Avaliação РMini Cooper Clubman S 1.6 16V Turbo aut. 2010

Postado em: 4, junho 2010 por Marcus Lauria

Durante a 4¬™ Etapa da Stock Car realizada no Rio de Janeiro, no dia 23 de maio, o CarPoint News, √† convite da assessoria de imprensa da Mini, teve a oportunidade de fazer um breve test-drive no famoso carrinho ingl√™s, o Mini Clubman, uma vers√£o ‚Äúshooting break‚ÄĚ do Mini Cooper S. O Clubman √© uma releitura do Clubman de 1976, que assim como a vers√£o atual, era uma vers√£o alongada do Mini Cooper. A primeira gera√ß√£o do Mini Cooper fez sucesso, por ser pequeno, econ√īmico e relativamente barato. Com o tempo, ganhou fama e virou carro cult na Inglaterra, onde foi fabricado de 1959 a 2000. Em 2001, foi relan√ßado pela BMW, que adquiriu a marca inglesa. O Mini tamb√©m √© cultuado por celebridades internacionais como Mick Jagger, David Bowie, Beatles e a rainha Elizabeth II.

O Mini Clubman foi lan√ßado no fim de 2007 na Inglaterra, j√° como linha 2008, enquanto que a segundo gera√ß√£o do Mini Cooper foi apresentada em 2001, na f√°brica de Oxford, Inglaterra. O Mini mais ‚Äúcompridinho‚ÄĚ mede 3,96 metros de comprimento, sendo 27 cent√≠metros mais comprido do que o Mini Cooper original. A vantagem do tamanho alongado √© que o porta-malas cresceu de 160 para 260 litros, enquanto o espa√ßo interno para os passageiros continua o mesmo, confort√°vel na frente a apertado atr√°s. O curioso √© a abertura do porta-malas que tem a tampa traseira bipartida como nos antigos furg√Ķes. Na lateral direita a porta √© do tipo suicida, como nos antigos DKW Vemag, que foi feita para facilitar um pouco o acesso ao banco traseiro e que s√≥ pode ser liberada com a porta dianteira aberta, evitando acidentes. A chave de igni√ß√£o tem formato exclusivo, lembra um pirulito, e √© usada em forma de cartucho, como nos modelos BMW. O teto do carro possui dois LEDs que, ao toque de um bot√£o, mudam de cor, variando do verde para o azul e para o vermelho, caprichos de um carrinho ex√≥tico. “O Mini √© um carro formador de opini√£o, feito para um p√ļblico descolado, de mentes abertas, que quer demonstrar seu sucesso. Al√©m disso, o modelo atinge v√°rias gera√ß√Ķes, desde jovens de 25 anos at√© os mais saudosistas, na faixa dos 70 anos”, afirma J√∂rg Henning Dornbusch, presidente da BMW no Brasil.

O Clubman S √© empurrado por um motor 1.6 16V de quatro cilindros com turbo, que rende 175 cavalos (pot√™ncia espec√≠fica de 109 cv/l), que tem excelente rendimento. O propulsor trabalha em conjunto com uma caixa de c√Ęmbio autom√°tica de seis velocidades, e que n√£o d√° trancos. A vers√£o avaliada tinha borboletas no volante para trocas seq√ľenciais. Segundo o fabricante, esse motor faz o Mini Clubman S atingir a velocidade m√°xima de 236 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. O carrinho come√ßou a chegar ao Brasil por importadores independentes, com pre√ßos em torno de R$ 170 mil, pre√ßo da exclusividade. A partir de agora, com a distribui√ß√£o oficial da marca, o Mini parte de R$ 92.500 na vers√£o de entrada com c√Ęmbio manual, R$ 119.500 no modelo esportivo Cooper S e R$ 129.500 na vers√£o ‚Äúperua‚ÄĚ, o Clubman, modelo avaliado pelo CarPoint News. Tr√°s de s√©rie itens como far√≥is bi-xen√īnio, 12 op√ß√Ķes de cores de carroceria (oito s√£o met√°licas e opcionais) e a op√ß√£o de escolher a cor do teto, rodas de liga-leve de 17 polegadas ‚Äď no modelo de entrada as rodas s√£o de 16‚Äô‚Äô – e teto solar el√©trico, dividido em duas partes. O Clubman n√£o possui estepe, apenas pneus RFT (Run Flat Tire), que permite que o ve√≠culo rode por mais de 80 quil√īmetros at√© a pr√≥xima troca. O modelo tamb√©m tem equipamentos como ar-condicionado manual, volante multifuncional (controle do piloto autom√°tico e sistema de som) em couro, computador de bordo, r√°dio CD Player com leitura para MP3 e entrada auxiliar para iPod, al√©m de ajuste manual de altura para os bancos dianteiros, apoio de bra√ßo central dianteiro, dire√ß√£o com assist√™ncia el√©trica, entre outros equipamentos de seguran√ßa. Da √ļnica f√°brica, em Oxford, saem cerca de 240 mil unidades do compacto por ano, das quais 600 devem chegar ao Brasil em 2009. Entre seus principais rivais est√£o o New Beetle, PT Cruiser e smart fortwo, que seguem a mesma linha retro. Al√©m dos tradicionais Audi A3, BMW S√©rie 1, Mercedes-Benz Classe B e Volvo C30. O Clubman tem garantia de dois anos e os compradores ter√£o assist√™ncia t√©cnica da BMW do Brasil.

O Mini Clubman S chama a aten√ß√£o logo no primeiro contato, com a harmonia entre as formas quadradas e arredondadas o modelo mostra suas formas retro, que lembram o seu passado de sucesso. Os enormes far√≥is redondos e a grade central em formato de ‚Äúbigode‚ÄĚ se destacam. O test-drive curto que fiz, durante a prova da Stock Car no Rio de Janeiro, foi em uma pista utilizada para aulas de Kart no Aut√≥dromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepagu√°. O circuito simples era basicamente uma reta longa, de uns 400 metros, no final uma curva bem travada entre cones, ao sair da curva o motorista entra em um longo ‚Äúslalom‚ÄĚ at√© voltar ao ponto de partida.

Ao entra no carro ajustei o confort√°vel banco esportivo de couro, os retrovisores externos el√©tricos e o interno que fica no p√°ra-brisa, al√©m da regulagem de profundidade do excelente volante revestido em couro e de √≥tima empunhadura. Ao me posicionar para o test-drive liguei o carro, com a introdu√ß√£o de uma chave em um pequeno buraco no painel e um leve aperto no bot√£o de start. O ronco forte surge logo no primeiro instante e j√° √© poss√≠vel perceber a pot√™ncia do motor quatro cilindros, 1.6 16V, turbinado, com 175 cv de pot√™ncia. Ao pisar no pedal a acelera√ß√£o forte e sentida logo no in√≠cio, o giro sobe r√°pido e a sensa√ß√£o de seguran√ßa √© total. Ao chegar no final da reta, o freio entra em a√ß√£o, para entrar na curva fechada cercada por cones, a dire√ß√£o com assist√™ncia el√©trica √© firme e deixa o carro na m√£o o tempo todo. Na hora do “slalom” o tamanho do carro ajudou na manobra radical, o carro se saiu bem e suspens√£o firme ajudou a fazer o tra√ßado perfeito, sem erros e em velocidade regular. Na segunda volta, com o circuito decorado e mais intimo do Clubman, foi ainda mais f√°cil. O inglesinho √© bem esperto e √≥timo para quem curte um carro exclusivo e gosta de emo√ß√Ķes forte.

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3 Responses

  1. Alphonse Sean disse:

    Informação valiosa. Para minha alegria que achei o seu blog por sorte, e estou muito satisfeito com o que eu achei aqui. Felicidades abraço.

  2. Jon Kempinski disse:

    Informação valiosa. Para minha sorte que localizei o seu website por acaso, e estou muito alegre com o que eu encontrei aqui. Felicidades abraço.

  3. Artigo muito bom. Eu acabei de encontrar o seu blog e gostaria de falar que de fato os seus textos são ótimos. Até logo abraço.

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