialmente a vers√£o 4×4, que encara muita lama sem reclamar muito.

Com o Captur a Renault quer conquistar o consumidor mais conservador, que usa o carro para viajar, ir ao shopping, curtir um passeio com a fam√≠lia etc. A marca tamb√©m aproveitou o belo desenho da sua carroceria para aumentar a sua conectividade e a oferta de easy life. Al√©m da grande novidade da vers√£o avaliada, o c√Ęmbio X-Tronic CVT.

A transmiss√£o X-Tronic CVT, amplamente utilizada pela Alian√ßa Renault-Nissan em todo o mundo, est√° dispon√≠vel no Captur 1.6 SCe. O casamento do moderno c√Ęmbio continuamente vari√°vel ‚Äď que tem op√ß√£o de seis marchas simuladas – com o novo motor 1.6 SCe garante um rodar suave e silencioso em velocidade de cruzeiro. Al√©m disso, o motor pode ser mantido em rota√ß√£o constante, auxiliando no menor consumo de combust√≠vel. Tal situa√ß√£o foi constada em nosso teste feito em per√≠metro urbano.

Para quem ainda n√£o se familiarizou com o c√Ęmbio CVT (Continuously Variable Transmission), ele oferece rela√ß√Ķes de marcha continuamente vari√°veis, ou seja, tem ‚Äėmarchas infinitas‚Äô. O maior diferencial em rela√ß√£o a um c√Ęmbio autom√°tico tradicional √© a aus√™ncia de engrenagens. Como caracter√≠stica, este c√Ęmbio √© econ√īmico e permite acelera√ß√£o cont√≠nua, sem trancos, o que d√° a impress√£o de que o carro nunca troca de marchas.

Seu funcionamento acontece da seguinte forma: uma correia met√°lica liga duas polias com sulco em forma de ‚ÄúV‚ÄĚ e largura vari√°vel. A prim√°ria, tamb√©m conhecida como condutora, recebe o torque do motor, enquanto a secund√°ria transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que podem se afastar ou se aproximar por meio de um sistema hidr√°ulico, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia. De acordo com a demanda do motorista, este afastamento ou aproxima√ß√£o dos cones aumenta ou reduz a velocidade do carro.

Quando os cones est√£o juntos, o canal fica mais estreito e o raio da polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia prim√°ria apresenta um raio menor, enquanto a polia secund√°ria fica com raio maior. Na medida em que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a rela√ß√£o de marcha fica maior. A dist√Ęncia entre as polias √© fixa. Assim, o c√Ęmbio X-Tronic CVT apresenta uma infinidade de marchas entre as menores e maiores rela√ß√Ķes.

O c√Ęmbio CVT oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de c√Ęmbio. Ao motorista, cabe posicionar a manopla √† esquerda para assumir o controle. A op√ß√£o traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.

O c√Ęmbio X-Tronic CVT traz uma transmiss√£o adicional, garantindo menor tamanho e peso do conjunto. Esta solu√ß√£o permite que o conjunto mec√Ęnico seja 10% menor e 13% mais leve. Al√©m disso, como neste c√Ęmbio as polias n√£o entram em contato com o √≥leo, se obteve a redu√ß√£o do n√≠vel de atrito em 30%.

Pensando no conforto, h√° o sistema Lock-up com Active Slip Control. Neste sistema, a polia √© liberada de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear. Essa caracter√≠stica garante acelera√ß√Ķes com respostas mais vigorosas e sem altern√Ęncias, pois “segura” a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e r√°pida.

Sob o cap√ī, est√° o motor 1.6 16V SCe, que entrega 120 cv e 16,2 kgfm a 4.000 rpm, que √© um pouco fraco para o peso do SUV, que √© de 1.352 kg. As arrancadas s√£o normais, sem muita press√£o e a desenvoltura do Captur poderia ser mais empolgante, mas nada que desabone a sua origem. Ao jogar a manopla do c√Ęmbio para a esquerda, o motorista at√© pode controlar as mudan√ßas de marcha, mas a sensa√ß√£o √© que ainda falta um pouquinho de f√īlego nas acelera√ß√Ķes.

O conforto √† bordo chama a aten√ß√£o no Captur, que conta com isolamento ac√ļstico refor√ßado e suspens√£o bem calibrada, que at√© possuem um ajuste mais durinho e conservador, mas nada que comprometa a vida dos ocupantes, tanto na frente, quanto atr√°s. Seu porta-malas de 437 litros, se destaca entre os concorrentes, traz a mesma capacidade oferecida pelo Honda HR-V, por√©m maior que o dos rivais Renegade, Creta e Kicks.

Bem equipada, a vers√£o avaliada Intense vem com quatro airbags e dos essenciais controles eletr√īnicos e tra√ß√£o e estabilidade, o modelo possui itens como partida por bot√£o e chave presencial, ar-condicionado digital, sensor e c√Ęmera de r√©, sensores de chuvas e crepuscular, controlador de velocidade e volante com acabamento de couro e comandos do r√°dio e telefone, al√©m da central mult√≠mia Media NAV.

No que diz respeito ao consumo o Captur n√£o surpreendeu. Mesmo com o modo Eco ativado e gasolina no tanque, suas m√©dias de consumo foram de 10,5 km/l na cidade e 11,7 km/l  na estrada. Com etanol, esses n√ļmeros caem para 7,3 km/l e 8,1 km/l, segundo dados do Inmetro. A vers√£o 1.6 CSe com c√Ęmbio CVT parte de R$ 84.900 (Zen) chegando a R$ 88.900 (Intense, vers√£o avaliada). O Captur tem garantia de f√°brica de 3 anos ou 100 mil quil√īmetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Clientes que optarem pelas facilidades de financiamento via Banco Renault t√™m 5 anos de garantia total. O plano de manuten√ß√£o do modelo prev√™ revis√Ķes peri√≥dicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quil√īmetros ou a cada ano de uso.

CONTINUA NA P√ĀGINA 2

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito