Avalia√ß√£o ‚Äď Mini Cooper Coup√© S 2012

Postado em: 21, setembro 2012 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Divertido, esperto e rápido, essas são a melhores palavras que definem o que é dirigir o Mini Cooper S Coupé. Após um final de semana com o carro, não tive vontade de devolver à concessionária Caltabiano, aqui no Rio de Janeiro, que junto com a assessoria da Mini, nos emprestou o carro para o teste. Foi um momento muito difícil ter que me separar de um carrinho tão interessante e arisco. O Coupé é o quinto modelo da nova geração do Mini.

Deixando os elogios de lado, vamos ao que interessa. O teste apesar de curto foi suficiente para avaliar intensamente o pequeno esportivo ingl√™s. O Coup√© √© o primeiro modelo de dois lugares fabricado pela montadora. O ‚ÄúPocket Rocket‚ÄĚ tem o mesmo interior do resto da linha, s√≥ que com mais alguns itens de s√©rie, como: Controle Din√Ęmico de Estabilidade (DSC) de s√©rie, Controle Din√Ęmico de Tra√ß√£o (DTC) com Controle Eletr√īnico da Trava do Diferencial (EDLC), ar-condicionado, dire√ß√£o com servo-assist√™ncia el√©trica, sensores de estacionamento e sistema de som com entrada auxiliar e leitura de arquivos em MP3. Destaque para o enorme veloc√≠metro central, que n√£o √© muito √ļtil e os confusos bot√Ķes agrupados no console central, foram preservadas do modelo original.

O porta-malas tem capacidade para escassos 280 litros, com a possibilidade de carregar itens pequenos para dentro do compartimento do passageiro. Apoiado sobre a estrutura de vidro do Mini Coupé, o teto é pintado em uma cor contrastante de fábrica. Faixas Esportivas estão entre os opcionais disponíveis, como no modelo avaliado, na cor azul, com faixas duplas na cor preta.

O Mini Cooper Coup√© mede: 3.728 mm de comprimento, 1.683 mm de largura, 1.378 mm de altura e um entre eixos de 2.467 mm e n√£o possui bancos traseiros. Al√©m de ter uma altura significativamente menor em rela√ß√£o √†s outras vers√Ķes do modelo. O spoiler traseiro ativo √© combinado com o p√°ra-brisa fortemente inclinado, com a silhueta rebaixada e com o spoiler de teto integrado para otimizar o fluxo de ar a velocidades mais altas.

Por fora, destacam-se os nost√°lgicos far√≥is redondos, as lanternas verticais traseiras e as linhas que remetem ao famoso Mini de primeira gera√ß√£o. As linhas do Coup√© chamam a aten√ß√£o por onde passa, ainda mais por ter um teto mais curvado, com estilo de ‚Äúcapacete‚ÄĚ, que se une harmoniosamente com a traseira, formando um estilo original. A tampa do porta-malas tem um aerof√≥lio que se ergue sozinho acima dos 80 km/h, ou manualmente atrav√©s de um bot√£o no console central. O spoiler traseiro ativo fornece 40 kg de for√ßa extra para baixo. Fator esse que ajuda bastante nas curvas e nas retas, mantendo o cup√™ sempre alinhado.

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One Response

  1. Pardo disse:

    N√£o que essa vers√£o do Mini seja feia, mas prefiro a vers√£o tradicional, que ali√°s, tamb√©m n√£o deixa de ser um “pocket rocket”.

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