A Ford liderará o mercado de carros híbridos e elétricos?

Postado em: 29, julho 2013 por Evaldo Costa

Fotos: Divulgação / Ford C-Max Hybrid

Até o momento é inegável que a liderança na venda de carros híbridos e elétricos pertence a duas montadoras japonesas: Toyota e Nissan, mas elas não estão sozinhas na disputa destes dois segmentos.

Na verdade, todas as grandes montadoras t√™m modelos h√≠bridos ou el√©tricos sendo comercializados, ou em fase de lan√ßamento. √Č bem verdade que a maioria delas parece n√£o levar o ve√≠culo el√©trico muito a s√©rio, mas tamb√©m n√£o deseja desconectar a imagem da empresa com os apelos de sustentabilidade.

A Toyota foi a primeira a investir em ve√≠culos h√≠bridos e j√° colhe bons frutos. Ali√°s, somente o modelo Prius, lan√ßado em 1997, j√° vendeu mais de tr√™s milh√Ķes de unidades. A Nissan foi de longe a que mais investiu nos carros el√©tricos, e fez do Leaf o l√≠der global de vendas. Mas, a Ford poder√° se tornar a grande surpresa do mercado deste segmento.

Desde 2010, a montadora norte-americana vem investindo enormemente em pesquisas.  Aliás, este ano ela premiou treze grandes universidades globalmente, pelos ótimos resultados nas áreas de impacto ambiental, economia de combustível e baterias para veículos elétricos. Entre elas estão: Wayne State University (Detroit), a Universidade de Stanford (Califórnia); RWTH Aachen University, (Alemanha), e a Universidade de Tsinghua (China).

A Ford faz das pesquisas a sua for√ßa motriz para alavancar as inova√ß√Ķes. Para isso, atualmente, ela mant√©m investimentos junto a vinte e seis universidades globalmente, que atuam em trinta projetos. As principais s√£o: MIT, Michigan, Northwestern (nos Estados Unidos) e Jiaotong University, Nanjing University, Chongqing University (na China), RWTH Aachen University (Alemanha) entre outras.

A Ford revelou que em Junho de 2013, vendeu entre híbridos e elétricos 46.197 unidades, o que representa um aumento de mais de 400%, sobre o mesmo mês de 2012. Os modelos C-MAX Hybrid e o C-MAX Energi Plug-in Hybrid têm tido boa aceitação.

Diante disso, a Ford anunciou investimento de US$50 milh√Ķes para continuar a expandir a sua participa√ß√£o no mercado de ve√≠culos h√≠bridos e el√©tricos nos Estados Unidos. Uma das √°reas a serem contempladas com os novos investimentos, ser√° a engenharia, que passar√° a contar com aumento de 50% no seu quadro de engenheiros. O setor de eletrifica√ß√£o passar√° a contar com 500 profissionais.

Pelo que tudo indica, a Ford deverá ser a líder da América do Norte no segmento de carros híbridos e elétricos. Isso poderá provocar a concorrente GM, que teve duas oportunidades para fazer do carro elétrico um sucesso de vendas. Entre 1996 e 1999, a GM se tornou a primeira montadora global a produzir em massa o EV1, carro elétrico que fez relativo sucesso. Porém, em 2002 ele foi retirado de produção.

No in√≠cio desta d√©cada, a GM voltou de forma discreta a produzir carros el√©tricos. As vendas do Volt n√£o decolaram, mas h√° boas expectativas para o modelo Spark. Muita gente n√£o acredita que a GM leva a s√©rio os projetos de ve√≠culos el√©tricos. Ela tem claras pretens√Ķes de voltar ao topo do ranking de maior montadora do mundo. Da√≠, os cr√≠ticos dizerem que ela prefere concentrar os esfor√ßos para aumentar a efici√™ncia dos motores de combust√£o interna.

A GM é uma gigante, mas alguns líderes do passado erraram feio suas apostas. A empresa perdeu a liderança global para a Toyota e não fosse a ajuda do governo dos Estados Unidos, a sua história poderia ter sido interrompida.

*Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concession√°rias do Brasil

Fonte: verdesobrerodas.com.br

 

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito