Avalia√ß√£o ‚Äď Volkswagen Polo 200 TSI Highline Aut. Flex 2018

Postado em: 26, Janeiro 2018 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

A Volkswagen acertou a mão com o Polo, e isso não é novidade para ninguém. E isso fica bem evidente nessa versão Highline, equipada com motor 1.0 turbo, que tem todos os recursos necessários para se sobressair na categoria. E vai além, como a própria ação de marketing do carro diz, é um Mini-Golf, e comprovamos isso ao testar o carro por 400 km em variados tipos de estrada durante um dia.

Partimos pela manh√£ com o Polo em circuito urbano, aonde n√£o h√° muito o que apreciar al√©m dos bancos com bons apoios para as coxas e do c√Ęmbio autom√°tico preciso. Na opini√£o de algu√©m que cresceu demais, falta algum apoio lombar no banco do motorista, e isso se reflete em alguma dor de coluna ap√≥s longas horas ao volante. E esse √© o √ļnico dem√©rito ergon√īmico do carro, pois a posi√ß√£o de dirigir √© excelente.

Além de agradável no trato com o corpo do motorista, o Polo agrada também no espaço interno para os outros passageiros, especialmente no banco traseiro, aonde há espaço de qualidade para três adultos de estatura média e até mesmo saída de ar-condicionado e porta USB para estes três adultos, um mimo visto apenas em categorias superiores. No porta-malas, 300 litros de bagagem viajam tranquilamente.

Logo ao acessar o primeiro trecho de estrada, m√£o √ļnica, asfalto liso, o Polo agrada com as boas e vigorosas acelera√ß√Ķes e retomadas, mesmo em rota√ß√Ķes m√©dias, aonde motores pequenos e turbinados costumam perder parte da for√ßa. Com Etanol, s√£o 128 cv de pot√™ncia e 20,4 kgfm de torque gerados pelo motor 1.0 turbo com 12V e inje√ß√£o direta. √Č torque de motor 2.0, e que chega bem cedo, deixando o carro bem espero na faixa dos 2.000 giros.

Em um trecho de serra com asfalto meio irregular, nota-se o refino das suspens√Ķes do Polo, e √© nesse ponto que o carro mais lembra o Golf. Sua dire√ß√£o √© leve e precisa, a carroceria rola s√≥ o necess√°rio e o Polo segue tranquilo dentro da trajet√≥ria da curva, sem tend√™ncia a sair de traseira e com subester√ßo muito contido. H√° ainda um pacote completo de eletr√īnica para manter o carro nos eixos, mas ele parece capaz de fazer tudo isso sozinho.

Encaramos tamb√©m chuva torrencial, e o carro foi muito bem, com raras ocasi√Ķes de aquaplanagem e freios totalmente eficientes, inclusive com um recurso eletr√īnico que aproxima as pastilhas dos discos (nas quatro rodas) para secagem, melhorando a a√ß√£o dos freios. Os limpadores s√£o autom√°ticos e funcionam √† perfei√ß√£o, sem qualquer dem√©rito.

Outro ponto que impressiona no Polo √© a rela√ß√£o de marchas. O carro est√° sempre com o motor ronronando a baixos giros, m√©rito da sobra de torque em baixas rota√ß√Ķes. Raramente nota-se o conta-giros passando de 4.000 rpm, inclusive quando se cruza em velocidades obscenas para vencer rapidamente o Arco Metropolitano do RJ, uma das vias mais perigosas do mundo em mat√©ria de assalto, e o Polo consegue manter velocidades impublic√°veis por muito tempo, com a seguran√ßa de um Gol andando a 100 km/h.

Por fim, faz-se necess√°rio comentar sobre a tecnologia a bordo do carro. H√° um cluster totalmente digital, que inclusive mostra o mapa do GPS integrado e permite uma navega√ß√£o diferenciada, que me ajudou at√© mesmo a saber a dist√Ęncia que eu estava da rua que eu deveria estar, uma vez que estava perdido. O √ļnico ponto que poderia melhorar √© o ar-condicionado digital, que parece esfriar menos do que o indicado na tela, e isso √© um inc√īmodo em um dia aonde fez 36 graus no Rio de Janeiro.

De fato, o Polo Highline 200 TSI totalmente equipado como o carro testado supera os R$ 75.000. √Č um valor elevado, ainda mais elevado se voc√™ √© daqueles que compra carro por metro. Mas tenha uma certeza: esse √© o melhor carro (zero) que R$ 75.000 conseguem comprar no mercado brasileiro atual.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=SyOj0vrtX1c

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