Avaliação РFord New Fiesta 1.6 Titanium Powershift 2013

Postado em: 27, setembro 2013 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

Quando a Ford trouxe para o Brasil o New Fiesta, revolucionou o mercado dos hatches ‚ÄúPremium‚ÄĚ com um modelo recheado de itens tecnol√≥gicos, em especial itens de seguran√ßa nunca vistos antes nessa faixa de pre√ßo, como os sete airbags (com airbag para o joelho do motorista) e controles de tra√ß√£o/estabilidade. Importado do M√©xico, o carro era vendido por aqui apenas em uma vers√£o, com tr√™s n√≠veis de acabamento diferentes e, apesar das qualidades, n√£o chegou a cair no gosto do brasileiro, como a maioria dos modelos da marca.

Injusti√ßas a parte, a situa√ß√£o mudou quando a Ford passou a fabricar o New Fiesta em solo brasileiro, seguindo o padr√£o visual do facelift que o modelo recebeu na Europa, lan√ßado j√° na linha 2014. Entre as novidades, o carro passou a contar com tr√™s vers√Ķes diferentes, duas op√ß√Ķes de motoriza√ß√£o e novos itens de s√©rie. Para completar com a cereja no bolo, o carro passou a trazer op√ß√£o de c√Ęmbio DCT Powershift nos modelos 1.6, vindo a ser o modelo mais barato do Brasil com c√Ęmbio automatizado de dupla embreagem.

A vers√£o que avaliamos √© a Titanium Powershift, topo da linha do modelo, que hoje √© oferecida por R$ 55.990 e vem bem equipada de f√°brica, com bancos em couro, ar-condicionado digital, central multim√≠dia SYNC, sete airbags, controles de tra√ß√£o e estabilidade, freios com ABS, assistente de partida em rampa, sensores de chuva/crepuscular/estacionamento, controle de cruzeiro, dire√ß√£o com assist√™ncia el√©trica e belas rodas aro 16. O √ļnico item que acrescenta R$ 1.270 ao pre√ßo √© a pintura perolizada Vermelho Vermont do carro testado.

Visualmente o New Fiesta nacional incorpora a nova frente que d√° identidade √† Ford em todo o mundo, seguindo o conceito definido como ‚ÄúOne Ford‚ÄĚ, ou seja, apenas modelos globais s√£o vendidos pela marca. O resultado do facelift ficou bom, harmonizando com o restante do carro, que quase n√£o sofreu mudan√ßas. J√° no interior os bancos de couro s√£o novos, mas o carro perdeu o painel com acabamento soft touch e o apoio de bra√ßo entre os bancos, apesar de contar com novo volante, novos acabamentos de porta, ilumina√ß√£o azul do painel e novos bot√Ķes do r√°dio.

Logo ao entrar no carro o motorista consegue configurar com facilidade o assento, que possui ampla regulagem longitudinal e de altura, característica compartilhada com a coluna de direção. Uma vez instalado no assento, o motorista pode sentir falta de um apoio melhor para as coxas, embora suas costas estejam muito bem guardadas pelo confortável encosto. O espaço nos bancos dianteiros é ótimo, mas os passageiros do banco traseiro sofrerão com falta de espaço para a cabeça e pernas.

Manobrar o carro de 3,96 m √© tarefa f√°cil gra√ßas ao sensor de estacionamento traseiro com visualiza√ß√£o gr√°fica e √† leveza da dire√ß√£o el√©trica combinada ao bom di√Ęmetro de giro de 10,1 m. Os retrovisores proporcionam bom campo de vis√£o para manobras, embora no tr√Ęnsito o retrovisor esquerdo permita um perigoso ponto-cego, gra√ßas √† sua lente plana e aus√™ncia dos ‚Äúespelhos de coreano‚ÄĚ que haviam no modelo mexicano.

Com o carro em movimento na cidade nota-se que a suspens√£o teve sua calibra√ß√£o bem acertada para o piso brasileiro, filtrando bem os buracos e ondula√ß√Ķes do caminho. A altura de rodagem n√£o sofreu altera√ß√£o em rela√ß√£o aos Fiestas no exterior, mas isso n√£o interfere no trabalho de molas e amortecedores na cidade, sendo apenas necess√°rio algum cuidado com lombadas mais altas e rampas de garagem mal projetadas, que podem fazer o defletor pl√°stico na dianteira tocar o ch√£o. J√° o motor Sigma Ti-VCT 1.6 16V mostra toda sua elasticidade em conjunto com o c√Ęmbio DCT, que troca as marchas com suavidade e rapidez na maioria das situa√ß√Ķes. Por√©m, um pouco barulhento nas retomadas e arrancadas mais exageradas.

Tal elasticidade do motor √© m√©rito de sua constru√ß√£o primorosa e o uso de artif√≠cios como o comando de v√°lvulas vari√°vel tanto na admiss√£o quanto no escape. Embora o torque de 16 kgfm (E) apare√ßa a elevados 5.000 RPM, mesmo quando o c√Ęmbio em Drive troca marchas bem cedo, o carro est√° sempre disposto a andar. Sua pot√™ncia de 130 cv @ 6.500 rpm √© a maior dentre os motores 1.6 do mercado, e deixa evidente a caracter√≠stica estradeira do New Fiesta.

Ao jogar o compacto da Ford em um percurso sinuoso, nota-se como a suspensão na altura de projeto faz difereça na estabilidade, que é simplesmente fabulosa. Quando o limite chega, o carro mostra tendência dianteira, mas o controle de estabilidade atua antes que seus passageiros sequer arregalem os olhos. A direção elétrica mostra boa comunicação com o solo e uma progressividade ótima, enquanto os pneus Pirelli Cinturatto P7 de medida 195/50 R16 mostram seu valor tanto em piso seco quanto molhado. Os freios estão bem dimensionados para o carro e o ABS é bem permissivo, sem sustos.

O c√Ęmbio automatizado de dupla embreagem Powershift pode ser usado em Drive, aonde as trocas s√£o feitas em baixas/m√©dias rota√ß√Ķes, ou Sport, quando o c√Ęmbio estica os giros do motor at√© pr√≥ximo da rota√ß√£o de pot√™ncia m√°xima, otimizando o desempenho do motor. H√° um modo sequencial que pode ser operado por um bot√£o nada intuitivo na lateral da alavanca, que √© perfeitamente dispens√°vel, visto que o c√Ęmbio √© bem eficiente em trabalhar sozinho.

A Ford divulga, conforme medi√ß√Ķes do Inmetro, consumo m√©dio de 7,9 km/l com Etanol na cidade e 9,9 km/l na estrada. J√° com Gasolina, os n√ļmeros ficam em 11,4 km/l para circuito urbano e 13,9 km/l para circuito rodovi√°rio. Apesar desses valores otimistas, em nosso teste n√£o conseguimos valores muito bons na pr√°tica. De acordo com os dados fornecidos pelo computador de bordo, o modelo fez uma m√©dia de 5,5 KM/l em trajeto urbano, sempre com o ar-condicionado ligado.

No final das contas, o Ford New Fiesta Titanium Powershift agrada pelo n√≠vel de tecnologia embarcada, pelos seus recursos de seguran√ßa e pelo bom funcionamento da transmiss√£o de dupla embreagem, al√©m de seu comportamento din√Ęmico exemplar. Embora o pre√ßo final seja elevado, n√£o h√° hoje na concorr√™ncia qualquer modelo que ofere√ßa uma oferta de equipamentos t√£o generosa nessa categoria, e isso √© capaz de justificar as boas vendas do carro. O New Fiesta com certeza √© o melhor modelo do segmento atualmente a venda no Brasil.

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