Coluna “De carro por a√≠” por Roberto Nasser

Postado em: 9, fevereiro 2018 por Roberto Nasser

Citro√ęn faz festa na R√©tromobile

Festa maior do antigomobilismo franc√™s, a R√©tromobile, fevereiro 7 a 11, na referencial Porte Versailles, Paris, re√ļne o finor do colecionismo de autom√≥veis antigos: venda de pe√ßas e acess√≥rios para as provectas m√°quinas, literatura nova e antiga, e marcante leil√£o tocado pela Artcurial. √Č o maior evento franc√™s na especialidade, e uma das refer√™ncias europeias no setor.

Citro√ęn aproveitou a ocasi√£o, levou autom√≥veis antigos para assinalar sua presen√ßa e, ante ocasi√£o para festejos, lan√ßou garat√©ias ao espa√ßo hist√≥rico: dois de seus produtos ic√īnicos tem comemora√ß√£o neste ano. O m√≠tico 2 CV marca 70 anos, e sua vers√£o aventureira, o M√©hari, meio s√©culo. E iniciou preparar festejos para sua festa maior, o centen√°rio em 2019.

Coisa ampla, empresa arrematou com novidade de poucos conhecida: um dos quatro remanescentes do Projeto TPV ‚Äď tr√©s petite voiture -, a origem do 2 CV de produ√ß√£o abortada pela II Guerra Mundial.

Em 1948, p√≥s Guerra em uma Europa devastada, a Citro√ęn apresentou o 2 cv no Sal√£o de Paris. De aparente surpresa, o curioso ve√≠culo logo mostrou seu brilho: era pr√°tico, com portas destac√°veis, formas arredondadas, pequeno motor de dois cilindros, dianteiro, caixa de marchas comandada por alavanca no painel. Um exemplo de simplicidade genial. Por tr√°s de sua cria√ß√£o, o engenheiro Andr√© Lefebvre ‚Äď pai de quatro ve√≠culos marcantes: o Traction, no Brasil conhecido como 11 e err√īneamente tratando-o como Ligeiro; seu genial sucessor ID e depois DS; o 2 CV; o furg√£o H. Junto, o escultor Flam√≠nio Bertoni. Conseguiram criar ve√≠culos d√≠spares, por√©m no pico m√°ximo da utilidade.

Era o carro ideal para o p√≥s Guerra, servindo ao agricultor para levar fam√≠lia e cargas; da professora; do padre. Econ√īmico, f√°cil de operar e manter, refrigerado a ar, criou um mito, superando 5,1 milh√Ķes de unidades em 42 anos em fabrica√ß√£o ‚Äď 1948-1990. Mereceu, at√©, produ√ß√£o independente na Argentina como 3 cv.

Em 1968, em meio aos protestos de jovens por liberdade numa surpreendida Paris, Citro√ęn apresentou o Mehari. Era t√£o inovador em criatividade, materiais, uso e proposta quanto o 2 cv. N√£o era substituto, por√©m vers√£o com pretens√Ķes esportivas. Carroceria em pl√°stico ABS, como disse a Citro√ęn em descri√ß√£o muito pr√≥pria em adjetivos, dava-lhe apar√™ncia fresca, desinibida, despretensiosa, rompia os par√Ęmetros dos convers√≠veis da √©poca. Pouco dinheiro para comprar e usar, um jato d¬ī√°gua para lavar, e a caracter√≠stica √≠mpar de andar ‚Äėa beira mar sem sofrer oxida√ß√£o. Sucesso popular.

Arte

Dada a s√≥lida identifica√ß√£o dos autom√≥veis com gera√ß√Ķes de franceses, Citro√ęn encomendou duas obras de arte a St√©phane Gillot, diretor de TV com hobby de reviver o imagin√°rio em torno de objetos industriais do passado, exibindo sua vis√£o sobre o M√©hari e o 2 CV. Citro√ęn exp√īs tamb√©m o novo C3 Aircross e incentivou presen√ßa de clubes de marca.

Roda-a-Roda

Dupla aptid√£o ‚Äď Porsche iniciou vender nova gera√ß√£o de seu Panamera, dita Sport/Turismo: caracter√≠sticas esportivas em sed√£. Tr√™s vers√Ķes: 4E ‚Äď Hybrid, R$ 529.000; Turbo, R$ 988.000; Turbo S E-Hybrid R$ 1.212.000. H√≠brido √© substancialmente mais barato por n√£o pagar imposto de importa√ß√£o.

Mais ‚Äď Op√ß√£o de bancos para dois ou tr√™s passageiros atr√°s; carroceria longa em vers√£o Executive; maior capacidade no porta malas, tipo viagem familiar com espa√ßo e performance.

Nova rodada ‚Äď Segunda gera√ß√£o do sed√£ Honda City implementou visual trocando para choques, grade frontal, grupo √≥ptico para marcar modelia e dar impress√£o de maior volume ao pequeno sed√£.

Foco ‚Äď Objetivo √© mostrar-se mais equipado em rela√ß√£o aos novos concorrentes no segmento, Fiat Cronos ‚Äď a ser lan√ßado dia 21 -, e VW Virtus entrando em vendas ‚Äď e da√≠ implementar conte√ļdo, e abrir leque para cinco vers√Ķes e pre√ßos.

Dentro ‚Äď Ampliou equipamentos como trancas e vidros el√©tricos, ar condicionado, dire√ß√£o tamb√©m el√©trica, ar condicionado digital para as vers√Ķes superiores, e quatro bolsas de ar frontais. Motoriza√ß√£o padr√£o, quatro cilindros, 1,5 litro, flex, at√© 116 cv. Transmiss√Ķes mec√Ęnica ou CVT de cinco velocidades.

Quanto ‚Äď DX, transmiss√£o manual: R$ 60.900,00; Personal, para clientes com necessidades especiais, CVT: R$ 68.700,00; LX – CVT: R$ 72.500,00; EX – CVT: R$ 77.900,00; EXL – CVT: R$ 83.400,00.

4×4, Auto ‚Äď Para tornar o EcoSport mais competitivo Ford formulou vers√£o Storm com solu√ß√£o exclusiva em sua faixa de pre√ßo: tra√ß√£o quatro rodas auto aplic√°vel e transmiss√£o autom√°tica com seis velocidades. Motor 2,0 Duratec, 176 cv, mais potente na cilindrada. Suspens√£o independente nas 4 rodas.

Mais ‚Äď Aten√ß√£o para cuidados na decora√ß√£o, grade frontal identificativa, embora com aspecto camional, e trato interno com couro, revestimento do painel macio ao toque, frisos acetinados, laranja. Pre√ßo competitivo: R$ 99.900.

Trilha ‚Äď Na Europa nova vers√£o do Ka, aqui apresentada como Freestyle ‚Äď nome de s√©rie especial do EcoSport, transfpr,Ada em vers√£o -, ser√° chamada Ka+ Active. Ser√° vers√£o mundial, aqui em junho.

Log√≠stica ‚Äď Fiat adiou e depois mudou local de apresenta√ß√£o do novo sed√£ Cronos, trazendo-o de C√≥rdoba, Argentina, para a Barra da Tijuca, RJ. Descomplicou. Malha a√©rea para levar passageiro de fora de S Paulo √† cidade argentina exige passar por Guarulhos, SP, e Santiago, no Chile. Dias 21 e 22.

Quest√£o ‚Äď O Cronos ser√° feito em C√≥rdoba, mas tem engenharia brasileira liderada por Claudio Demaria, o n√ļmero 1 da √°rea a partir de Betim, MG, e o Brasil ser√° seu maior comprador, absorvendo metade da produ√ß√£o.

Projeto – Cristiano Rattazzi, sempre no. 1 da Fiat Argentina, grandes planos: exportar ao M√©xico parte dos 50% sobrantes. Sem o nome Fiat, mas Dodge. Segue o caminho do picape Strada, exportado como RAM 750.

 

Enfim ‚Äď Volkswagen acertou data de apresenta√ß√£o de seu picape Amarok com a novidade do motor V6, 3,0, diesel: 23 de mar√ßo. 

N√ļmeros ‚Äď Abeifa, associa√ß√£o dos importadores de ve√≠culos, exibiu 2.422 unidades licenciadas em janeiro. Na dan√ßa das estat√≠sticas, crescimento de 24,5% relativamente aos n√ļmeros do primeiro m√™s de 2017. Parece bom, por√©m menor 27,1% ante os n√ļmeros de dezembro. Setor mant√©m o otimismo da venda de 40.000 unidades durante este exerc√≠cio.

Espelho ‚Äď Ve√≠culos importados deveriam cumprir fun√ß√£o institucional de balizar o mercado ao permitir compara√ß√£o entre produtos estrangeiros e os nacionais. Mas isto n√£o ocorre. Os importados custam mais caro se comparados com nacionais do mesmo porte, e assim mercado se restringe aos publicitariamente chamados Premium, os melhor equipados e mais caros.

‚Ķ – Considerando as marcas sem opera√ß√£o local, trazidas por representantes, sua presen√ßa no mercado √© p√≠fia: 1,3%.

Surpresa ‚Äď Curando as feridas causadas pela retra√ß√£o de mercado ‚Äď que falta de saudade da Presidenta e seu governo desgovernado -, Mitsubishi surpreendeu-se com premia√ß√£o. Do s√≠tio Reclame Aqui ganhou a l√°urea RA 1000, como empresa de mais r√°pido atendimento para sanar reclama√ß√Ķes de clientes. √Č a primeira fabricante de ve√≠culos a receber a l√°urea.

A S√©rio ‚Äď GM quadruplicou sua f√°brica de motores em Joinville, SC. Passou de 15 mil para 61,8 mil m2 de √°rea coberta, ampliando capacidade produtiva de 120 mil para 420 mil motores.

Raz√£o – Catarinenses agradecem novos empregos aos sindicatos do Vale do Para√≠ba, SP, onde movimentos grevistas convenceram a GM a buscar opera√ß√£o distante, por√©m sem maiores sustos.

Costumes  ‚Äď Decis√£o hist√≥rica da Ar√°bia Saudita permitindo a mulheres dirigir, abriu novo mercado mundial. Nissan inaugurou temporada de conquistas com v√≠deo no qual incentivam mulheres a experimentar condu√ß√£o instru√≠das por parentes. O v√≠deo pode ser encontrado no link My.Nissan/She-Drives.

Ecologia ‚Äď No Distrito Federal, dentro de um ano, os lava-jato n√£o poder√£o utilizar √°gua na limpeza dos ve√≠culos, apenas produtos ecol√≥gicos. Medida √© a Lei Distrital 6,089/18, j√° contando prazo.

No Girls ‚Äď Mo√ßas bonitas posando junto a carros de F√≥rmula 1 ser√£o refer√™ncias do passado. Liberty Media, atual controladora dos direitos da categoria, buscando meios de atrair maior aten√ß√£o √†s provas, mudou o sistema.

But Kids ‚Äď Em seu lugar, jovens pilotos de f√≥rmulas inferiores e karts. Justificativa, divulgar o automobilismo e festejar os melhores pilotos ‚Äď na cadeia aspiracional ‚Äėa F√≥rmula 1, pico do automobilismo de competi√ß√£o.

Pode ser boa solução institucional, mas na plasticamente …

Gente ‚Äď Charles Marzanasco, jornalista, 25 anos na assessoria de imprensa da Audi, detentor da cultura da marca no Brasil, saiu. OOOO Tim Kunisis, 51, executivo, novo presidente das marcas Maserati e Alfa Romeo. OOOO FCA entende completo o projeto b√°sico de refunda√ß√£o das marcas com novos produtos. OOOO Enfatizar√° vendas nos EUA e produ√ß√£o SUVs, como o Maserati Levante e o Alfa Stelvio. OOOO

Renault investe na produ√ß√£o de motores 

Crescimento sustentado no mercado brasileiro e Am√©rica do Sul levaram Renault a investir R$ 750 milh√Ķes em duas f√°bricas dentro de sua √°rea industrial em S√£o Jos√© dos Pinhais, Pr. A Curitiba Inje√ß√£o de Alum√≠nio, mobilizou duas mil pessoas em equipes em 11 pa√≠ses, aplicou R$ 350 milh√Ķes, recebeu equipamentos e tecnologia para incrementar a produ√ß√£o de blocos, por inje√ß√£o de alta press√£o, e baixa press√£o para fabricar cabe√ßotes SCe do motor 1,6.

O √™xito no emprego dos motores 1,0 SCe e 1,6 SCe, caracterizados por baixo consumo de combust√≠vel, e √≥timo torque em baixas rota√ß√Ķes, sua perfeita adequa√ß√£o √† variada linha de produtos justifica a aplica√ß√£o de R$ 400 milh√Ķes na Curitiba Motores, CMO.

Renault tem planos de maior penetra√ß√£o nos mercados nacional e nos vizinhos da Am√©rica Latina, e dispor de capacidade industrial √© fator preponderante. A CMO j√° produziu 3,5M de motores, exportando 1,4M. A unidade industrial contempla novas linhas de usinagem para motores, e virabrequim em a√ßo para os motores 1,6 SCe feitos em casa, e  cabe√ßotes produzidos na vizinha CIA. Na grande equipe montada mundialmente chama aten√ß√£o a participa√ß√£o dos t√©cnicos e engenheiros da Renault Sport, cedendo tecnologia ESM ‚Äď Energy Smart Management -, e a bomba de √≥leo com vaz√£o vari√°vel para reduzir consumo, tecnologias absorvidas de sua equipe de F√≥rmula 1.

Luiz Pedrucci, presidente ap√≥s larga carreira na empresa, cr√™ na disponibilidade das novas capacidades para aumentar a competitividade e aumentar o √≠ndice de produ√ß√£o local. Olivier Murguet, presidente da Renault Am√©rica Latina, v√™ o investimento como incontest√°vel prova da cren√ßa no pa√≠s, sua recupera√ß√£o econ√īmica, e a import√Ęncia estrat√©gica para crescer vendas na Am√©rica Latina.

Renault fará inauguração formal das novas unidades dia 06 de março.

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito