Avaliação РFiat Bravo T-Jet 1.4 16V Turbo 2013

Postado em: 12, abril 2013 por Leandro Eiró

Fotos: Marcus Lauria

Vers√Ķes especiais de ve√≠culos conferem requinte e agregam valor. Algumas chegam a se tornar verdadeiras lendas e criam entusiastas. A Fiat procura estar sempre criando variantes interessantes com sua gama, e acertou o realce com o Bravo T-Jet e sua empolgante fun√ß√£o Overbooster. A partir de R$ 68.030, o Bravo topo de linha est√° dispon√≠vel sem opcionais, o que pode n√£o fazer muita falta para o p√ļblico-alvo do esportivo, interessado no que est√° embaixo do cap√ī.

Visualmente temos um modelo que oferece uma percep√ß√£o h√≠brida de eleg√Ęncia e esportividade. O Bravo T-Jet traz por fora rodas de 17 polegadas com pin√ßas de freio pintadas de vermelho, far√≥is com m√°scara negra, ponteira do escapamento duplo cromada, saias laterais, spoiler e a inscri√ß√£o “Overbooster” nos paralamas. O acabamento interior conta com bancos dianteiros esportivos, couro com costuras vermelhas no volante, alavanca do freio de m√£o e manopla do c√Ęmbio, pedaleiras esportivas e soleiras. O hatch ganha mais tecnologia e conforto com rodas de 18 polegadas, far√≥is de xenon, sensor de press√£o dos pneus, teto solar el√©trico, sistema de navega√ß√£o via r√°dio sat√©lite NAV, espelho retrovisor interno eletrocr√īmico e sensores crepuscular e de chuva, opcionais que estavam em nosso modelo de teste.

Sem d√ļvida o motor √© o maior destaque do modelo: conhecido j√° por equipar o Punto T-Jet, o propulsor √© 1.4 16V turbo, com 152 cv e 21,1 kgfm de torque. O prazer de dirigir √© garantido, pois somado a cavalaria est√° a fun√ß√£o Overbooster e um c√Ęmbio acertado de seis marchas manuais.

O Overbooster aumenta a press√£o do turbo (de 0,9 para 1,3 bar) e o torque vai √† 23 kgfm. Para dar seguran√ßa ao incremento no desempenho, a dire√ß√£o de assist√™ncia el√©trica fica mais dura. Mas a sensa√ß√£o ao conduzir √© de empolga√ß√£o, pois seu corpo “gruda” no banco nas acelera√ß√Ķes e retomadas, que s√£o feitas com folga.

O Bravo T-Jet continua agradando ao motorista pela suspens√£o refinada que proporciona uma mescla de conforto e esportividade, amparada pela ader√™ncia dos pneus de perfil baixo. Mas o conjunto bacana para um “tapete” n√£o se sai muito bem em um asfalto desnivelado ou esburacado. Feito para a esportividade, o hatch m√©dio consome como tal. Em m√©dia ele registrou 6,1 km/l de gasolina nos trechos urbanos e 11,5 km/l na estrada. As medi√ß√Ķes foram feitas com o Overbooster desligado.

As desvantagens do modelo s√£o bem poucas. Para o motorista, h√° dificuldade na visibilidade atrav√©s dos para-brisas (as colunas inclinadas atrapalham um pouco no dianteiro e no traseiro se enxerga bem pouco) e o espa√ßo interno para os passageiros do banco traseiro √© bastante comprometido, pois o teto √© baixo e os bancos dianteiros, com ergonomia para “abra√ßar” motorista e carona, s√£o maiores. Defici√™ncias aceit√°veis para um ve√≠culo com perfil esportivo, cujo prop√≥sito √© garantir o prazer de dirigir, objetivo muito bem cumprido com boa parte do m√©rito na fun√ß√£o Overbooster.

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