Avalia√ß√£o ‚Äď Fiat Argo Drive 1.0 Firefly Flex 2018

Postado em: 29, dezembro 2017 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

De acordo com a FCA ‚ÄúO Fiat Argo √© fruto de um grande investimento da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na moderniza√ß√£o do Polo Automotivo de Betim (Minas Gerais), com foco na excel√™ncia construtiva. Ele representa um novo ciclo de renova√ß√£o na consagrada gama Fiat, depois de um per√≠odo onde a marca investiu em segmentos onde ainda n√£o estava presente, como o de picapes maiores (Toro) e hatches subcompactos (Mobi).‚ÄĚ

O tema ‚Äúwrap around‚ÄĚ (contornos envolventes) experimentado anteriormente no Fiat Toro agora se movimenta de forma mais inquieta, quase nervosa, para que toda a emo√ß√£o de um hatch possa ser percebida por meio de linhas atuais.

Na parte frontal, o cap√ī longo e volumoso se destaca. Os far√≥is que invadem a lateral com dinamismo s√£o bi-par√°bola. A grade deixa de ser um simples elemento de cobertura de partes internas do cofre do motor para se tornar um objeto tridimensional. A parte inferior refor√ßa visualmente a largura do carro com as tomadas de ar nas extremidades do para-choque. O efeito visual √© imediato, com o aumento do ‚Äúsize-impression‚ÄĚ. Destacam-se no desenho volumoso as caixas de roda, a linha de cintura contorna todo o hatch.

Na traseira, as lanternas t√™m desenho fragmentado com formato em ‚ÄúC‚ÄĚ apontando para o centro do logotipo Fiat e dando suporte para as laterais esculpidas da tampa traseira. O para-choque esportivo, com seu desenho extrator se destaca logo no primeiro olhar.

O time de Design foi buscar na arquitetura das grandes cidades a inspira√ß√£o para criar as linhas-guia do hatch. O painel exibe tr√™s n√≠veis, com elementos envolventes. A ado√ß√£o de um sistema multim√≠dia de 7 polegadas, de aspecto flutuante, chama a aten√ß√£o, assim como o layout das √°reas funcionais (bot√Ķes, climatiza√ß√£o e sa√≠das de ar). Na camada superior, as sa√≠das de ar laterais direcionadas para os ocupantes, a integra√ß√£o entre painel e portas e a cobertura vazada do quadro de instrumentos. Na camada intermedi√°ria, a faixa pintada incorpora as tr√™s sa√≠das de ar centrais, inspiradas nos √≠cones esportivos da FCA. Na parte inferior, o controle central no conceito ‚Äútecla de piano‚ÄĚ.

O console central teve o layout trabalhado de maneira espec√≠fica para cada tipo de c√Ęmbio. Al√©m do f√°cil acesso √† porta USB e entrada auxiliar. Aos passageiros do banco de tr√°s est√£o dispon√≠veis porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB completa, que inclui transfer√™ncia de dados. O painel de portas possui apoia bra√ßo recoberto em tecido integrado ao puxador. Os bancos elevaram o conforto e qualidade do acabamento, com volumes e conten√ß√Ķes maiores.

Por fim, o volante, que traduz a esportividade do Fiat Argo, trazendo elementos do universo das corridas, como empunhadura levemente mais espessa, apoio para os polegares, base achatada e faixa central na parte superior.

O Fiat Argo se destaca nesse quesito, introduzindo equipamentos antes presentes apenas no segmento dos hatches de m√©dio porte. Entre os itens que ampliam a seguran√ßa a bordo est√£o os airbags laterais dianteiros e a c√Ęmera de r√© com linhas din√Ęmicas e sensores de estacionamento. Bancos com ISOFIX, que permitem a melhor fixa√ß√£o de cadeiras infantis √† carroceria, s√£o de s√©rie em todas as vers√Ķes do Fiat Argo, assim como os repetidores de pisca laterais nos retrovisores.

A escolha dos motores est√° completamente alinhada √† oferta de vers√Ķes do novo Fiat Argo. Quando o cliente procura modelos mais acess√≠veis, o consumo de combust√≠vel √© um item de alta relev√Ęncia. Avaliamos a vers√£o de entrada com o 3 cilindros e 1.0 litro, ele tem 77 cv e 10,9 kgmf de torque com etanol, suficiente para empurrar o hatch da Fiat sem pestanejar, o motor al√©m de ‚Äútorcudo‚ÄĚ tem um excelente consumo rodovi√°rio e urbano, fizemos uma m√©dia de 20 km/l na estrada e 17 km/l na cidade sempre com o ar-condicionado ligado e usando gasolina.

Em conjunto est√° o bem escalonado c√Ęmbio manual de cinco marchas com troca macias e precisas. O conjunto motor √© c√Ęmbio est√£o bem equilibrados tornando a dirigibilidade f√°cil e prazerosa em alguns momentos. A posi√ß√£o de dirigir √© outro fator a favor do Argo Drive, o volante tem √≥tima empunhadura e o banco tem ajustes que facilitam para acertar a medida certa para guiar o carro. O modelo parte de R$ 44.990.

*FICHA T√ČCNICA:

Dimens√Ķes

Altura             1.503 (mm)    1,5 (m)

Largura          1.724 (mm)    1,72 (m)

Comprimento           3.998 (mm)    4 (m)

Peso (Kg)      1.105

Tanque (L)    48

Entre-eixos   2.521 (mm)    2,52 (m)

Porta-Malas (L)        300

Ocupantes    5

Mec√Ęnica

C√Ęmbio          manual de 5 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o esquerda        Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco.

*Dados do fabricante

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