O que é melhor: bateria comum ou selada?

Postado em: 12, dezembro 2014 por Marcus Lauria

Fotos: Divulgação

A maioria dos carros está equipada com baterias de água ácida, também chamadas de baterias de partida. Elas são projetadas especialmente para dar a partida no motor de arranque, fazendo  o motor girar, ligando o carro.

Conforme o tempo, a bateria vai perdendo água, um dos componentes necessários à produção de eletricidade. Sendo assim, é preciso acrescentar água destilada na bateria de tempos em tempos.

Porém, as baterias mais modernas, chamadas de baterias seladas, acabam com esse inconveniente. Nelas, há adição de 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo, e isso faz com que a decomposição da água seja quase zero.

Além disso, a bateria selada gera oxigênio e hidrogênio, que se combinam a fim de formar água. Portanto, o nível de água permanece o mesmo durante toda a sua vida, sem necessidade de reabastecê-la.

Agora, temos uma noção de qual bateria é mais conveniente, mas vamos olhar as vantagens e desvantagens para entender a diferença entre os dois tipos de bateria:

Bateria Selada

Vantagens: Um dos inconvenientes da bateria √© a manuten√ß√£o. Na bateria selada, esse cuidado n√£o √© necess√°rio. Inclusive, a √°gua da bateria dura por toda vida √ļtil e n√£o precisa ser reposta. Isso √© poss√≠vel porque, na bateria selada, o processo qu√≠mico para produzir eletricidade consome uma quantidade insignificante de √°gua. E falando no tempo de dura√ß√£o do equipamento, essa √© outra vantagem da bateria selada, que chega a durar 4 anos se for utilizada adequadamente.

Desvantagens: Ao mesmo tempo que não precisar colocar água na bateria é uma vantagem, isso pode causar uma inutilização da bateria. Em caso de sobrecarga, a água da bateria é consumida completamente e desaparece. Visto que a bateria selada não dá acesso ao eletrólito, não há como verificar o nível de água e muito menos repor o líquido. Portanto, a bateria acaba ficando inutilizável após uma sobrecarga.

Bateria N√£o Selada

Vantagens: Se for respeitada a frequ√™ncia de manuten√ß√£o, uma bateria n√£o selada pode durar tanto quanto uma bateria selada. O intervalo recomendado para verificar o n√≠vel de √°gua na bateria √© de 3 a 6 meses, assim sua vida √ļtil chega facilmente a 4 anos.

Desvantagens: A bateria não selada requer manutenção. O nível de água deve ser verificado a cada 3 ou 6 meses de uso. Caso contrário, o tempo de vida da bateria comum é encurtado. Esse cuidado é necessário porque, se o nível de água estiver abaixo da placa, a bateria perde a eficiência e começa a se degradar.

Fonte: Sal√£o do Carro (salaodocarro.com.br)

Tag Cloud

Parceiros

Moto10

One Response

  1. marcio n.silva disse:

    Caramba 40 anos de profiss√£o .,motorista….agora que sei tecnicamente a diferen√ßa…..otima mat√©ria.eu so uso com manuten√ß√£o…….abra√ßo

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2019 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito