ESPECIAL: Conhe√ßa as verdadeiras gera√ß√Ķes do Volkswagen Gol

Postado em: 8, Fevereiro 2018 por Redacao

Por Pedro Paulo Paiva Rodrigues

Fotos: Divulgação/Volkswagen do Brasil

O VW Gol por muitos anos, e por muitas vezes esteve abaixo de seus concorrentes diretos e mesmo assim era o mais vendido. A prova est√° nos n√ļmeros, s√£o mais de 7,8 milh√Ķes de unidades vendidas desde sua estreia em 1980 e mais de 1,3 milh√£o de unidades exportadas para 66 pa√≠ses.

Apesar da fama e das vendas em alta, os n√ļmeros j√° n√£o s√£o t√£o atraentes como antes, atualmente ele ocupa a 6¬™ posi√ß√£o no ranking dos mais vendidos com 5.893 unidades, atr√°s do campe√£o Chevrolet Onix (16.058), Ford Ka (7.656), Hyundai HB20 (7.436), Volkswagen Polo (6.632) e Chevrolet Prisma (5.926). (Fonte: Fenabrave)

Mas aqui o assunto n√£o s√£o as vendas e sim a pol√™mica da marca em criar ‚Äúgera√ß√Ķes‚ÄĚ do modelo que nunca existiram, por isso, fizemos um breve hist√≥rico para voc√™ saber a verdadeira hist√≥ria das gera√ß√Ķes do modelo t√£o desejado por muitos e odiado por poucos.

Confira as verdadeiras gera√ß√Ķes do Gol sem a influ√™ncia do marketing:

Geração 1 РLançado em 80 com um motor 1300 arrefecido a ar o VW Gol não conseguiu de forma alguma conquistar o consumidor Brasileiro.

Na linha 86 ganhava um facelift, e uma nova geração arrefecida a água veio para travar um duelo contra o GM Chevette, que naquele ano era o carro versão de entrada mais vendido, em 86 a VW conseguia através do Gol novamente ter o carro mais vendido do Brasil, sua primeira versão também vencia o duelo contra o Fiat uno que era bem mais espaçoso e moderno.

Gera√ß√£o 2 – A linha 95 vinha para combater o moderno GM Corsa com linhas arredondadas,  levava leve desvantagem com rela√ß√£o a Fiat Palio por n√£o ter uma vers√£o 4 portas e um motor inferior em rela√ß√£o a pot√™ncia (S√≥ conseguiram empatar quando lan√ßaram a vers√£o 1.0 16 v√°lvulas), teve seus tempos √°ureos por volta de 2003  quando vendia mais que o dobro do que o Fiat Palio, e os outros concorrentes, como os rec√©m chegados Corsa B e Ford Fiesta nem sequer surgiam como amea√ßa ao sucesso de vendas do Gol, em 2005 veio a horrenda gera√ß√£o 4, ideia da VW de deixar o Gol mais simples e deixar o Fox como principal carro da marca para encarar os concorrentes diretos, ideia que n√£o deu certo e mesmo assim o consumidor preferia o Gol.

Gera√ß√£o 3 – Em meados de 2008 chegava no mercado o novo Gol, com motor transversal ele herdara a plataforma do VW Polo de 2003, mas com a suspens√£o traseira da antiga vers√£o,  com o motor VHT ainda em testes o consumidor do Gol sofria com diversos recalls, queimando a imagem do carro, a essa altura o fiel consumidor do gol j√° tinha certo receio em mudar para a nova vers√£o, por√©m ainda tinha sucesso de vendas, pois seu antecessor Gol G4 ainda se mantinha no mercado.

Em 2012 veio o primeiro facelift da terceira gera√ß√£o, intitulado Gol g6, em 2014 com o fim das vendas do Gol g4 o gol perdia para a Palio, depois de 27 anos n√£o era o mais vendido. O Gol estava abaixo e n√£o oferecia o mesmo padr√£o de rec√©m chegados √Ēnix, HB20, Ka e Sandero.

Hoje em dia o Gol evoluiu em qualidade e oferece opcionais do mesmo no nível dos concorrentes, porém para ficar entre os 10 mais vendidos. A Volkswagen emitiu comunicado para a imprensa especializada que pretende ser novamente a segunda montadora mais vendida no Brasil até 2020, vamos ver o que os Alemães nos reservam.

Gostaria de concluir esse texto de maneira breve salientando apenas que quando o Gol era sucesso de vendas era tecnologicamente inferior, e se apoiava apenas na conectividade e fama de ser um VW. Assim como o √Ēnix √© inferior aos seus concorrentes mas se apoia na conectividade com o p√ļblico jovem.

*Tabela das “gera√ß√Ķes” criadas pelo marketing da VW, que n√£o condiz com a realizade.

Volkswagen Gol Track 2017 com a dianteira da Saveiro Cross.

O Gol é o modelo mais vendido, produzido e exportado na história do Brasil.

 Hist√≥rico do Gol segundo a VW do Brasil:

    1980: Nasce o Gol, como substituto do Fusca

    1982: Formada uma fam√≠lia, com Voyage, Parati e Saveiro

    1984: Ganha a vers√£o GT, um esportivo de verdade

    1987: Assume a lideran√ßa de vendas no Brasil

    1988: Primeiro com inje√ß√£o eletr√īnica no Pa√≠s (Gol GTI)

    1994: Gol “Bolinha” 2¬™ gera√ß√£o

    1999: “3¬™ gera√ß√£o”: novos padr√Ķes de qualidade e design

    2001: Feito hist√≥rico: Gol ultrapassa vendas do Fusca (3,2 milh√Ķes)

    2003: Pioneiro na tecnologia TotalFlex

    2005: “4¬™ gera√ß√£o”: linhas mais limpas

    2008: Total renova√ß√£o: 5¬™ gera√ß√£o

    2013: 27 anos consecutivos na lideran√ßa; Fam√≠lia chega a 10 milh√Ķes de unidades produzidas

    2015: 35 anos do Gol; Lideran√ßa de vendas na Argentina

** Este texto n√£o reflete, necessariamente, a opini√£o do CarPoint News.

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito