Avalia√ß√£o ‚Äď Chevrolet Equinox 2.0 Premier AWD Aut. 2018

Postado em: 5, Janeiro 2018 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Para suprir esse mercado de SUVs, que vem crescendo a cada ano, a Chevrolet já vende no Brasil o Equinox. O modelo é de uma categoria superior, com mais recursos e tecnologias comparado aos seus concorrentes. O modelo fica posicionado entre o compacto Tracker e o todo-terreno Trailblazer, tirando a Captiva de linha no Brasil.

Com a estreia da vers√£o Premier na linha da Chevrolet, o Equinox conta com conte√ļdo in√©dito e acabamento premium, que √© caracterizada pela ampla aplica√ß√£o de materiais nobres e extensa rela√ß√£o de equipamentos de s√©rie. Essa vers√£o j√° est√° dispon√≠vel na nova gera√ß√£o de ve√≠culos de passeio da marca nos Estados Unidos. Um logo espec√≠fico na tampa traseira identifica os autom√≥veis nesta configura√ß√£o.

Grand√£o, o Equinox mede 4.652 mm de comprimento, 2.105 mm de largura e 1.695 mm de altura. A parte externa da carroceria traz elementos caracter√≠sticos dos novos produtos globais da Chevrolet, como a frente ampla e horizontal, far√≥is afilados integrados √† grade. O cap√ī tem linha imponente e esculpida nas extremidades. Nas laterais, vincos curvil√≠neos criam um interessante efeito de luz e sombra, que harmonizam com as grandes rodas de alum√≠nio aro 19.

Na traseira, as linhas horizontais reforçam o foco na execução precisa. O aerofólio parece flutuar sobre o vidro que segue envolvendo toda a área externa do compartimento de bagagem. Na base, duas saídas de escape completam o conjunto. Cromados delineiam as janelas das portas e o mesmo acabamento faz-se presente na grade frontal e dá toque especial ao para-choque posterior e às barras longitudinais do teto.

Juntamente a isso, o ve√≠culo possui sensores, radares e c√Ęmeras espec√≠ficas capazes de identificar situa√ß√Ķes de risco e acionar de maneira aut√īnoma o sistema de frenagem e o de dire√ß√£o para mitigar ou mesmo evitar acidentes. Entre os principais itens de seguran√ßa est√£o: Frenagem autom√°tica de emerg√™ncia (AEB, Fun√ß√£o de pr√©-ativa√ß√£o dos freios, Sistema de compensa√ß√£o de frenagem, Assist√™ncia de frenagem de emerg√™ncia (PBA), Alerta de colis√£o frontal, Banco do motorista com alerta t√°til de seguran√ßa, Assistente de perman√™ncia na faixa, Far√≥is Full LED com faixo alto inteligentes e dispositivo de abertura el√©trica da tampa do porta-malas por sensor de movimento.

Outro recurso √© o farol com ajuste de nivelamento autom√°tico, que considera a carga transportada, calibra√ß√£o dos pneus e at√© a inclina√ß√£o da via, Alerta de ponto cego com sensor de aproxima√ß√£o repentina, Controle eletr√īnico de tra√ß√£o e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento, Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro, C√©lula de sobreviv√™ncia: comum em carros de competi√ß√£o, C√Ęmera de r√© com linhas guias e alerta de tr√°fego cruzado traseiro

O carro ainda oferece uma interessante funcionalidade comumente dispon√≠vel em avi√Ķes de primeira classe: sistema emite ondas contr√°rias para cancelamento de ru√≠dos externos do motor, amplificando a sensa√ß√£o de sil√™ncio a bordo.

Em relação à conectividade, o Equinox conta com sistema de carregamento wireless para smartphones, sistema multimídia MyLink com tela capacitiva de oito polegadas, GPS e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, que permitem projetar o smartphone do usuário diretamente na tela do carro. O veículo é equipado ainda com um compartimento no console central capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com a tecnologia neste espaço para que a bateria seja recarregada sem a necessidade de fios.

Por dentro, o requinte a preocupa√ß√£o com o acabamento √© evidente. No Equinox os bancos s√£o revestidos com couro perfurado e costuras duplas. O painel tamb√©m segue o mesmo padr√£o. Al√©m disso, acabamentos ‚Äúsoft touch‚ÄĚ aplicados em outras √°reas de contato, como os apoios de bra√ßo e pain√©is de portas.

O interior tamb√©m √© caracterizado pelos dois tons, Preto Jet Black e Cinza Medium Ash Gray nas superf√≠cies principais. O painel traz pe√ßas decoradas com metaliza√ß√£o acetinada nas sa√≠das de ar, na moldura central de instrumentos, no console e no volante. O Equinox conta ainda com uma s√©rie de outros itens relevantes de conforto e comodidade, entre eles o sistema de som de alta fidelidade com (5) alto-falantes e (2) woofers da marca Bose, banco do motorista com ajuste el√©trico (incluindo o lombar) com duas op√ß√Ķes de mem√≥ria, teto solar el√©trico panor√Ęmico e sistema semi-aut√īnomo de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares.

Devido ao seu entre-eixos de 2.725 mm, o interior acomoda com folga at√© cinco ocupantes com bagagens. A sensa√ß√£o de amplitude √© potencializada pelo teto solar panor√Ęmico. O painel frontal, por exemplo, √© desassociado do console central, trazendo mais conforto e espa√ßo para os ocupantes. O volume de carga m√°xima do Equinox pode variar de 468 litros at√© 1.627 litros, dependendo da configura√ß√£o dos bancos. O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterr√Ęneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga.

O console central foi otimizado e alinhado às necessidades reais de uso do consumidor. Acomoda diversos comandos, porta-objetos com iluminação em LED, apoio de braço e os dutos que estende o sistema de ventilação para os passageiros que viajam atrás. Eles têm acesso facilitado à cabine por conta do piso plano, do tamanho das portas e da formatação das colunas em relação ao banco traseiro, cujo encosto conta com dois ajustes de inclinação.

O car√°ter aerodin√Ęmico tamb√©m ajuda a maximizar a performance do ve√≠culo, que √© equipado com o sistema de grade ativa do radiador. Sua fun√ß√£o √© reduzir o arrasto atrav√©s do controle de abertura e fechamento eletr√īnico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventila√ß√£o da cabine.

Outro ponto positivo do Equinox √© a sua pot√™ncia, equipado com o motor 2.0 turbo de duplo fluxo com inje√ß√£o direta de gasolina (o mesmo do Camaro Turbo norte-americano), o propulsor esbanja 262 cavalos e 37 kgfm de torque, capazes de levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Como cerca de 90% do pico de torque est√° dispon√≠vel de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situa√ß√Ķes de utiliza√ß√£o.

Prova de que o motor √© muito forte, s√£o os n√ļmeros divulgados pela marca na retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, que √© feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade m√°xima √© limitada eletronicamente em 210 km/h. Em conjunto est√° a transmiss√£o autom√°tica sequencial de nove marchas ‚ÄúClutch-to-Clutch‚ÄĚ, de trocas r√°pidas e bastante suaves. O motor tamb√©m possui o sistema Stop/Start, que desliga o motor temporariamente em paradas para poupar combust√≠vel.

O modelo utiliza-se da arquitetura D2XX da Chevrolet, suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias de controle de estabilidade e de tração. Falando em tração, vale mencionar que sistema disponível no Equinox é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por um central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo. Ele peca na hora de manobrar, o esterçamento do volante é bem limitado, obrigando o motorista a manobrar muito mais do que o necessário.

O Equinox come√ßou a ser vendido em outubro com tr√™s anos de garantia e cinco op√ß√Ķes de cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade. A vers√£o avaliada custa R$ 150 mil e n√£o tem opcionais, mas a Chevrolet passa a disponibilizar tamb√©m a vers√£o de entrada LT por R$ 134.900.

CONFIRA O V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=4f8kwZ5Qk28

CONTINUA NA P√ĀGINA 2

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito