Avalia√ß√£o ‚Äď JAC T40 1.5 16V VVT JetFlex 2018

Postado em: 2, fevereiro 2018 por Daniel Jacques

Fonte: Autos Giros  – Fotos: Marcus Lauria

Depois de dar um susto no complicado mercado do primeiro semestre de 2017 com boatos de que deixaria o país, a JAC Motors não apenas permaneceu como iniciou uma série de lançamentos para mostrar que ficaria, e cada vez mais. Primeiro veio o SUV compacto T5 CVT e, logo em seguida o hatch T40 manual. Ambos agradaram bastante, mostrando uma evolução da marca chinesa no país após cinco anos de atuação por aqui.

O T40, apesar de hatch, tem porte de SUV compacto. Traz um belo design, encorpado que chama a aten√ß√£o e agrada por onde passa. Marcando esse novo momento da montadora no Brasil, ele foi o primeiro modelo a trocar a fina estrela de cinco pontos pelo nome ‚ÄúJAC‚ÄĚ no logotipo.

O design foi desenvolvido no centro de design da marca na It√°lia. A dianteira √© marcada por uma grande grade cromada, cortada por uma barra horizontal mais espessa ‚Äď tamb√©m cromada ‚Äď onde fica a nova logo. Os far√≥is t√™m regulagem el√©trica de altura e acendimento autom√°tico. O conjunto conta com far√≥is de neblina e luzes diurnas de LED.

Na lateral, as rodas são de liga leve de 16 polegadas, e os vidros contam com uma moldura cromada. O teto traz um rack esportivo (que pode ser personalizado), enquanto a traseira é levemente levantada e traz lanternas de neblina.

O motor é 1.5 VVT 16 válvulas de 127 cv e 154 Nm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge velocidade máxima de 191 km/h. Ele é acompanhado por uma transmissão manual de cinco velocidades, mas o modelo ganhará uma versão automática ainda em 2018.

O interior traz volante multifuncional revestido em couro, bancos em tecido com costuras, sendo que o do motorista conta com ajuste de altura e profundidade. Ainda sobre o volante, ele traz comandos de som, telefone e piloto autom√°tico.

O habit√°culo tamb√©m √© cheio de detalhes cromados, o que deixa o carro mais elegante. A dire√ß√£o √© el√©trica, e ele conta tamb√©m com a JAC Connect Front Camera, que filma tudo o que acontece √† frente do ve√≠culo, acess√≠vel por meio de um aplicativo. O painel conta com tac√īmetro (conta-giros), veloc√≠metro e computador de bordo. O console traz central multim√≠dia com tela de oito polegadas e ar condicionado anal√≥gico, tomada USB e 12 V.

Alguns detalhes interessantes s√£o o sistema de controle de velocidade de cruzeiro mesmo com c√Ęmbio manual e o fato de o vidro traseiro contar com desemba√ßador e limpador pr√≥prios. O motorista conta, ao alcance da m√£o esquerda, com o controle do trio el√©trico (vidros, travas e retrovisores).

Os bancos traseiros trazem encosto de cabeça para três ocupantes e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. O porta-malas é bom, com capacidade para 450 litros.

Na lista de itens de série do JAC T40 estão entrada AUX e Bluetooth, sensores crepuscular e de chuva, sistema de som com quatro alto falantes e dois tweeters, sensor de estacionamento, indicador de troca de marchas, piloto automático, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, abertura interna do tanque, monitoramento da pressão dos pneus.

O hatch com jeito de SUV traz, no quesito seguran√ßa, itens importantes como airbag duplo frontal, barras de prote√ß√£o lateral nas portas, cintos de seguran√ßa com tr√™s pontos para cinco passageiros sendo que os dianteiros s√£o equipados com pr√©-tensionador e t√™m aviso se n√£o forem colocados. Al√©m disso, a chave tipo canivete conta com destravamento remoto das portas e do porta-malas. Por fim, ele traz alarme antifurto, travamento autom√°tico das portas √† 15 km/h e freios ABS com EBD. Como √ļnico opcional, o JAC T40 oferece pintura bicolor, com o teto em tom diferente da carroceria.

Assim como o T5 CVT, já testado pelo Autos Giros, o JAC T40 agradou bastante. Primeiro pelo design, bem mais ao gosto do consumidor brasileiro do que os carros anteriores da marca (com exceção do T5, que também já mostrara evolução). O hatch chinês, porém, vai além disso, trazendo todo um conjunto muito bom, confortável e com um preço muito competitivo. A versão completa tem preço de R$ 58.990, o que o deixa muito bem posicionado ante os seus adversários, os chamados hatches compactos esportivos.

A central multim√≠dia √© de f√°cil opera√ß√£o, sendo que o r√°dio traz uma grande praticidade. √Č poss√≠vel escolher a esta√ß√£o ‚Äúarrastando‚ÄĚ o dedo pelo dial. Mesmo modelos mais sofisticados √†s vezes pecam na dificuldade de algo simples como isto.

Apesar de analógico, o ar-condicionado também é bastante bom, com rápidos aquecimento e resfriamento do interior. O conforto, além dos bancos e do bom espaço interno, também é garantido pela suspensão suave.

Outro ponto bastante positivo do JAC T40 √© o consumo. Em um teste que envolveu mais de 700 quil√īmetros incluindo serra, litoral e cidade, a m√©dia ficou em √≥timos 13 km/l, tendo alcan√ßado 16 km/l em estradas planas, e 13,8 em 60 km de subida de serra. Na cidade, a m√©dia ficou em 9,8 km/l.

Contudo, foi nos trechos de subida de serra que o T40 manual revelou sua √ļnica fraqueza. A acelera√ß√£o em altas rota√ß√Ķes, como em ultrapassagens ou mesmo retomadas de velocidade, √© lenta. E isto mesmo quando o carro era notadamente mais potente ou mais r√°pido que um ve√≠culo a frente.

Em abril deve chegar a vers√£o autom√°tica CVT do modelo, o que j√° deve melhorar bastante este detalhe. Ainda mais que, segundo especula√ß√Ķes, ele vir√° com motor 1.6, o mesmo do T5. Vale destacar ainda que a chegada apenas da vers√£o manual do T40 em 2017 foi estrat√©gia da pr√≥pria montadora devida √† limita√ß√£o de importa√ß√£o imposta pelo Inovar-Auto, encerrado no √ļltimo dia do ano.

No fim das contas, o JAC T40 manual é uma ótima opção para o dia-a-dia na cidade. Conforto, tecnologia, praticidade e um preço muito competitivo fazem dele um carro bastante interessante, principalmente no seu segmento.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.5

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            127     125

Torque (kgf.m)         15,7    15,5

Velocidade M√°xima (km/h)           191    

Tempo 0-100 (s)      9,8     

C√Ęmbio          manual de 5 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.568

Largura (mm)           1.750

Comprimento (mm)             4.135

Peso (Kg)      1.155

Tanque (L)    42

Entre-eixos (mm)     2.490

Porta-Malas (L)        450

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

 

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