Avaliação РBMW X6 4.4 xDrive50i M Sport 2016

Postado em: 1, abril 2016 por Marcelo Silva

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Fotos: Marcus Lauria

Para muitos, o BMW X6 n√£o faz sentido. De fato a BMW tem um SUV grande, o X5, e tem tamb√©m esportivos, cup√™s e tudo mais. Qual a raz√£o de fazer um SUV com carroceria ‚Äúcup√™‚ÄĚ, dimens√Ķes t√£o generosas quanto o desempenho e aptid√£o off road menor do que a capacidade de dar voltas muito r√°pidas em Nurburgring? N√£o parece haver raz√£o, mas se entrarmos no campo da emo√ß√£o, o X6 faz todo o sentido, especialmente nessa vers√£o avaliada, a xDrive50i com pacote M Sport.

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Ali√°s, n√£o chame o X6 de SUV, ele quer ser chamado de SAV (Sport Activity Vehicle). √Č mais chique, e mais condizente com o visual extravagante do carro, que ganhou linhas renovadas na linha 2015, desenhadas para fornecer maior fluidez aerodin√Ęmica ao modelo. H√° tamb√©m retrovisores e spoiler em fibra de carbono, bem como uma pequena atualiza√ß√£o na grade frontal. Mudan√ßas pequenas e pontuais, suficientes para o X6 continuar arrancando suspiros por onde passa. E, como se n√£o fosse suficiente, essa vers√£o M Sport acrescenta ainda apaixonantes rodas aro 20‚ÄĚ.

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Mas basta abrir o cap√ī para visualizar o que realmente tira o f√īlego: um enorme V8 4.4 biturbo a gasolina, que entrega uma pot√™ncia de 450 cv @ 5.500-6.000 rpm e um torque m√°ximo de 66,3 kgfm @ 2.000-4.500 rpm. Tamanha for√ßa √© distribu√≠da nas quatro rodas (com predile√ß√£o pelas rodas traseiras) e orquestrada por uma transmiss√£o ZF de oito velocidades. Tal conjunto permite ao monstro de 2.245 kg acelerar de 0-100 km/h em 4,8 segundos e atingir uma velocidade m√°xima de 250 km/h. E os n√ļmeros de desempenho n√£o podem descrever com exatid√£o a sensa√ß√£o incr√≠vel que √© acelerar o X6.

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S√≥ que antes de sentir nas v√≠sceras o soco causado pelo V8, o condutor ir√° se abrigar confort√°velmente em um banco de couro com amplas regulagens el√©tricas. A posi√ß√£o de dirigir √© o mais baixa poss√≠vel para um carro t√£o alto, e a coluna de dire√ß√£o tem o ajuste telesc√≥pico (el√©trico) mais amplo que j√° vi. O interior √© t√£o aconchegante que n√£o se percebe de imediato as dimens√Ķes do SAV, e os recursos de multim√≠dia a bordo abusam do poder de sedu√ß√£o: som da Bang & Olufsen, tela de 10‚ÄĚ dianteira e dois monitores de 9,2‚ÄĚ na traseira e DVDs independentes na dianteira e traseira. Some isso ao espa√ßo interno de qualidade para todos os passageiros e ao isolamento ac√ļstico de primeira.

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E ningu√©m desfrutar√° mais das qualidades tecnol√≥gicas do carro do que o comandante. H√° um cluster digital que altera suas informa√ß√Ķes de acordo com o modo de condu√ß√£o (Eco Pro, Comfort, Sport e Sport+), GPS com tr√Ęnsito em tempo real, head-up display, sistema de frenagem autom√°tica, sistema de vis√£o noturna (BMW Night Drive) e far√≥is em LED (Dynamic Spot Light) que direcionam automaticamente um facho de luz alta para placas, pedestres, animais ou qualquer coisa que possa ferir a integridade do X6. Al√©m disso, h√° um recurso que faz o volante vibrar caso o motorista invada as faixas divis√≥rias da estrada. Definitivamente √© um daqueles carros que requer muito esfor√ßo do ‚Äúpiloto‚ÄĚ para fazer alguma besteira.

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Manobrar um carro de 4,91 m de comprimento, 1,99 m de largura e 2,93 m de entre-eixos em garagens apertadas pode parecer complicado, e acaba sendo, mas o X6 far√° de tudo para facilitar sua vida. No display central, o carro usa as c√Ęmeras ao redor da carroceria para gerar uma imagem como se o carro estivesse sendo filmado de cima por um drone e, em conjunto com os sensores de estacionamento por todos os cantos, faz qualquer motorista rec√©m-aprovado no teste de baliza manobrar (quase) t√£o bem quanto um valet de Las Vegas. E para aqueles que n√£o confiam tanto em tecnologias, os retrovisores s√£o grandes e abaixam suas lentes (tilt-down) para facilitar as manobras feitas √† moda antiga, sendo que apenas a visibilidade pela vigia traseira √© ruim, culpa da carroceria SAV.

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Utilizar o X6 na cidade √© t√£o chamativo quanto passear no shopping de m√£os dadas com uma Panicat. O carro √© volumoso demais para as ruas cada vez mais estreitas das nossas metr√≥poles, mas isso n√£o incomoda a tranquilidade sentida ao rodar com o crossover. Em modo Eco Pro, o c√Ęmbio sobe marchas rapidamente e o start-stop coloca os 450 cv para dormir nos sem√°foros e paradas longas. Por contar com o BMW Adaptative Drive, os computadores do carro analisam e regulam a atua√ß√£o dos amortecedores e barras anti-rolagem todo o tempo e, com isso, nem mesmo as ruas mais crocantes causam desconforto excessivo aos passageiros do X6, mesmo com pneus de perfil t√£o baixo. O consumo medido ficou em torno de 6,5 km/l de gasolina. Quanto mais cavalos, mais comida.

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J√° na estrada, o comportamento do carro √© ainda superior ao que voc√™ poderia esperar. Em modo Comfort, o X6 flui suave em qualquer situa√ß√£o e, em modo Eco Pro, os freios regenerativos acumulam energia para a bateria e, tirando-se o p√© do acelerador em velocidade de cruzeiro, o c√Ęmbio desacopla do motor e o modo Coasting faz o carro seguir ‚Äúna bengala‚ÄĚ, economizando combust√≠vel e abusando do Cx de 0,32 para ir mais longe gastando o m√≠nimo poss√≠vel. Consegui fazer at√© 10,8 km/l de gasolina andando suave, algo bom para um motor 4.4 de 8 cilindros mas, quem disse que d√° para andar sempre suave com este carro?

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√Č afundar o p√© para uma acelera√ß√£o ou retomada e n√£o acreditar no que est√° acontecendo. O corpo todo √© colado contra o banco, as marchas s√£o trocadas rapidamente e, se o modo Sport estiver acionado, a cada troca de marcha um estouro √© ouvido, simulando um backfire. Quem v√™ de fora n√£o acredita que algo t√£o grande acelera tanto, e manter a aten√ß√£o aos radares √© mandat√≥rio para n√£o acumular multas. Os discos ventilados nas quatro rodas fazem o carro frear t√£o brutalmente quanto acelera e, se n√£o fosse pelo choro dos pneus brigando com o asfalto nas alicatadas do freio, voc√™ n√£o saberia o qu√£o incr√≠veis s√£o aquelas pizzas de metal dentro das rodas. Se n√£o fosse pelo ABS, os pneus ficariam quadrados.

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Ali√°s, que pneus? Esses Pirelli P Zero de medida 275/40 (dianteira) e 315/35 (traseira) que equipam o carro, e fazem com que ele devore curvas na estrada com uma aptid√£o espetacular para um carro com 1,70 m de altura e duas toneladas de peso. Lembra do BMW Adaptative Drive? Ent√£o, colocando o modo Sport em a√ß√£o, o carro ganha dire√ß√£o e suspens√Ķes r√≠gidas e, com o aux√≠lio do sistema de vetora√ß√£o de torque ativado pelos freios traseiros, o carro apresenta uma neutralidade sensacional nas curvas, mesmo se o modo Sport + (que desliga controles de estabilidade e tra√ß√£o) estiver acionado. Embora este seja um carro 4×4, com excesso de abuso a traseira abana, e nem precisa ser jornalista ingl√™s para controlar a escapada como um g√™nio.

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Mas afinal, quanto custa essa brincadeira? Não se sabe. Conforme informado pela Assessoria de Imprensa da BMW, há pouquíssimos BMW X6 xDrive50i disponíveis no Brasil, ou seja, é um carro tão raro quanto sedutor. Se levarmos em consideração o preço da versão mais simples xDrive35i, que custa R$ 417.950, podemos colocar algumas dezenas de milhares a mais no preço final do xDrive50i. Será que vale? Depende, pois há coisas menores e mais discretas, mais baratas e tão divertidas quanto (ou mais) mas, como dissemos lá em cima, o X6 é fruto da emoção, e a emoção às vezes nos impulsiona a fazer coisas sem sentido. 

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