Coluna “De carro por a√≠” por Roberto Nasser

Postado em: 12, Janeiro 2018 por Roberto Nasser

O preço do Fiat Cronos

Que tal pagar uns R$ 64.000 pela vers√£o Precision, motor 1,8, transmiss√£o autom√°tica de 6 velocidades, topo do novo sed√£ Fiat, o Cronos ?

Dia 9 iniciou produzir o carro nas eradas instala√ß√Ķes rec√©m adaptadas em Cordoba, Argentina, e prepara-se a exibi-lo em Mar Del Plata, local onde os vizinhos festejam o ver√£o. L√° estar√°, com outros fabricantes e importadores de ve√≠culos, estande, mocinhas sorridentes, folhetos, test-drives.

Para n√£o perder a oportunidade festiva, correu a divulgar fotos de exterior e painel antes de exibi-lo publicamente, e da apresenta√ß√£o oficial, em fevereiro. E abriu lista de encomendas, listando tr√™s vers√Ķes ‚Äď veja o quadro. Embora os valores estejam em pesos e tenham diferentes imposi√ß√Ķes tribut√°rias √© poss√≠vel, a grosso modo, projetar o pre√ßo da vers√£o superior, 1,8 autom√°tica, em torno dos R$ 64.000. Base de c√°lculo tomou os pre√ßos em pesos e comparou-os aos do novo Polo, hatch. A diferen√ßa nas vers√Ķes de topo de um e outro oferecem refer√™ncia percentual e da√≠ o valor prov√°vel.

O divulgar fotos e dados e o abrir lista de pr√© venda, exibe outra caracter√≠stica do mercado argentino. Al√©m de ser base produtora de picapes – Toyota HiLux, Ford Ranger, VW Amarok, e neste ano Nissan Courier, Renault Alaskan e Mercedes Classe X -, e mercado sempre visto como m√©dia de ¬ľ do volume de vendas registrado em nosso pa√≠s, Argentina vem ocupando espa√ßo institucional no setor: l√°, m√™s passado, VW anunciou planos e produtos para reverter a perda de vendas e mercado … no Brasil. Agora o fez antecipar divulga√ß√£o.

Sinergia

Cronos tem partes de Argo/Toro, Renegade/Compass, not√°veis no painel, motores e transmiss√Ķes comuns a outros da marca: inicialmente motores 1,3, 8v, 99cv e E.torQ 1,8 16V, 130 cv. Caixa mec√Ęnica, 5 velocidades e autom√°tica Aisin com seis. Pr√≥ximo ano, motor 1,4 Turbo.

Precision será versão de topo, e deve rever previsão de preços sondados em exposição fechada a pequeno grupo de jornalistas, entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.

Quanto

Para balizar valores e compactar com hatch VW Polo, pre√ßos argentinos s√£o:

 

Fiat Cronos                       pre√ßo  VW Polo                     pre√ßo 
DRIVE 1.3 GSE MT5:          $ 321.300 Trendline 1,6 manual    $ 336.214
PRECISION 1.8 16V MT5:   $ 357.000 Highline Manual 1,6      $ 429.256  
PRECISON 1.8 16V AT6      $ 412.000 Highline 1,6 Tiptronic    $ 450.706 

Pre√ßos do Cronos indicam boa disposi√ß√£o para conquistar clientes, exibindo motor de maior cilindrada. Nas vers√Ķes de topo, com transmiss√£o autom√°tica custa em torno de 9% abaixo do VW Polo Highline 1,6, tamb√©m autom√°tico. com pre√ßo sugerido em R$ 69.915. Aplicada a diferen√ßa, vers√£o de topo, Precision 1,8 autom√°tica, custaria em torno dos citados R$ 64.000.

 

Roda-a-Roda

Caminho ‚Äď Vendas do Alfa Giulia deram consistente salto no mercado norte-americano, um dos trampolins para viabilizar o autom√≥vel ‚Äď e marca. De 528 unidades em 2016, superou 14 mil ano passado. Volume em ascens√£o, passando de excentricidade com o 4C, a concorrente de Audi, BMW e Mercedes.

Mais ‚Äď N√ļmero deve se expandir com a chegada do SUV Stelvio, e de vers√£o maior, concorrente do agora primo Cherokee ‚Äď hoje Fiat e Jeep fazem parte do mesmo grupo, o FCA, e por isto n√£o se duvide de intimidades mec√Ęnicas a partir da comuniza√ß√£o de plataformas.

Metade ‚Äď Meio ciclo de vida, o Citro√ęn C4 Lounge ter√° re-estiliza√ß√£o para modelia 2018. Coisa pouca e t√≠pica: grade, far√≥is, para choques frontais. Atr√°s pequenos retoques. Dentro maior conectividade e infodivers√£o. Moto propuls√£o sem novidades, motor L-4, 1,6 turbo, caixa autom√°tica seis velocidades. Carro bom, vende desproporcionalmente menos a estilo, conte√ļdo e pre√ßo.

Ca√ßa ‚Äď Hyundai far√° 600 unidades de vers√£o especial, a HB20 R spec Limited, marcada por soleiras numeradas e bancos em couro vermelho com logo da vers√£o. Fevereiro. Tipo quem n√£o tem novidade ca√ßa com vers√£o.

L√≠der ‚Äď Segmento de maior crescimento em 2017, o SAV ‚Äď tipo utilit√°rio de atividade esportiva, classifica√ß√£o criada pela BMW -, teve produto da marca como l√≠der. O X1 montado em Santa Catarina vendeu 3.443 unidades.

Tempo ‚Äď Expectativas de insuflar produ√ß√£o dos jipes Stark, da ora cearense TAC, e anunciado lan√ßamento de picape e vers√Ķes flex, sem prazo para viabiliza√ß√£o pela chinesa Zoyte, compradora do neg√≥cio.

II ‚Äď Due Diligence, termo t√©cnico para levantamentos f√≠sicos e cont√°beis apurando real situa√ß√£o de ativos, valores a receber e pagar, impostos devidos, indicou d√≠vidas e Zoyte aguarda situa√ß√£o real para assumir a TAC ‚Äď ou n√£o.

Mais ? ‚Äď Chinesas Shaanxi Automotive Group, fabricante de √īnibus e Shuaguang Group, a SG, com amplo leque ‚Äď auto pe√ßas, autom√≥veis, picapes, √īnibus – pediram agenda ao Minist√©rio do Desenvolvimento para manifestar interesse em instalar-se no pa√≠s. Sondam incentivos.

Ainda n√£o ‚Äď Raz√Ķes desconhecidas, governos brasileiro e argentino delongam exig√™ncia de autom√≥veis portarem o sistema eletr√īnico ESP, um salva vidas controle eletr√īnico de estabilidade. Estava ajustado para ser na virada do ano, mas foi postergado para 1¬ļ.janeiro.2020.

Protesto ‚Äď O Latin NCAP ‚Äď programa de avalia√ß√£o de ve√≠culos novos para a Am√©rica Latina -, protestou formal e contundentemente √† Presid√™ncia da Na√ß√£o na Argentina, chamando a decis√£o de desafortunada e lament√°vel.

L√° – Contesta o fato dos ve√≠culos serem desobrigados usar tal equipamento, de f√°brica nos pa√≠ses de origem, dizendo dos acidentes a ser evitados, citando desn√≠vel de seguran√ßa entre mercados maduros e AL ser de 20 anos.

Rolou ‚Äď Rota 2030, programa para a ind√ļstria automobil√≠stica, de reda√ß√£o n√£o acordada, furou o cronograma, deixou lapso p√≥s fim do projeto anterior Inovar-Auto. Surgir√° depois da vota√ß√£o da Reforma da Previd√™ncia, nova refer√™ncia tem√°tica e cronol√≥gica para o pa√≠s.

Governo ‚Äď Ir√īnicos observadores da cena brasiliense dizem, se o governo montar grupo de trabalho para criar um cavalo de corridas, o resultado ser√°, no m√°ximo, um dromed√°rio manco. Teme-se ‚Äď sem trocadilho -, pelo resultado. Em tempo – Positivamente uma das medidas foi assumida pelo Denatran ‚Äď pois de sua √°rea: obrigatoriedade para inspe√ß√Ķes de seguran√ßa veicular.

Ali√°s ‚Äď Exce√ß√£o est√° nos Ve√≠culos de Cole√ß√£o, dispensados de tal verifica√ß√£o. H√° peti√ß√Ķes intern√©ticas para incluir na isen√ß√£o os quase antigos. Coisa improv√°vel, embora n√£o imposs√≠vel nestes dias de barganha pol√≠tica.

Movimento ‚Äď Visando crescer como terceiro grupo automobil√≠stico, Renault deu dois passos internacionais importantes. Com s√≥cios b√°sicos, Nissan e Mitsubishi, criou fundo de US$ 1bi para financiar desenvolvimento e implanta√ß√£o de programas de mobilidade.

Mais ‚Äď Mudou f√≥rmula associativa com a chinesa Brilliance, pela Renault Brilliance Jimbei Automotive, Ltd, para desenvolvimento e vendas mundiais de comerciais leves sob marcas Renault, Jinbei e Huasong: 150 mil at√© 2020.

Pesquisa ‚Äď Para entender qual a percep√ß√£o da marca entre formadores de opini√£o, inglesa de √≥leos Castrol faz pesquisa junto a jornalistas especializados.

Passo básico para traçar estratégia de comunicação. Voto pelo retorno do Castrol R e TT Competição, olorosas e sumidas diferenças da marca.

Lugar ‚Äď Brasiliense Felipe Nasr ‚Äď ou Nasser, como assumiu pronunciar -, com o patroc√≠nio da Petrobr√°s cortado por conta da Lava Jato -, mostrar√° talento no Weatertech Sportscar Championship, principal evento da Imsa, em Daytona Beach, Florida, EUA, dias 27 e 28. Nas provas de classifica√ß√£o cravou o melhor tempo entre 50 concorrentes, conduzindo Cadillac DPi.

Projeto ‚Äď Cadillac ? O pico do luxo da GM ? √Č, mesma marca, buscando clientes mais novos, e corrida de autom√≥veis √© atividade para mostrar-se mais jovem. Dentre classificados, quatro primeiros lugares s√£o Cadillac DPi, e dentre concorrentes, oito s√£o brasileiros.

Festa ‚Äď Norte-americanos s√£o capazes de fazer festa at√© em enterro. Transformaram as provas de classifica√ß√£o em evento pr√≥prio, enchendo Daytona e cidades adjacentes. Na corrida, mais.

Hist√≥ria ‚Äď Andr√© Chum, brasileiro, comprou Fusca Itamar 1993, √ļltimo ano de produ√ß√£o; pesquisou; achou esquisito o n√ļmero do chassis ser superior ao dado como √ļltimo exemplar. Fez invej√°vel trabalho para descobrir: ap√≥s o √ļltimo houve o √ļltimo √ļltimo. Est√° √≥timo, historiado por Alexander Gromow em

http://www.autoentusiastas.com.br/2018/01/o-ultimo-fusca-brasileiro/

Rolo ‚Äď H√° anos brasiliense Funda√ß√£o Mem√≥ria dos Transportes ap√≥s ir ao CONFAZ, o conselho dos secret√°rios da Fazenda, obteve do governo do Distrito Federal isen√ß√£o de pagamento de IPVA para ve√≠culos com mais de 15 anos. Distribuiu a decis√£o do DF nacionalmente e maioria dos estados a adotou.

Exce√ß√£o – Minas, n√£o. Cartorialmente exigiu laudo do Instituto do Patrim√īnio para informar se o ve√≠culo teria a idade para a isen√ß√£o. Caso foi resolvido por inst√Ęncias de Ant√īnio Monte, da Associa√ß√£o Mineira de Antigomobilismo, atrav√©s do deputado Duarte Bechir, aprovando projeto para isentar os ve√≠culos de cole√ß√£o e retirando do tal instituto a compet√™ncia para emitir laudos.

Gente ‚Äď Tatiana Carvalho, comunic√≥loga, retorno. OOOO Deixou a Fiat para MBA e doutorado, experi√™ncia em outros temas, e voltou. OOOO Ficar√° no escrit√≥rio paulista da marca. OOOO Desafio. FCA em reestrutura√ß√£o na √°rea entrela√ßando comunica√ß√£o, brand e publicidade. OOOO Come√ßa com lan√ßamento do Cronos. OOOO Alb√©ric Chopelin, franc√™s, pedreira. OOOO VP S√™nior, Diretor de Vendas e Marketing Groupe PSA ‚Äď chamar√° M‚Äôsieur apenas o presidente mundial. OOOO Coordenar√° vendas de todas as marcas do grupo ‚Äď Peugeot, Citro√ęn, DS, Opel, Vauxhall, autom√≥veis e comerciais, todo o mundo, cuidando para n√£o ser engolido pela s√≥cia chinesa Dongfeng. OOOO Ap√≥s mais de s√©culo de administra√ß√£o familiar, PSA trouxe para salv√°-la o portugu√™s Carlos Tavares, ent√£o VP da vitoriosa concorrente Renault. OOOO

Mercedes, mais vendido entre os Premium

N√ļmero sens√≠vel, 12.474 unidades, Mercedes vendeu 38,3% nos segmentos onde participa. No total, os 7.361 produtos montados na f√°brica de Iracem√°polis, SP, foram respons√°veis por 61,2% das vendas, com lideran√ßa pelos Classe C comercializando 4.061 autom√≥veis ‚Äď 36,3% do total.

Outro indutor das boas vendas foi pequeno SUV GLA, com 3.570 unidades ‚Äď 29% dentre o total dos Mercedes autom√≥veis e varia√ß√Ķes, e quase metade do volume de produ√ß√£o nacional. A atualiza√ß√£o de itens internos e externos auxiliaram acelerar vendas.

Outros fatores respons√°veis pela lideran√ßa da marca foi a presen√ßa de modelos importados, Classe A, GLC, GLC Coup√©, GLE Coup√©, SLC, auxiliando fazer lideran√ßa em seus segmentos e compondo o total nas vendas; e a corajosa disponibilidade dos produtos de performance elaborada, como s√£o as vers√Ķes AMG, elevando a marca como l√≠der no segmento de elevada performance. No ano comemorativo de meio s√©culo, mudando o foco para popularizar o rendimento extra, marca assinalou 621 unidades vendidas, 14% a mais relativamente a 2016 e superior aos 10% de expans√£o nas vendas de autom√≥veis, em parte pela expans√£o de sua rede de concession√°rios, de 38 para 55, incluindo 12 especializados nos AMG.

Quer resultados maiores em 2018, especialmente por novidades em produtos e por apurar os serviços dos concessionários às demandas e expectativas dos clientes.

 

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito