Avalia√ß√£o ‚Äď Fiat Palio Sporting 1.6 16V 2012

Postado em: 27, abril 2012 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

A Fiat n√£o para de lan√ßar vers√Ķes pseudo-aventureiras ou pseudo-esportivas no Brasil, trata-se de uma pr√°tica comum da montadora aqui em nosso Pa√≠s. Mas o resultado √© t√£o positovo nas vendas, que at√© as outras marcas fazem o mesmo. No caso do modelo avaliado, o novo Palio Sporting 1.6 a marca quase acertou na dose, al√©m do visual mais esportivo, a nova gera√ß√£o do hatch compacto ganhou um motor a altura do seu sobrenome ‚Äúsporting‚ÄĚ. Com isso o novo Palio Sporting tem f√īlego para sustentar a fama de esportivo que o seu visual transmite ao consumidor deste tipo de carro. A marca tem tradi√ß√£o nesse segmento de pequenos esportivos, na d√©cada de 80 e 90 surgiram os Uno 1.5R, depois o 1.6 R e o Uno Turbo 1.4 i.e., nomenclatura essa que poderia continuar a ser usada nesta vers√£o ‚Äúsporting‚ÄĚ, que tamb√©m √© usada em outros modelos da marca. Al√©m dos atuais Punto, Bravo e Linea T-Jet.

O novo Palio foi sempre o mesmo carro, desde seu lan√ßamento, √† 15 anos, em 1996, nesse per√≠odo longo, diga-se de passagem, o carro sofreu apenas altera√ß√Ķes est√©ticas, mas sempre com a mesma carroceria, passaram por ela v√°rias vers√Ķes, interiores e motores. Agora a hist√≥ria √© outra, muito maior, o novo Palio ganhou uma nova carroceria, mais espa√ßo para os ocupantes al√©m de ter acertado toda a sua parte mec√Ęnica, que incluem novos motores, freios e suspens√£o renovados.

A versão topo de linha Sporting foi avaliada por 15 dias pelo site e mostrou que a Fiat quer realmente renovar os seus produtos, buscando sempre o melhor. O carro agora está bem equilibrado e teve um comportamento estável durante todo o teste. Mesmo com as linhas da carroceria sóbrias, por fora, o novo Palio com apelo esportivo segue o DNA dos outros modelos da marca. Para chamar a atenção, estão lá adereços como adesivos nas laterais das portas e na tampa do porta-malas e os faróis com máscaras negras.

Outros acess√≥rios que n√£o podiam faltar em um esportivo fazem parte do pacote de itens de s√©rie desta vers√£o, como a ponteira dupla cromada, o aerof√≥lio e as rodas de liga leve, que nesse modelo √© de 16 plegadas com desenho exclusivo. Quando observado de frente, o carro vagamente remete ao Bravo, Punto e o pequeno 500. Essa mistura n√£o se repete na traseira, aonde o modelo destaca-se pelas enormes lanternas verticais, com desenho diferente e de gosto duvidoso. Al√©m disso, a vers√Ķes Sporting recebeu apliques de pl√°stico nos p√°ra-lamas que envolve todo o carro na parte inferior, passando pelos p√°ra-choques e laterais.

Se por fora os adereços são o destaque, por dentro não é diferente, o Palio Sporting chama a atenção com os apliques na cor vermelha por toda a parte, incluindo os apoios de cabeça e cintos de segurança, que até combinaram com a cor preta da carroceria do modelo cedido para teste. Deixando de lado esses penduricalhos coloridos, o carro oferece muito conforto a bordo, tanto para quem vai atrás ou na frente. Dois adultos de estatura média e uma criança viajam com conforto no banco traseiro.

Para o motorista a Fiat caprichou e deixou o banco bem ajustado, o corpo fica na posi√ß√£o correta, e a maioria dos comandos est√° ao alcance das m√£os. Os bancos t√™m revestimento preto exclusivo, com inscri√ß√Ķes alusivas √† vers√£o bordadas nos encostos. Mesmo maior, o novo Palio manteve o espa√ßo do porta-malas, que tem capacidade para at√© 290 litros, capacidade insuficiente para carregar as bagagens de quatro pessoas em uma viagem mais longa. Para¬† conforto dos ocupantes, todas as portas t√™m fun√ß√£o um toque para subir/descer o vidro, item raro at√© em carro de segmentos maiores.

CONTINUA NAP√ĀGINA 2

Paginas: 1 2 3

Tag Cloud

3 Responses

  1. Daniel Diplay disse:

    Carro sujo Lauria! ūüėõ

    Dos fabricantes nacionais a Fiat √© a √ļnica que oferece motores mais apimentados em suas vers√Ķes esportivas, mas nesse p√°lio deixou a desejar… deviam ter lan√ßado um Palio T-jet, ficaria muuuuuito interessante aquele motorzinho ali.

    Bom, nada mais trata-se de um pseudo-esportivo, assim como as outras montadoras nacionais sempre fazem… Pelo menos mexeram de verdade na estrutura do velho Paliozinho 96…

  2. Roberto Fróes disse:

    Ol√°, Marcus
    Tenho um desses, mas vermelho Modena.
    Gostei tanto, que quando trocar, vai ser por outro igual – a n√£o ser que novidades o superem.
    √Č o meu 4¬ļ Palio – todos 1.6 16V – e digo que o anterior, ainda com a carroceria antiga, era ligeiramente mais √°gil. Tamb√©m pudera, mais curto, mais estreito, mais baixo e mais leve.
    Fora isso, o atual é melhor em todo!
    Mas “perfeito”, dizem, √© defeito. Ent√£o, n√£o existe perfei√ß√£o. Aproveita-se, ent√£o, para sugerir √† f√°brica:
    1 РModificar urgentemente a terrível posição das teclas de acionamento dos faróis de neblina e do desembaçador traseiro;
    2 – Acrescentar, nem que seja como opcional, um GPS, que poderia ser localizado naquele porta trecos sobre o painel;
    3 – Modificar o parabrisa, que poderia a) ter escurecimento eletr√īnico, tipo cristal l√≠quido, e b) conter filamentos de desemba√ßamento semelhantes aos do vidro traseiro;
    4 РIncluir mais uma tecla no volante, para atendimento de ligação de celular via bluetooth.
    Se tivesse que dar nota ao carro, hoje, daria 9.
    Só perderia para o 9.5 que teria dado ao Passat GTS Pointer 1988 que tive.

    • Marcus Lauria disse:

      Legal Fróes,
      Minha esposa tem um 2013, que está à venda, só que é o Essence. Realmente o carro precisa de algumas mudanças para ficar melhor. Mas o carro tem evoluido bastante desde que foi modificado.
      Abs,
      Marcus Lauria

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito