A Europa revê as metas climáticas

Postado em: 13, março 2013 por Evaldo Costa

Foto: Divulgação

A Uni√£o Europeia est√° revendo com otimismo as suas metas de emiss√Ķes de carbono. Os fabricantes de carros el√©tricos est√£o procurando novas maneiras para atingir as suas metas, pois as vendas deles ainda n√£o atingiram os patamares desejados por fabricantes e governantes de v√°rios pa√≠ses europeus.

A Uni√£o Europeia tem apostado nos carros eco-friendly para redu√ß√£o da polui√ß√£o, mas as chances de atingir as metas estabelecidas contando com os ve√≠culos ‚Äúverdes‚ÄĚ ser√° dif√≠cil, devido aos volumes modestos alcan√ßados at√© o momento.

Mesmo a Dinamarca, que tem um n√ļmero relativamente alto de carros el√©tricos por habitante, rebaixou as expectativas de vendas de 400 mil carros el√©tricos at√© 2020, para 200 mil. No entanto, n√£o √© um caso de desist√™ncia do plano de expans√£o dos ve√≠culos eco-friendly e sim um novo dimensionamento das metas.

A Uni√£o Europeia sabe que o aumento da demanda ser√° gradativa e n√£o um boom, a exemplo do que ocorreu com os aparelhos de telefones celulares. Para tentar atrair o consumidor, que se encontra ressabiado com a pouca infraestrutura de recarga, a comiss√£o europeia resolveu instalar de 795 mil esta√ß√Ķes de carregamento para os ve√≠culos el√©tricos em toda a UE at√© 2020.

A posi√ß√£o da UE sobre o desempenho dos ve√≠culos el√©tricos √© resumida da seguinte forma: “N√≥s podemos finalmente acabar com a discuss√£o sobre o ovo e da galinha, quando se trata de saber se a infraestrutura precisa estar presente antes que haja explos√£o de vendas dos carros el√©tricos “. E ressalta o site da Comiss√£o Europeia em¬† 02/03/2013, “Tem que fazer sentido comprar um carro el√©trico e n√£o faz, se voc√™ n√£o pode cruzar o pa√≠s sem ficar sem carga”.

Em novembro de 2012, cerca de 15 mil esta√ß√Ķes de carregamento de ve√≠culos el√©tricos foram instalados na Europa, de acordo com o Servi√ßo de Not√≠cias Ambientais europeu. Por√©m, esse n√ļmero foi pequeno para dar seguran√ßa aos consumidores. Os fabricantes de autom√≥veis est√£o tentando fazer a sua parte. No Sal√£o de Genebra, na semana passada, a Volkswagen apresentou o XL1 diesel-el√©trico, enquanto a PSA Peugeot Citr√∂en lan√ßou um carro h√≠brido com ar comprimido. Al√©m disso, muitos modelos de ve√≠culos el√©tricos est√£o sendo apresentados ou em fase de desenvolvimento.

Governos de todas as partes sabem que muitas solu√ß√Ķes est√£o sendo amadurecidas. Modelos h√≠bridos tradicionais est√£o em plena evolu√ß√£o, os h√≠bridos plug-in tem sido aprimorados a cada dia, novos extensores para carros el√©tricos tem aumentado a autonomia dos ve√≠culos, carros a hidrog√™nio, h√≠bridos com uso de Ar Comprimido, h√≠bridos com uso de Etanol surgem ou s√£o modernizados.

Portanto, tanto a Europa quando a Am√©rica do Norte e parte da √Āsia, especialmente, Jap√£o, China e √ćndia n√£o est√£o economizando recursos financeiros e esfor√ßos pol√≠ticos para viabilizar a mobilidade sustent√°vel, at√© porque n√£o h√° solu√ß√£o melhor a caminho.

Fonte:  verdesobrerodas.com.br

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