A Ford e as redes sociais

Postado em: 8, agosto 2011 por Raul Machado Carvalho

A Ford Brasil tra√ßou uma estrat√©gia pioneira e din√Ęmica para se conectar com o universo de internautas e especialmente com os jovens da nova gera√ß√£o, p√≥s-graduados, bem resolvidos, conectados, com bons empregos, independentes e com elevado potencial de compra de um autom√≥vel.

Trata-se da conhecida gera√ß√£o ‚ÄúY‚ÄĚ, formada por pessoas nascidas entre 1978 e 1990, com idades que variam de 21 a 33 anos,¬† emancipada financeiramente. O termo ‚ÄúY‚ÄĚ foi usado pela primeira vez num editorial de agosto de 1993 do Advertising Age, para identificar esse grupo que, agora, chega √† maturidade e representa um novo desafio para a ind√ļstria automobil√≠stica. O segmento j√° percebeu que n√£o √© f√°cil conquistar a nova gera√ß√£o de consumidores, muitos deles j√° profissionais, exigentes, experts em assuntos do autom√≥vel e que precisam, talvez, de novas t√©cnicas de abordagem por parte das montadoras.

No Brasil, a Ford procura se ‚Äúenturmar‚ÄĚ com esses jovens pela log√≠stica das redes sociais, onde a empresa se tornou atuante (s√≥ o facebook, com mais de 23 milh√Ķes de usu√°rios – estat√≠stica de junho 2011). A √°rea de comunica√ß√£o da Ford alimenta os seguidores do facebook com notici√°rio simples, objetivo e direto sobre as novidades, eventos e acontecimentos da marca no mercado.

Os resultados obtidos at√© agora s√£o expressivos e animadores para a companhia, que registrou 71.137 f√£s no seu facebook, at√© final de julho √ļltimo. No YouTube, s√≥ no primeiro semestre de 2011, foram 2.508.860 de visualiza√ß√Ķes dos v√≠deos de assuntos da empresa.

Dessa forma, apesar de ser a 4¬™ colocada no ranking nacional de vendas, o setor de comunica√ß√£o/imprensa da Ford faz a sua parte e a coloca em primeiro lugar em cita√ß√Ķes na Internet e a primeira, tamb√©m, em rela√ß√£o √†s publica√ß√Ķes nos √≥rg√£os de imprensa.

Quem aparece mais no Facebook?

A e.Life, empresa de pesquisa de cita√ß√Ķes na Internet, acaba de divulgar um estudo sobre as marcas de autom√≥veis mais comentadas pelos usu√°rios do Facebook no per√≠odo de 25 de junho a 2 de julho de 2011. A pesquisa analisa a repercuss√£o em torno de 20 marcas globais com presen√ßa no Brasil e registra um volume total de 14.479 posts sobre elas. O resultado aponta que Ford, GM e Volkswagen s√£o, respectivamente, as tr√™s montadoras mais citadas por 13.173 internautas usu√°rios do Facebook. A primeira colocada, a Ford, √© mencionada em 11% dos posts, enquanto a GM aparece com 10,8% das mensagens e a Volkswagen √© citada em 10,6% das publica√ß√Ķes na rede. Ainda integram o ranking das 10 marcas mais comentadas a Mercedes Benz, que ocupa o quarto lugar; a Fiat, em quinto; a Honda, em sexto; a BMW, em s√©timo; a Audi, em oitavo; a Renault, em nono; e a Toyota na d√©cima coloca√ß√£o. No per√≠odo pesquisado, grande parte dos termos associados √† Ford, est√° relacionada a cita√ß√Ķes de frases do fundador da empresa e √† divulga√ß√£o do Novo Ford Ka 2012.

Atuação da Ford Brasil nas mídias sociais

Desde 1997, a Ford Brasil vem construindo sua presen√ßa nas redes sociais com uma estrat√©gia baseada em informar, ouvir, entender e utilizar as informa√ß√Ķes coletadas com o objetivo de tentar melhorar sempre. Entre as montadoras, em √Ęmbito mundial, a Ford foi pioneira no desenvolvimento de estrat√©gias espec√≠ficas para as m√≠dias sociais. No Brasil, uma das primeiras iniciativas foi o Clube do Picapeiro um hot site espec√≠fico para a Ford Ranger.

O resultado √© que hoje, as a√ß√Ķes nas m√≠dias sociais alimentadas pela Ford Brasil est√£o inseridas nas estrat√©gias de marketing, comunica√ß√£o e relacionamento com os seus clientes. Entre elas, destacam-se a log√≠stica implementada no Facebook, onde a empresa mant√©m atualmente seis ‚Äúfanpages‚ÄĚ, e no Youtube, onde existem tr√™s canais da Ford.

Um dos grandes destaques da estrat√©gia da Ford nas m√≠dias sociais foi o blog Focus Comments, onde os donos de Focus comentavam sobre seus carros e davam sua avalia√ß√£o para o produto. Essa a√ß√£o foi muito positiva, registrando mais de 500.000 visitas em tr√™s meses da campanha, al√©m de quase 200 cita√ß√Ķes em outros canais de M√≠dia Social como Twitter, Facebook e blogs. Mais recentemente, outra iniciativa de grande sucesso aconteceu durante o lan√ßamento do New Fiesta que tamb√©m mereceu uma p√°gina dedicada no Facebook chamada “New Fiesta Stories”, com conte√ļdo especificamente desenvolvido para o canal. S√£o iniciativas que revelam inusitadas experi√™ncias, muito alinhadas com o perfil do produto e de quem gosta de novidade.

No entanto, o grande exemplo de atua√ß√£o da Ford nas m√≠dias sociais √©, sem d√ļvida, sua nova campanha institucional, Ford Connect, lan√ßada em junho de 2011. Com a assinatura ‚ÄúFord Connect, a hist√≥ria da Ford contada por pessoas como voc√™‚ÄĚ, a campanha apostou nas redes sociais como um dos principais canais de divulga√ß√£o e √© in√©dita na ind√ļstria automotiva brasileira pela forma como foi feita.

A Ford abriu as portas da empresa para quatro consumidores, selecionados entre mais de 2,5 mil inscritos na página oficial da campanha no Facebook, e os convidou para contar suas experiências com a marca. Na época do seu lançamento, a campanha Ford Connect elevou a marca à posição de montadora com maior participação no Facebook no Brasil.

Alguns n√ļmeros:

Facebook

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† 6 fanpages:
o   Ford Brasil (www.facebook.com/FordBrasil)
o   Ford Brasil Imprensa (www.facebook.com/FordBrasiImprensa)
o   New Fiesta Stories (www.facebook.com/NewFiestaStories)
o   Edge Touch (www.facebook.com/EdgeTouch)
o   Ford Ecosport (www.facebook.com/FordEcoSport)
o   Ford Focus Brasil (www.facebook.com/FordFocusBrasil)
‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Total de f√£s:
‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† 71.137 (at√© final julho 2011)

Youtube

‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† 3 Canais: fordbrasil ‚Äď vivaonovo e fordcaminh√Ķes
‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Os v√≠deos foram visualizados por 2.508.860 pessoas
‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† No total, os canais foram visualizados por 984.793¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† pessoas
‚Äʬ†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Total de Inscritos nos canais: 1.365 (at√© final de julho 2011)

Nos Estados Unidos, uma experiência incrível

Uma das empresas globais que mais rapidamente assimilou a import√Ęncia de atingir milh√Ķes de pessoas via web foi a Ford.

Nos Estados Unidos, o Movimento Fiesta foi um dos maiores exemplos de √™xito de comunica√ß√£o na √©poca em que o compacto da Ford estava para ser lan√ßado naquele pa√≠s. Essa a√ß√£o ilustra bem a estrat√©gia adotada que dependia de uma estreita intera√ß√£o com o p√ļblico externo da empresa.

A Ford selecionou 100 candidatos atrav√©s de um concurso online, tendo em conta os indiv√≠duos com o maior n√ļmero de seguidores nas redes sociais. Cada um deles recebeu um Fiesta para ser conduzido durante seis meses. A √ļnica exig√™ncia era a de publicarem regularmente posts (coment√°rios) descrevendo as suas experi√™ncias, fomentando a discuss√£o e a promo√ß√£o da marca.

No final, cada participante tinha mais de 60 mil mensagens publicadas, que renderam milh√Ķes de cliques e 4,3 milh√Ķes de visualiza√ß√Ķes no YouTube. Esta campanha de apenas 5 mil d√≥lares obteve um estrondoso sucesso no lan√ßamento do New Fiesta, que j√° esta dispon√≠vel no Brasil, obtendo o mesmo resultado de uma campanha tradicional de dezenas de milh√Ķes de d√≥lares.

Por Ford para todos

 

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