Pneu careca d√° multa

Postado em: 11, junho 2014 por Marcus Lauria

Foto: Divulgação

Os pneus n√£o servem apenas para que o carro ande, ele tamb√©m √© um item de seguran√ßa ¬†extremamente importante. Ao sair de casa com um pneu em m√°s condi√ß√Ķes, o motorista pode estar colocando sua vida, e a de outros condutores e pedestres, em risco. Por isso o estado dos pneus s√£o t√£o avaliados pela fiscaliza√ß√£o.

Todos j√° ouvimos falar de pneu careca, mas o que √© isso? Um pneu √© considerado ‚Äúcareca‚ÄĚ, ou desgastado, quando a profundidade dos ‚Äúressaltos‚ÄĚ da borracha est√£o menores do que 1.6mm, segundo a Resolu√ß√£o 558/80 do C√≥digo Nacional de Tr√Ęnsito. O problema dessa falta de profundidade dos sulcos do pneu √© que quando chove, por exemplo, o escoamento da √°gua que fica entre o ch√£o e o pneu √© prejudicado. No asfalto isso pode pode provocar a aquaplanagem, o que leva a perda total do controle da dire√ß√£o do ve√≠culo e, nas estradas de terra, a falta total de ader√™ncia, levando tamb√©m a perda do controle da dire√ß√£o.

Mas não é apenas o desgaste do sulcos do pneu que deve ser observado, para atender às regras de segurança os pneus devem estar devidamente calibrados, deve possuir o selo do Inmetro, o que comprova que ele foi produzido de acordo com as exigências do Contran, e estar dentro do prazo de validade. Normalmente o tempo de vida dos pneus são de cinco anos, e esse prazo fica gravado na lateral do pneu. Mesmo que o pneu não apresente nenhum desgaste ele não pode ser usado se este tempo de vida tiver expirado. Com o tempo e a umidade, o aço que fica dentro da borracha pode enferrujar e desgastar, deixando a estrutura do pneu abalada, podendo levar facilmente a que o pneu estoure e causando grande risco.

Infração

Os condutores que ¬†dirigirem com pneus que apresente qualquer uma dessas irregularidades acima, al√©m de estar correndo riscos, podem ser enquadrado no artigo 230 inciso IX do c√≥digo de tr√Ęnsito, que caracteriza como infra√ß√£o grave (5 pontos da carteira), com multa de R$127,00 e apreens√£o do ve√≠culo.

Por isso é importante conferir constantemente os seus pneus, e a cada 15.000km levá-lo para inspeção profissional dos pneus, para garantir que sejam trocados caso necessário. Assim você garante a sua segurança, de sua família, de outros condutores e evita voltar pra casa com uma multa salgada, e sem carro.

Tag Cloud

Parceiros

Moto10

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2019 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito