Avalia√ß√£o ‚Äď Mini Cooper S Cabrio 1.6 16V 2011

Postado em: 11, julho 2011 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Os quatro dias de teste do Mini Cooper S Cabrio, cedido pela BMW do Brasil se resumiu em muita divers√£o e uma excelente experi√™ncia com um carro muito simp√°tico, esperto e econ√īmico. Apesar de suas formas compactas,¬† – o carro mede apenas 3,71 m de comprimento, 1,68 de largura e 1,41 de altura -, a vers√£o S, ainda oferece muita pot√™ncia, um dos v√°rios destaques do modelo e linhas que conquistam muitos olhares pelas ruas. Al√©m √© claro, de poder desfrutar do prazer de dirigir o modelo ao ar livre, com a capota aberta.

O Mini tem uma hist√≥ria que inveja muitos modelos, o Cooper foi lan√ßado em 1959 e teve muitas vers√Ķes e duas gera√ß√Ķes, a atual foi criada pelo Grupo BMW, que fez um novo carro, com estilo mais moderno e tecnologia atual, sem perder as suas caracter√≠sticas originais. O Grupo alem√£o √© dono da Mini desde 1994 e essa nova gera√ß√£o foi apresentada pela primeira vez no sal√£o de Genebra de 2001. As linhas curvas foram mantidas, assim como a traseira com um corte radical, com suas pequenas lanternas de desenho √ļnico, tampa do porta-malas, far√≥is redondos que ganharam em tamanho, motor dianteiro e tra√ß√£o dianteira, rodas localizadas bem √†s extremidades do carro e at√© mesmo os detalhes cromados espalhados pela carroceria.

Visto por fora, chamam atenção à linha de cintura alta, as rodas de liga leve de 17 polegadas foscas de cinco raios largos e o escapamento duplo central na traseira. O design é complementado com a funcionalidade da capota de lona elétrica retrátil, que é recolhida em 15 segundos ativado por uma chave na moldura frontal do teto ou no controle remoto da chave. As barras da janela e as janelas laterais do Mini Conversível são recolhidas eletricamente assim que o teto flexível começa a se mover para trás, em um processo totalmente automático. O processo de fechamento ocorre na ordem exatamente inversa. A operação eletroidráulica do teto, incluindo função de deslizamento como item padrão.

Existe ainda o recurso “Always-Open Timer“, que¬† serve para determinar o tempo gasto viajando com o teto abaixado, que pode ser visto atrav√©s de um visor redondo do lado esquerdo do volante. O material t√™xtil do teto √© de alta qualidade e absolutamente vedado contra o vento, muito resistente e fixado firmemente sobre as barras do teto feitas de a√ßo e alum√≠nio. A capacidade do porta-malas √© aumentada para 125 litros com o teto recolhido, 170 litros com o teto fechado, e 660 litros com os encostos dos assentos traseiros dobrados. O Mini Cooper S Cabrio √© completo de f√°brica, vem com tudo que tem direito.

Por dentro não faltam mordomias, estão lá direção hidráulica, ar-condiconado digital, vidros, retrovisores e travas elétricas, bancos em couro, branco no modelo avaliado, regulagem de altura e profundidade do volante, computador de bordo, entre outros. A posição de dirigir é fácil de achar, com as regulagens manuais do banco, em profundidade e altura, assim como o volante, que tem uma empunhadura perfeita.

Apesar de quase tudo √† m√£o, o carrinho tem seus pequenos defeitos, como a posi√ß√£o de acionamento dos vidros el√©tricos e travas das portas, que ficam no console central, atr√°s da alavanca de c√Ęmbio, que dificulta um pouco o acesso, assim como a vis√£o lateral traseira, que √© prejudicada pela capota de lona e um chocalho persistente na parte traseira, que vinha do acabamento cromado dos bancos. O interior √© cheio de formas arredondadas como nas sa√≠das de ar, ma√ßanetas e at√© no visor do ar-condicionado, que ganha requinte com os cromados, pe√ßas pl√°sticas e emborrachadas de encaixes perfeitos, fazem parte desse pacote premium.

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4 Responses

  1. Rochedo disse:

    Otimo texto, belissimo carro.

    Realmente a posicao dos vidros eletricos é bem desconfortavel!

  2. Leandro Eiró disse:

    Sensacional, vale a pena dirigir nem que seja para manobrar. (risos)

  3. Douglas Papera Araujo disse:

    Prezados,

    Estou aqui na europa e aluguei um carrinho deste só que não era conversível e a mmotor tinha 122CV. Posso dizer que o carro é bem interessante mesmo na versão com 122vc cheguei com certa tranquilidade na casa dos 200 km/h e o carro se mantinha bem silencioso. No entato pude perceber os mesmos defeitos apontados em relação aos comandos do vifro e etc.

    N√£o sei se a vers√£o que est√° chegando no Brasi ltem o sistema start/stop que liga e desliga o carro sozinho todas as vezes que paramos o carro e colocamos em ponto morto. A √ļnica d√ļvida que ficou em rela√ß√£o a esse sistema √© se ele realmente economisa combust√≠vel no anda e para das grandes cidades.

    Abraços Douglas

  4. Marcus Lauria disse:

    Douglas,

    Obrigado pelo comentário, o sistema star-stop ainda não está disponível em nosso país, mas com certeza ele fuciona.

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