Coluna Mec√Ęnica Online¬ģ N¬ļ 77 | Desvendando o lubrificante do ve√≠culo

Postado em: 2, setembro 2014 por Tarcisio Dias

Fotos: Divulgação

O autom√≥vel est√° cada vez mais independente, mas ainda assim, s√£o necess√°rias algumas manuten√ß√Ķes para garantir seu pleno funcionamento. E se voc√™ n√£o pretende contribuir para o surgimento de problemas no motor, √© importante ficar atento na troca do √≥leo lubrificante. Um lubrificante vencido exige mais for√ßa e aumenta o desgaste dos pist√Ķes, entre outras partes. Por isso, ficar atento quanto ao n√≠vel do √≥leo e √† data da troca s√£o quesitos b√°sicos para deixar o seu motor mais funcional.

E quais são os tipos de óleo existentes? Basicamente são três. Claro que existem outros, mas estes três são os mais importantes e comumente mais utilizados, principalmente no automóvel.

√ďleo Mineral ‚Äď Atualmente o mais utilizado. Adequado para trocas a cada 5 mil quil√īmetros em m√©dia, este √≥leo se adapta bem para todos os tipos de motores e cilindradas.

Derivado do petróleo cru, são obtidos após refinação.

√ďleo Semissint√©tico ou de base sint√©tica – Uma mistura de bases sint√©ticas e minerais, na devida propor√ß√£o, origina os √≥leos semissint√©ticos. A mistura busca otimizar a qualidade dos dois tipos de √≥leo, mas n√£o deve ser feita em seu carro. Somente os produtos fabricados como semissint√©ticos incluem aditivos estabilizantes na f√≥rmula que evitam a forma√ß√£o de dep√≥sitos (borras) que diminuem consideravelmente a sua fun√ß√£o anti-atrito. Sua troca, em m√©dia, √© realizada a cada 10 mil quil√īmetros.

√ďleo Sint√©tico – Criados em laborat√≥rio, s√£o mais caro por suas caracter√≠sticas e mat√©rias-primas. Possuem boa adapta√ß√£o para diferentes temperaturas e tamb√©m maior manuten√ß√£o de suas propriedades, sendo indicado para trocas, em m√©dia, a cada 20 mil quil√īmetros. Para carros de alto desempenho, com motores que atingem alta for√ßa e rota√ß√£o, este √© o √≥leo indicado.

O usu√°rio deve sempre atentar ao manual do fabricante do ve√≠culo. √Č ele quem determina o tipo e frequ√™ncia que devem ser realizadas as trocas de √≥leo do motor. A lubrifica√ß√£o consiste essencialmente em separar as superf√≠cies de dois componentes em movimento relativo por meio de uma camada fina de √≥leo ou graxa, minimizando o atrito. Com o tempo essa camada diminui e o motor come√ßa a trabalhar em alta temperatura. O prazo m√©dio para efetuar a troca de √≥leo √© a cada 5 000 quil√īmetros.

Muita gente pergunta a raz√£o da baixa do n√≠vel do √≥leo. Normalmente o problema est√° relacionado ao desgaste natural do motor. As folgas decorrentes do desgaste pode ocorrer uma¬† maior queima do √≥leo nas c√Ęmaras de combust√£o.

Não é recomendado misturar minerais com sintéticos РEles possuem diferentes poderes de solvência e isso pode gerar depósitos no motor, desgaste das superfícies, vazamentos, aumento da corrosão e entupimento no sistema de lubrificação. Por outro lado, existem os óleos chamados semissintéticos. Neste caso, estas misturas são feitas na fábrica de lubrificantes, com controle de qualidade adequado para o carro.

A utiliza√ß√£o correta de um lubrificante depende da indica√ß√£o do fabricante, apresentada no manual do propriet√°rio. √Č imprescind√≠vel que o motorista respeite o tipo de √≥leo que deve ser colocado no motor, principalmente com rela√ß√£o ao grau de viscosidade do produto.

Utilizo o método tradicional ou o de sucção? РAntes da troca é necessário que o motor tenha permanecido pelo menos 5 minutos em funcionamento. Isso garante que as impurezas fiquem em suspensão e sejam eliminadas. No caso da troca por meio do bujão garante-se o esvaziamento quase total do cárter. Já as máquinas a vácuo fazem uso de sondas de sucção introduzidas no orifício da vareta de medição de óleo. Mas é interessante estar atento, pois cada modelo de motor exige uma sonda de comprimento e forma adequados ao formato interno do cárter.

Troca do filtro de óleo РA função do filtro de óleo é reter todas as impurezas do lubrificante que está no motor. Por isso verifique-o sempre.

MITOS E VERDADES SOBRE √ďLEOS LUBRIFICANTES

O N√ćVEL DE √ďLEO CORRETO DEVE ESTAR ENTRE A MARCA SUPERIOR OU INFERIOR DO MEDIDOR. VERDADE – O n√≠vel correto, ao contr√°rio do que a maior parte das pessoas normalmente imagina, fica entre o meio do medidor da vareta, ou seja, entre o m√≠nimo e o m√°ximo.

O SISTEMA DE LUBRIFICA√á√ÉO DAS MOTOS √Č IGUAL AO DOS CARROS. MITO – No Brasil, a maior parte das motos que vemos nas ruas possui o sistema de lubrifica√ß√£o integrado, que lubrifica motor e transmiss√£o, o que faz com que o lubrificante tenha aditiva√ß√£o diferente para carros e motos.

O √ďLEO RECOMENDADO PELO FABRICANTE √Č SEMPRE A MELHOR OP√á√ÉO. VERDADE – O √≥leo recomendado pelo fabricante √© uma op√ß√£o de compra, por√©m o consumidor pode escolher outra marca sem ser a recomendada pelo fabricante, desde que o produto atenda as especifica√ß√Ķes da montadora, como viscosidade, API e/ou JASO.

POSSO USAR O MESMO TIPO DE LUBRIFICANTES PARA AMBOS. MITO РO uso de lubrificantes de carros em motos, em função da lubrificação da integrada com a transmissão, pode ocasionar problemas na embreagem; onde a mesma pode patinar. Sendo assim, não se recomenda o uso de lubrificantes de carros em motos e vice-versa.

OS LUBRIFICANTES DAS MOTOS TAMB√ČM T√äM A FUN√á√ÉO DE REFRIGERAR O MOTOR. VERDADE – Sim, uma das fun√ß√Ķes do lubrificante √© justamente refrigerar e na moto esta fun√ß√£o √© extremamente importante, pois sabemos que os motores deste tipo de ve√≠culo trabalham em alta rota√ß√£o, o que faz com que a temperatura tamb√©m seja alta. Desta forma, o √≥leo ajuda a manter o motor refrigerado, aumentando a sua vida √ļtil.

OS REDUTORES DE ATRITO POTENCIALIZAM O DESEMPENHO DO MOTOR DAS MOTOCICLETAS. MITO РNão é recomendado o uso de aditivos, como os redutores de atrito, em qualquer veículo. Os lubrificantes já são formulados com o pacote de aditivos necessário ao bom funcionamento do veículo e o uso de aditivos, pode desbalancear a formulação, trazendo prejuízos ao desempenho do lubrificante e consequentemente do veículo.

POSSO MISTURAR √ďLEO SINT√ČTICO E SEMISSINT√ČTICO COM O MINERAL. DEPENDE – Em casos de emerg√™ncia, podem-se misturar as bases, ou seja, a mistura pode ser realizada entre um √≥leo sint√©tico/semissint√©tico com o √≥leo mineral, por√©m esta pratica √© recomendada apenas em casos emergenciais. Os lubrificantes sint√©ticos ou semissint√©ticos possuem √≥leos b√°sicos com caracter√≠sticas superiores aos √≥leos minerais. A mistura entre eles gera um desbalanceamento da formula√ß√£o e, em alguns casos, perda de viscosidade e aditiva√ß√£o, fatores podem comprometer o desempenho do √≥leo e defici√™ncia de lubrifica√ß√£o no motor.

OS FILTROS DE √ďLEO E DE AR INFLUENCIAM NA LUBRIFICA√á√ÉO DO MOTOR DA MOTO. VERDADE – Os filtros de √≥leo e ar desempenham papel extremamente importante. O filtro de √≥leo, inclusive, ajuda a reter as impurezas que podem estar contidas no √≥leo, evitando que contaminantes venham causar danos ao motor.

O MOTOR DEVE ESTAR QUENTE NA HORA DA TROCA DE √ďLEO. MITO – Recomenda-se aguardar aproximadamente 10 minutos ap√≥s parar a moto para¬† medir o n√≠vel do √≥leo e troc√°-lo, se necess√°rio.

Tarcisio Dias ‚Äď Profissional e T√©cnico em Mec√Ęnica, al√©m de Engenheiro Mec√Ęnica com habilita√ß√£o em Mecatr√īnica e Radialista, √© gerente de conte√ļdo do Portal Mec√Ęnica Online¬ģ (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Cole√ß√£o AutoMec√Ęnica. E-mail: redacao@nullmecanicaonline.com.br

Coluna Mec√Ęnica Online¬ģ – Men√ß√£o honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7¬ļ Pr√™mio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

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