Avaliação РAudi A7 Sportback 3.0 TFSI Ambition S tronic quattro 2015

Postado em: 15, abril 2016 por Marcelo Silva

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Fotos: Marcus Lauria

Dirigir o Audi A7 requer adapta√ß√£o. N√£o que seus 333 cv sejam dif√≠ceis de domar ou suas dimens√Ķes avantajadas tragam dificuldade no tr√Ęnsito. O problema aqui √© que os sentidos demoram a se acostumar com o que acontece ao volante do A7. As rea√ß√Ķes do carro s√£o dignas de um show de m√°gica, e dos bons, com a diferen√ßa de que dentro do Audi, tudo o que acontece √© real, mas a gente teima em acreditar.

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Vamos começar pelas rodas, aro 19, com pneus 255/40, ou seja, é um perfil bem baixo. Quem já trocou o aro original do carro por outro maior, com pneus de perfil mais baixo, sabe o que é sofrer em buracos. E, a julgar pela suspensão baixinha do A7, imagina-se que rodar por ruas maltratadas é tão confortável quanto montar um touro em um rodeio, certo? Errado. A carga dos amortecedores é regulada eletronicamente e, em modo Efficiency ou Comfort, o carro roda suave mesmo em ruas com pavimentação lunar.

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Por falar nos modos de condu√ß√£o supracitados, o A7 tem ainda o modo Dynamic, que regula todos os recursos do carro para uma condu√ß√£o voraz. Nesse modo, o motor 3.0 V6 com compressor Roots (n√£o se engane com o ‚ÄúT‚ÄĚ do TFSI, n√£o h√° turbo aqui) faz quest√£o de ostentar seus 44,9 kgfm @ 2.900-5.300 rpm de torque e seus 333 cv @ 5.500-6.500 rpm de pot√™ncia. A transmiss√£o DCT S-tronic de 7 velocidades orquestra a for√ßa e a tra√ß√£o Quattro distribui para os pneus a carga para o carro acelerar de 0-100 km/h em 5,6 segundos e atingir at√© 250 km/h.

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O sistema de tração integral do carro é do tipo permanente, com diferencial intermediário sensível ao torque, e em modo normal distribui 25% da força para cada roda. Em caso de deslizamento de qualquer uma das rodas, 60% da força vai para as rodas de trás e, em casos extremos, até 85% da força pode ser enviado para qualquer um dos eixos. Ou seja, é um conjunto suficiente para garantir segurança nas ruas e estradas em qualquer tipo de clima e, nas pistas, faz qualquer um fingir ser piloto.

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Mas a faceta selvagem n√£o √© a √ļnica do Audi A7, pois no modo Efficiency, o carro regula uma s√©rie de par√Ęmetros da inje√ß√£o, bem como a resposta do acelerador e o funcionamento do compressor de ar-condicionado e, com esse modo acionado, conseguimos fazer 8 km/l de gasolina na cidade e 12 km/l na estrada. Considero bom para um motor com tanto desempenho e ao mesmo tempo respons√°vel por carregar 1.810 kg deste sed√£-coup√© com 4,97 m de comprimento e 1,91 m de largura.

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Apesar de ser t√£o grande, o A7 leva apenas quatro pessoas, com bastante conforto. Na dianteira, os dois bancos contam com amplas regulagens el√©tricas, enquanto na traseira, dois passageiros com at√© 1,85 m de altura viajam com muito espa√ßo para pernas e cabe√ßas. No porta-malas, cabem 535 litros. O carro √© baixo, com 1,42 m de altura, mas ainda assim a posi√ß√£o de dirigir √© boa e a visibilidade n√£o √© ruim. Manobrar o A7 seria mais dif√≠cil se n√£o fosse pelos sensores de estacionamento nos quatro cantos e pela c√Ęmera de r√©.

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Utilizar o A7 na cidade √© garantia de sossego. A suspens√£o √© suave, o isolamento ac√ļstico √© primoroso e o sistema de som da Bose garante a tranquilidade. Sua dire√ß√£o leve e r√°pida torna f√°cil desviar dos obst√°culos urbanos e, at√© mesmo em engarrafamentos, o carro impressiona: seu sistema de controle de cruzeiro adaptativo funciona at√© mesmo no anda-e-para das cidades, sendo necess√°rio apenas acelerar de leve o carro ap√≥s uma parada completa. Para manter-se em um deslocamento lento e/ou parado, o A7 faz tudo sozinho, impressionante!

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O tal controle de cruzeiro adaptativo tamb√©m garante a tranquilidade na estrada, mantendo a velocidade do carro √† frente mesmo se houver uma frenagem completa. O A7 faz tudo, menos curvas, ainda bem! Conduzir o A7 na estrada √© uma das melhores experi√™ncias automotivas poss√≠veis, pois o n√≠vel de intera√ß√£o entre motor, c√Ęmbio, din√Ęmica e freios faz com que tentemos imaginar quanto tempo levar√° para um Gol ter o mesmo requinte desde A7. Acelera√ß√Ķes e retomadas s√£o muito r√°pidas, e o ronco do motor afinando em altas rota√ß√Ķes (abra a janela para ouvir) faz com que tudo fique ainda mais delicioso.

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Mas nem tudo √© perfeito, e o A7 tem dois grandes defeitos: o primeiro deles √© o pre√ßo, de R$ 399.990 por essa vers√£o Ambiente 3.0 V6 TFSI e, o segundo, √© o fato de n√£o ser meu (e nem seu, talvez). Mas √© um daqueles carros que satisfaz tanto o seu dono, que o rombo na conta banc√°ria de quem compra acaba nem parecendo t√£o grande assim. Esse carro re√ļne grande parte do melhor que a ind√ļstria automotiva oferece no mundo, e por ser t√£o raro, merece uma rever√™ncia cada vez que for visto nas ruas. Palmas para a Audi.

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