Avalia√ß√£o ‚Äď Mini E

Postado em: 19, junho 2012 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Aproveitando a Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, onde será discutida uma série de temas para melhorar o meio ambiente, o BMW Group resolveu importar 4 unidades do Mini E para ser brevemente avaliado por jornalistas especializados aqui no Rio. O teste foi feito em uma pista fechada, cercada por grades e cones, que utilizou uma parte desativada do Autódromo de Jacarepaguá, próximo ao HSBC Arena. Lá podemos avaliar um pouco da capacidade desse pequeno modelo elétrico.

Com o slogan ‚ÄúUma nova experi√™ncia: conduzir sem produzir emiss√Ķes‚ÄĚ, o Mini E finalmente foi apresentado no Brasil. O modelo foi mostrado pela primeira vez ao p√ļblico mundial no Sal√£o do Autom√≥vel de Los Angeles em novembro de 2008 e foi oferecido aos clientes particulares da marca uma frota de aproximadamente 500 autom√≥veis de funcionamento exclusivamente el√©trico, destinados ao uso di√°rio em v√°rias partes do mundo. Trata-se de um projeto-piloto onde foram entregues em uma primeira etapa a um grupo selecionado de empresas e clientes privados norte-americanos da Calif√≥rnia, Nova York e Nova Jersey, al√©m da Europa, posteriormente.

Em testes oficiais revelados ano passado pelo BMW Group, saiu o resultado oficial do programa experimental no Reino Unido para testar em condi√ß√Ķes reais de uso 40 unidades do modelo el√©trico Mini E. De acordo com os testes feitos em parceria com o governo brit√Ęnico, o custo m√©dio para rodar com carro por seis meses foi de 60 libras (R$ 154). Os resultados foram avaliados pela Oxford Brookes University. Ao todo, foram percorridos 415.380 quil√īmetros com o carro, com o gasto. A avalia√ß√£o apontou ainda que ‚Äúquase todos os participantes disseram que considerariam a compra de um carro el√©trico ap√≥s a participa√ß√£o no programa.‚ÄĚ

Por fora, o Mini Cooper n√£o se diferencia do modelo de s√©rie, a n√£o ser pelos adesivos alusivos a vers√£o el√©trica e os retrovisores na cor amarela. Far√≥is, lanternas, rodas e p√°ra-choques est√£o todos l√°, sem altera√ß√£o. A √ļnica indica√ß√£o que o pequeno modelo ingl√™s √© el√©trico est√° no logo em forma de ‚ÄúE‚ÄĚ na traseira e no adesivo da porta, feito para o evento.

Atr√°s do volante, onde normalmente fica o indicador de rota√ß√Ķes do motor, no modelo el√©trico est√° o indicador de carga das baterias, onde 20% dela pode ser recarregada atrav√©s de meios regenerativos durante o uso normal, como na hora de freiar. No mesmo local encontra-se o n√≠vel de temperatura da bateria. O interior oferece o mesmo conforto para motorista e passageiro que a vers√£o de s√©rie, assim como a excelente posi√ß√£o de dirigir. O porta-malas foi bem reduzido para dar lugar √†s baterias de ions de l√≠tio, al√©m do cooler para refriger√°-las.

Sob o cap√ī, est√° o eficiente motor 100% el√©trico de tra√ß√£o dianteira com 150 kW/204 HP, quase totalmente silencioso. De acordo com a montadora, as baterias de √≠on de l√≠tio tem uma autonomia de aproximadamente 170 km. Com um torque m√°ximo de 220 Nm logo no primeiro toque do acelerador, o Mini E acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, podendo alcan√ßar uma velocidade m√°xima de 152 km/h, limitada eletronicamente. O motor enche rapidamente e faz com que o simp√°tico carrinho ganhe velocidade rapidamente. Do mesmo jeito que anda r√°pido, o freio motor √© muito eficiente, e ao tirar o p√© do acelerador, a redu√ß√£o da velocidade √© quase que imediata, dispensando o p√© no freio. O carro tamb√©m possui controle de estabilidade que ajuda a mant√™-lo em linha reta. Em conjunto est√° um cambio autom√°tico de uma marcha, al√©m da r√©.

A regulagem da suspensão foi adaptada para adequá-la à nova distribuição do peso sobre os eixos, e assim foi possível manter a agilidade do esperto carrinho. De acordo com a estratégia empresarial Number ONE, o BMW Group tem a intenção de produzir em série, e a médio prazo, carros equipados unicamente com motores elétricos. Será que o Brasil terá a chance de ter esses carros ecologicamente corretos em nossas ruas.

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2 Responses

  1. Pardo disse:

    Pra mim uma das poucas vantagens do motor elétrico é que todo o torque desse motor, ao contrário dos motores a combustão, é despejado imediatamente nas rodas no momento em que se pisa no acelerador.

  2. Daniel Diplay disse:

    Quero um desses para trabalhar todos os dias!!!

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