Avalia√ß√£o – Citro√ęn C3 Exclusive 1.6 VTI 120 Flex Aut. 2018

Postado em: 22, dezembro 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

O Citro√ęn C3 sempre foi um carro agrad√°vel, especialmente depois que ele passou por essa remodela√ß√£o em 2012, cujo visual e conte√ļdo permanece praticamente inalterado at√© hoje. √Č um raro caso de carro que mant√©m o mesmo visual por tanto tempo, e isso √© ao mesmo tempo bom e ruim.

Comecemos pelo lado bom olhando o C3 por fora. Esse √© um carro que sabe envelhecer bem, seu visual traz linhas que remetem aos cl√°ssicos da Citro√ęn e, com isso, permitem que o jeit√£o retr√ī do carro se mantenha bonito at√© hoje. Claro que a pr√≥pria linha da marca francesa j√° passou por fortes mudan√ßas em seu DNA, mas o C3 n√£o sente tanto o peso da idade como sentiria um Palio 2012 por exemplo.

Seu estilo mais arredondado traz bom espaço interno nos bancos dianteiros, com sensação de amplitude realçada pelo apaixonante para-brisa Zenith, algo que os carros de outras marcas nem sonham em possuir. Na traseira falta um pouco de espaço, mas o porta-malas comporta bons 300 litros. A posição de dirigir é elevada, mas não há dificuldades para encontrar uma boa posição para braços e pernas.

Debaixo do cap√ī est√° o interessante motor 1.6 16V aspirado, que rende 115/118 cv @ 5.750 rpm de pot√™ncia e 16,1 kgfm @ 4.750 rpm com qualquer combust√≠vel, mas o principal trunfo do C3 agora √© o c√Ęmbio autom√°tico de 6 velocidades, que se entende bem com o motor e possui modo de condu√ß√£o econ√īmico, esportivo ou normal, de acordo com a prefer√™ncia do motorista. O novo c√Ęmbio deixou o C3 mais frugal, rendendo 10,9 km/l de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Com bom desempenho, o motor d√° conta dos 1.202 kg do C3 sem dificuldade, mas est√° longe de entregar a esportividade vista em alguns concorrentes como Polo e Fiesta. De qualquer forma o C3 nasceu para ser confort√°vel, e faz isso muito bem, com suspens√Ķes bem calibradas para o asfalto ruim e na medida certa para a estrada. O carro acelera bem e retoma com suavidade, sempre dentro do esperado para a sua categoria.

Mas há também o lado negativo de sua longevidade, e isso começa pela ausência de airbags laterais e controles de estabilidade. Seu painel tem visual antigo e a central multimídia tem apenas Apple CarPlay, ignorando o Android Auto. E seu ABS deixa a desejar em frenagens sobre superfície irregular e pouco aderente, como paralelepípedo molhado, aonde os freios não se entendem com a central do ABS e demandam atenção nas frenagens.

No geral, estamos falando de um bom carro, com boas qualidades para ocupar a sua garagem e que continua agradando mesmo depois de tanto tempo no mercado. Seu pre√ßo de R$ 65.490 √© um pouco salgado, mas fica em torno de R$ 10.000 abaixo das vers√Ķes topo de linha da concorr√™ncia. Se os pontos negativos n√£o te incomodam tanto assim, ainda pode ser uma boa escolha.

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